Por:
Larissa Araujo
A cultura asiática do
século XIX era extremamente diversa. Os primeiros registros de
literatura no mundo surgiram na Ásia. O texto mais antigo que se tem notícia
foi o Poema de Gilgamish, no Kazaquistão com escrita cuneiforme.
Mas nem por alguns países como
China, Índia e Japão deixaram de sofrer influência da literatura ocidental. No século XX
através dessas influências os escritores chineses começaram uma revolução
literária conhecida como Renascimento chinês, guiados por Hu Shi. Já no Japão ,
surge o Naturalismo onde os principais autores eram Shimazaki Toson , Mori Ogai
e Natsume Soseki, e através do estilo acidental surge um forte movimento na
poesia. Na Índia destaca-se Rabindranath Tagore o primeiro escritor indiano a
ganhar um Prêmio Nobel de Literatura, e na poesia a autobiografia de Mohandas
K. Gandhi “Minhas experiências com a verdade”, considerado um clássico.
Devido a
intensa miscigenação e com a convivência dos povos que participaram da formação
do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das
várias culturas, entre elas a Asiática que lutou para conquistar liberdade de
expressão e teve grande influência no Brasil.
Autobiografia de Mohandas K. Gandhi
Poema de
Gilgamish
Bibliografia Utilizada:
http://www.historiadomundo.com.br/chinesa/literatura-chinasa.htm
http://www.historiadomundo.com.br/indiana/literatura-indiana.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_do_Jap%C3%A3o
* Sites
acessados em 19/03/2013
Por: Vitoria Ramos
As
artes oceânicas, influenciada pela Austrália, se expressavam principalmente pelas
tradições das civilizações indígenas antigas, transmitidas oralmente, contando
histórias e suas cerimônias, que a partir de sua colonização trazia um temas
que mostrassem cenários naturais que continua sendo uma das maiores inspirações
dos artistas.
A
primeira marca do teatro vem ainda de sua colonização. As atuações das peças
vieram de presos ingleses que eram mandados para as colônias quando agitavam e
ameaçavam a ordem na Inglaterra. A Austrália foi um dos palcos desses
interpretes amadores, que atuaram algumas peças clássicas da Europa na época.
Os
artistas da Austrália e da Oceania se baseiam de maneira bastante abrangente
nas artes desenvolvidas nos Estados Unidos e Europa moderna, que
incluía a arte expressionista: movimento artístico criado na
Alemanha, que tinha como gosto clássico Greco-romano e passou a transmitir a
arte popular primitiva e exótica, vinda da África, Oceania e Extremo Oriente. A
arte indígena da Austrália é o único movimento de arte do país que tem
importância internacional e o “ultimo grande movimento de arte do século XX”.
As
primeiras peças foram inspiradas nas mais ricas cerimônias das tribos nativas,
entre elas está a da tribo dos aborígenes, que tiveram interpretado o “Corroboree”,
nome dado pelos colonizadores europeus do país que “imitava” a palavra
aborígene caribberie. O cerimonial Corroboree, eram performances feitas de
forma abertas, no qual as canções e danças são altamente estruturadas que
requerem uma grande quantidade de conhecimento e habilidade para executar.
Atualmente o teatro na Oceania, é
representado basicamente por musicais e óperas, fazendo com que a população
ajude ainda mais nas organizações teatrais, afinal Australianos são
extremamente apaixonados por qualquer movimento de arte, e são exclusivamente
frequentadores de teatros e musicais. Muitas companhias de artes atuantes na
Austrália recebem ajuda financeira do Conselho Federal de Artes, ou seja, do
Governo, que inclui as companhias de teatro de cada estado. Um dos mais
conhecidos edifícios de teatro é o Teatro de Sydney, ou Sydney Opera
House, um grande símbolo da Austrália, localizada na capital Sydney.
Percebe-se que a arte Oceânica conhecida pelas artes indígenas aborígenes, é
demonstrada pela junção de civilizações antigas que não tinha acesso uma a
outra antes de sua colonização, feita pelos Ingleses, que também contribuíram
para a evolução das artes, também trouxe diversas formas étnicas da Ásia, que
desenvolveram a sua arte, técnica submetidas à paisagem natural de cada região.
Texto baseado pelas fontes:
http://www.australia.com/pt-br/explore/events/australian-theatre.aspx http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93pera_de_Sydney
http://pt.wikipedia.org/wiki/Austr%C3%A1lia#Artes
Por: Mateus Lopes do Nascimento
A
arquitetura da América do século XX é um assunto muito complexo de se
apresentar até porque faz 113 anos que a arquitetura moderna começou,
apresentando suas características e mudanças no decorrer do tempo.
Mostrando consigo seus principais artistas e arquitetos que colaboraram
de um jeito ou de outro fazendo com que as pessoas se identifiquem com
sua identidade e patrimônio histórico. Pode-se dizer que a arquitetura
moderna começou no final do século XIX com as artes de Joseph Paxton
(1801-1865) com o Edifício Crystal Palace exposta em
Londres no ano de 1851 e Alexandre Gustave Eiffel (1832-1923) com a
criação da Torre Eiffel em 1889.
Edifício Crystal Palace
A arquitetura do século XX foi marcada pelo uso de materiais diferentes, tendo o ferro sua principal matéria prima. Coincidentemente, este material marcou também toda a arquitetura moderna que, repleta de construções altas, exigia o uso do ferro para a sustentação do teto.
As construções
eram altas, e o motivo era o uso do ferro, com isso as paredes perderam a
função de sustentar o teto.
Nos anos de
1929 e 1932 surge o arranha-céu que pode ser entendido como
um edifício super alto, como exemplo tem-se a construção do PSF de
38 andares, projetado por William Les Caze e George Howe na Filadélfia.
Nos Estados Unidos Frank Lloyd Wright foi um
dos mais importantes engenheiros no surgimento da Arquitetura moderna, ele
tinha formulado novos princípios arquitetônicos que constituíram uma moda
chamada organicismo.
Nem todos os artistas, porém usavam os ferros em suas arquiteturas como Wright que utilizou a madeira e a pedra, pois para ele o edifício tinham de estar inserido ou com a cara da natureza e ele relevava formas mais independentes de uma ordem geométrica. Por este motivo a obra mais famosa é a resistência de cada um, isto é, permitia ao arquiteto mais liberdade e confortabilidade na criação. E de Wright a obra mais famosa e que se baseia na natureza é a obra Falling Water (Casa da Cascata)(1936).
Falling Water
Prédio Martinelli
Surge então Le Corbusier (1887-1965) um dos mestres da arquitetura moderna em que o sistema de janelas é horizontal e tem uma grande altura, essas são as principais características mais marcantes da arquitetura dele.
Mas foi no ano de 1950 na Índia, onde Le Corbusier apresentou sua proposta para uma nova linguagem e interpretação arquitetônica. Para Le Corbusier a cidade moderna tinha que está separada entre os centros comerciais dos setores políticos e administrativos, pois a cidade tinha que integrar perfeitamente sua arquitetura e sua urbanização. Assim as metrópoles não apresentariam problemas com o crescimento desordenado.
E esse estilo de Le Corbusier exerceu uma grande influência na criação das obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
O Prédio Martinelli, foi o primeiro Edifício que surgiu no Brasil com o estilo de Le Corbusier que foi construído em São Paulo entre 1922 e 1929. Que tinha 130 metros de altura e 30 andares
Prédio Martinelli
Lucio
Costa passou a ficar famoso, pois no ano de 1936, Le Corbusier e ele começou a
ter contato e com isso Le Corbusier abriu a visão do arquiteto brasileiro e com
o passar do tempo ele reformulou seus conceitos e passou a ser respeitado como
mestre pelos arquitetos de seu tempo.
Daí
em diante, mais ou menos na data de 1930 os arquitetos abandonaram os exageros
decorativos dos edifícios dos primeiros anos do século XX.
Como exemplo
pode-se citar o Edifício Esther no centro de São Paulo criado
por Álvaro Vital e Adhemar Marinho de 1939, onde esse Edifício tinha uma
garagem subterrânea que era uma inovação imensa para a época e que poderiam
atender as exigências dos moradores ricos. Contudo pode-se dizer que os
arquitetos começam a se preocupar com as questões sociais decorrentes da
industrialização do país.
Agora
com Oscar Niemeyer que foi um dos arquitetos brasileiros mais criativos e
respeitados por todos e em todo o mundo. Ele contribuiu em 1940 o conjunto
arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, foi esse trabalho que na qual
mostrou toda a sua capacidade criadora.
Tratando se de Religião, Oscar
Niemeyer destaca-se a Igreja de São Francisco que foi uma
ruptura com tudo que foi feito no passado da arquitetura religiosa.
Igreja São Francisco
Por
exemplo, a Catedral de Brasília que surpreende as pessoas pela sua imaginação,
isto é, a igreja é iluminada pela luz natural por ter uma cobertura feita com
vidro. A catedral de Brasília rompe totalmente com as igrejas barrocas que
tinham os seus tetos pintados e que sugeriam uma abertura para o céu e que se
difere da Catedral pelo fato dela deixar o próprio céu a vista das pessoas que
a visitam.
Além
da Catedral de Brasília, Niemeyer projetou outras obras como Palácio dos
Arcos, o Teatro Nacional, o Palácio da Justiça e o Congresso Nacional.
De modo geral a
arquitetura do século XX até os dias de hoje vem se desenvolvendo a cada tempo
que se passa, mostrando sua evolução e do que os arquitetos se baseavam para a
criação da mesma.
Por
exemplo, a Catedral de Brasília que surpreende as pessoas pela sua imaginação,
isto é, a igreja é iluminada pela luz natural por ter uma cobertura feita com
vidro. A catedral de Brasília rompe totalmente com as igrejas barrocas que
tinham os seus tetos pintados e que sugeriam uma abertura para o céu e que se
difere da Catedral pelo fato dela deixar o próprio céu a vista das pessoas que
a visitam.
Além
da Catedral de Brasília, Niemeyer projetou outras obras como Palácio dos
Arcos, o Teatro Nacional, o Palácio da Justiça e o Congresso Nacional.
De modo geral a
arquitetura do século XX até os dias de hoje vem se desenvolvendo a cada tempo
que se passa, mostrando sua evolução e do que os arquitetos se baseavam para a
criação da mesma.
Escultura
A
escultura e arquitetura andam quase juntas, pois se tratam de monumentos
históricos. Uma das principais características da escultura moderna foi a
pesquisa de novos materiais, do espaço, da transparência, da abstração, do
movimento, da luz e da cor.
A
escultura apresentou algumas tendências que os escultores usavam que é o Construtivismo
e o Abstracionismo.
O
construtivismo era utilizado por escultores que se preocupavam em expressar
através de suas artes, a mecanização da vida moderna, ou seja, buscavam mostrar
a sensação de movimento.
Já o Abstracionismo os artistas
criavam as suas esculturas de acordo com os dogmas da natureza.
Nesse
período do século XX, o que marcou a escultura moderna foi dois escultores que
são Constantin Brancusi (1876-1957) e Hans Arp (1886-1966).
Brancusi eliminou elementos
particularizados e acessórios, toda a sua obra resulta de uma crença absoluta
no valor expressivo das formais mais simples. A obra O Beijo mostra
bem isso. E observando a imagem há um polimento que reflete os efeitos
luminosos do local e termina dando aquela sensação no observador.
O Beijo
Cyprian Sculture
Já
na década de 1920 surge então Vítor Brecheret (1894-1955) que dá uma nova cara
na escultura moderna, pois as obras ganhou expressão por meio de volumes
geometrizados.
Ainda
em 1920 apresenta a obra Monumentos às bandeiras que foi feita
em granito e que se encontra no parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A
escultura vem se evoluindo, em 1930 o escultor Bruno Giorge que criou no Rio de
Janeiro a escultura Monumento à Juventude e em Brasília as
esculturas Meteoro (1967) e Candangos em
homenagem aos operários construtores de Brasília.
Então,
isso foi um pouco da escultura moderna, que começou exatamente em meados do
século XX e perdura até os dias de hoje.
Bibliografia:
PROENÇA, Graça. História da Arte. Ed Ática
Por: Maria Vieira
A
literatura europeia exerceu papel fundamental na história da humanidade. O
século XIX destaca-se por ser um dos períodos mais essenciais de toda a
literatura pois foi a fase da formação de várias tendências literárias modernas
e na criação de algumas vertentes do modernismo no século XX.
O
Romantismo, um dos movimentos que surgiu nessa época teve origem no final do
século XVIII na Alemanha. Foi um movimento artístico, político e filosófico e
se caracterizou por ter uma visão de mundo diferente ao racionalismo e ao
iluminismo, além de buscar um nacionalismo que viria a consolidar os estados
nacionais na Europa. Os escritores românticos valorizavam o individuo e seus
sentimentos, acreditando que a realidade das coisas poderia ser explicada
através apenas do estudo das suas próprias emoções. Escritores como Walter
Scott, Victor Hugo e Almeida Garrett são exemplos de autores com uma visão de
individualismo, característica romântica. Já Byron, Alfred de Musset são
considerados ultra-românticos demonstrando o apego ao intimismo e a valores
extremados, trazendo consigo o culto do egocentrismo vazado de melancolia e
pessimismmo. Após 1830 o Romantismo decai, abrindo caminho para temas mais
reais e objetivos, apesar de posteriormente ainda encontrar-se resquícios do
movimento.
Livro original
publicado em 1862
O principal
movimento pós-romântico é denominado Parnasianismo. Essa corrente originou-se
na França e caracterizou uma escrita oposta a encontrada no Romantismo, pois é
assinalada por uma visão clara da
realidade. Os poetas parnasianos buscavam abordar temas cotidianos de
maneira objetiva. Essa fase é
considerada, na verdade, a transição entre o Romantismo e o Realismo. Alguns
autores importantes são: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de
Banville e José Maria de Heredia. Apesar de apresentarem diversas tendências
estes tinham um denominador comum: a rejeição ao lirismo como credo.
A passagem
para o Realismo é definitivamente dada através da publicação de Madame Bovary,
de Gustave Flaubert em 1857. O Realismo estende-se nas obras de Guy de
Maupassant na França, Giovanni Verga na Itália e Eça de Queiroz em Portugal. No
entanto, percebe-se posteriormente que para grandes escritores o Realismo teve
sua irrelevância, sendo que eles apresentavam preferência por uma literatura
voltada para a vida social e a análise psicológica.
Livro
publicado em 1857 por Gustavo Flaubert
- Com uma análise mais crítica conseguimos destacar nomes fundamentais para a literatura modernista, sendo estes lembrados e estudados até os dias atuais. Nomes como:
- · Fernando Pessoa, que foi um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal. Fernando Pessoa usou em suas obras diversas autorias. Usou seu próprio nome para assinar várias obras e pseudônimos (heterônimos) para assinar outras. Os heterônimos de Fernando Pessoa tinham personalidade própria e características literárias diferenciadas. Aguns deles: Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Algumas de suas obras mais importantes são: Quando ela passa (1902), Navegar é preciso (1911), Autopsicográfia (1930).
- · José Saramago iniciou sua atividade literária em 1947, com o romance “Terra do Pecado”, só voltando a publicar (um livro de poemas) em 1966. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, ele foi o primeiro autor de Língua Portuguesa a receber tal prêmio. Entre seus outros livros estão os romances: O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).
- · Tolstói foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.
- · Dostoiévski foi um escritor russo do século XIX. É considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. É um dos pais do existencialismo (escola literária e filosófica que defente da liberdade individual, subjetividade e responsabilidade do ser humano). Escreveu novelas, contos e romances que são lidos por pessoas do mundo todo. Principais obras: Gente Pobre (1846), O sonho do príncipe (1859), Humilhados e ofendidos (1861), Crime e Castigo (1866), entre tantas outras.
Por fim,
embora a carência de grandes nomes e apesar desta arte aparentemente
encontrar-se numa fase transitória consequente da variedade de assuntos e
estilos característicos do momento, é possível que uma nova literatura esteja
se formando.
Bibliografia
http://www.suapesquisa.com/literatura/
acessado em
25/03/2013 ás 19:40
http://www.historiadomundo.com.br/francesa/literatura-francesa.html
acessado em
25/03/2013 ás 19:50
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo
acessado em
26/03/2013 ás 20:30
http://pt.wikipedia.oorg/wiki/Parnasianismo
acessado em
26/03/2013 ás 21:00
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo
acessado em
26/03/2013 ás 21:50