Durante o século XX, até agora encontramos
vários estilos de arquitetura ocidental, tais como: Art Decó, Modernista,
Kistch e futurista (Pós-Modernista). A atual arquitetura oriental/asiática está
alinhada, em sua maioria, ao estilo futurista.
A arquitetura contemporânea é
uma mistura de diversos estilos modernos, que possuem diversos recursos e que
não foram classificados. De certa forma, o estilo de arquitetura contemporâneo é
impreciso porque se refere a construções de 80 anos de idade em que predominava
o estilo clássico.
O estilo da arquitetura
contemporânea é predominantemente o pós-modernismo (futurista), que tem como
diretiva a mistura de estilos anteriores e a adoção de assimetria e formas
geométricas não lineares (desconstrutivismo). Um bom exemplo desse estilo é a
Torre do Banco da China, em Hong Kong.
A Ásia compreende uma região
enorme, com diversos países e culturas, cada região possui sua própria
arquitetura clássica, cultura, religião e arquitetura influenciada pelos
estilos arquitetônicos modernos ocidentais, qualquer trabalho, portanto, sobre
esse assunto ou se concentrará em uma região, pois o assunto é extenso, ou irá
realizar um pequeno passeio por certo número de regiões ou países.
Optei pelo passeio, pois permite
viajar por diversos países como: China, Japão, Malásia, Cingapura, Índia,
Coreia, Cazaquistão e Emirados Árabes, infelizmente não foi possível incluir
todos os países.
O Terminal do Aeroporto Internacional de Pequim 3
possui quase dois quilômetros de comprimento, sendo o maior aeroporto do mundo,
foi projetado para ser amplo, aberto e luminoso. Visto de cima ar, este
aeroporto possui a forma de um dragão, com cores imperiais, tais como o
vermelho e o amarelo, simétrico no seu eixo principal. Possui detalhes como um
antigo tonel de cobre imperial chinês e um jardim interior – o aeroporto é,
inegavelmente, moderno e ao mesmo tempo tradicional à cultura chinesa. É uma
das maiores “marcas” olímpicas deixadas para sempre e posicionando a China no
centro do palco mundial, reforçando o seu novo status de superpotência.
Para as pessoas
que gostam de aventura a China oferece uma hospedagem no meio do deserto
Xiangshawan 800 km a oeste de Pequim e entre Ordos e Baotou. A arquitetura do Hotel Lotus poderia sem dificuldade ser utilizada
nos hotéis do litoral nordeste brasileiro.
Existem quatro principais características que definem a arquitetura
contemporânea japonesa: ela é transparente, fina, delicada e luminosa.
No
Japão a composição de leveza e transparência destaca as pessoas e os objetos,
retirando da cena o edifício como podemos ver a seguir:
O edifício da Dior em Tóquio, de 2003. Com telas de acrílico translúcidas dispostas por trás da pele de vidro.
Nos anos recentes, tem-se tornado cada vez mais
popular nas construções públicas e escritórios a adoção da luminosidade, com
designs de arquitetura transparente que se utiliza de grande quantidade de
vidros. Entre os edifícios com esse estilo, provavelmente o mais famoso seja o
Museu de Arte Contemporânea do Século 21 Kanazawa, na província de Ishikawa. A
estrutura circular do museu é coberta de vidro em todos os lados. Não existe
distinção entre a frente e a saída do edifício; assim, os visitantes podem
entrar ou sair de qualquer direção desejada. Tudo isso dá ao edifício uma
atmosfera de muita transparência.
Essa casa, chamada Ninety7 @
Siglap, projetada pelo escritório de arquitetura Aamer, foi construída em
Singapura.
Como se vê, oferece
vistas esplêndidas: os quartos da família ficam no terceiro piso superior e a
eles está reservada a melhor visão.
Este edifício é
um dos maiores auditórios do mundo, chamado Astana State, construído no coração
do Cazaquistão. O projeto apresenta uma forma semelhante a um “dombra”,
instrumento típico do Cazaquistão.
“Khan
Shatyr“, ou “Tenda do Rei”, é um shopping center do Cazaquistão que
teve inspiração nas cabanas circulares (Yurts), usadas desde tempos
remotos pelos pastores mongóis, com altura de 150 metros, é a maior tenda do
mundo. Técnicos descobriram que o formato de tenda permite um melhor controle
da temperatura. O telhado, feito de um resistente plástico
transparente, está apoiado numa rede de cabos que estão unidos em uma
torre central. O material transparente permite que o sol passe através dele.
Além de lojas, no seu interior funcionam também um hotel e até um parque
aquático.
Inspirado
em um dos principais símbolos da Índia, o Templo de Lótus, Casa de Adoração
Bahá'í em Nova Déli, foi criado pelo arquiteto iraniano Fariborz Sahba.
Composta por 27 pétalas folheadas em mármore italiano e fixados em três colunas
para dar a forma de nove lados, e é rodeada por nove grandes piscinas de água
que, não somente aumenta a beleza do edifício mas também toma um papel
significante no sistema de resfriamento natural na seção da oração.
O edifício do
Milênio, no centro de Seul, é um dos principais marcos da arquitetura moderna da
Coréia do Sul.
O
complexo Marina Bay Sands é formado por um hotel de luxo, shopping onde podem
ser encontradas todas as marcas mais luxuosas do mercado internacional. É um
hotel e um dos principais cassinos de Singapura.
O Marina Bay ficou
mundialmente famoso por uma das maiores piscinas infinitas do mundo, que se
localiza no topo das torres do hotel.
O aeroporto internacional de
Dubai possui longas colunas nos espaços internos, decorado com palmeiras,
revestidos em mármore branco e detalhes em dourado, em um estilo que tem origem
nas tradições árabes da
região. Possui um enorme luxuoso shopping center em suas instalações, onde as
maiores marcas de maior luxo e prestígio do mundo podem ser encontradas e que
reflete a realidade do que é Dubai.
O aeroporto Kuala Lumpur
International Airport (KLIA) é “uma
união da cultura indígena e as formas abstratas do modernismo”. O
arquiteto japonês Kisho Kurokawa incorporou
influências do meio ambiente cultural e natural da Malásia e para isso projetou
para a estrutura do telhado, uma série de conchas paraboloide hiperbólica, que
pairam acima do local como um aglomerado de cúpulas islâmicas. Este desenho,
feito em aço inoxidável, lembra o formato de mesquitas antigas misturada com
materiais modernos e a tradição cultural.
A escultura “Inbetween Architecture” do Studio
Mumbai da Índia apresenta uma estrutura que mapeia uma série de habitações que
apareceram entre os galpões situados atrás do próprio escritório do Studio
Mumbai e se inspirou na arquitetura "parasitária" que vem surgindo
entre os edifícios existentes em centros urbanos muito adensados como Bombaim.
Uma
escultura do artista chinês Chen Wenling, que está em exibição em uma feira de
arte contemporânea em Cingapura, chama atenção por lembrar uma "pessoa
anoréxica”.
Praça Tiananmen por Yan HongFei. A
imagem principal é um mosaico de 4 lanternas gigantes e cercando as lanternas
um jardim de flores. A lanterna representa a essência da cultura tradicional
chinesa.
Em tamanho real a escultura Baleia Azul
pode ser vista no Museu Nacional da Natureza e Ciência de Ueno, Tóquio.
Escultura
no Parque, Complexo arquitetônico do distrito Roppongi, Tóquio.
O
Arquiteto Joaquim Guedes definiu: “A arquitetura atual não segue a função nem
estilos históricos; é monetarista, interessada em status”. Alguns podem
discordar, mas em minha pesquisa sobre a arquitetura oriental ou asiática
encontrei diversos projetos cujos autores nada tinham de orientais. O dinheiro
e o talento transformam um projeto ocidental em oriental, mas para isso, incorporaram
as características culturais e religiosa de seus contratantes.
Bibliografia:
http://imoveis.culturamix.com/noticias/entendendo-a-arquitetura-contemporanea
http://www.contemporist.com/2011/07/12/ninety7-siglap-by-aamer-architects/
http://obviousmag.org/archives/2010/12/arquitetura_moderna_-_floresta_cultural.html#ixzz2OnBosofs
http://obviousmag.org/archives/2007/08/edificio_do_pov.html#ixzz2On6vblD2
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/exposicao_victoria_albert_album.htm#fotoNav=18)
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/01/escultura-exibida-em-feira-asiatica-lembra-jovem-anorexica.html
http://www.centroculturalsaolourenco.com/portugues/artistas/Nakaoka/index.html
http://blogdopetcivil.com/2012/02/27/astana-a-cidade-do-futuro/
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/09/cazaquistao-o-novo-mercado-do-luxo.html
http://www.arcoweb.com.br/entrevista/joaquim-guedes-a-arquitetura-01-08-2001.html
http://www.sculptsite.com/Archive/sculpture-headlines-Tiananmen-Square-Landscape-10-04-11.html
http://muza-chan.net/japan/index.php/blog/blue-whale-sculpture
http://www.flickr.com/photos/15455070@N03/3841825670
Acessados em 29/03/2013, às 15:31