Pintura na Europa durante o século XX
Por: Matheus
Lisboa Cardoch Valdes
No
século XIX o neoclassicismo, ou academicismo, é o principal movimento artístico
na época, ela se caracteriza pelo resgate dos ideais da cultura grega e
renascentista. Os pintores neoclássicos defendem a supremacia da técnica e o
ensino da arte por meio de regras, e posteriormente surgem as academias de
arte. As revoluções francesa e industrial e a mitologia grega são os principais
temas abordados nas pinturas de academia. No final do século XIX surge um
movimento artístico que se opõe as pinturas neoclássicas, o modernismo. A
arte moderna se desliga da realidade concreta e cria uma modalidade que rejeita
as formas e ideias clássicas. O novo jeito de pintar se popularizou pela Europa
e criou vários segmentos, as vanguardas europeias, que apresentam
características muito particulares em cada uma delas. As vanguardas que se
destacam são o fauvismo, expressionismo , cubismo, abstracionismo, futurismo,
dadaísmo e o surrealismo.
O Fauvismo surge na França no início
do século XX. Dois princípios regem esse movimento: a simplificação das
formas das figuras e o emprego das cores puras.
As
obras fauvistas não representam realisticamente as figuras nas obras , elas são
apenas sugeridas pelo pintor, assim como as figuras as cores não são as da
realidade. Matisse foi o principal expoente da arte fauvista, a total
despreocupação com a retratação da realidade é a marca das pinturas de Matisse.
A dança, óleo sobre
tela de Henri Matisse
O
Expressionismo é um movimento artístico que, surge na Alemanha entre 1904 e
1905, e se opõe às ideias impressionistas que deixam de lado os sentimentos
humanos. As pinturas expressionistas focam nas emoções humanas, principalmente
em sentimentos como angústia e o desespero. Os pintores expressionistas, em
geral, manifestam sua visão pessimista em relação ao mundo. Os pintores que
mais se destacam Edvard Munch, George Rouault,Ernst Kirchner,
Emil Nolde, Franz Marc,August Macke e Paul Klee.
A angústia, quadro de
Edvard Munch
O
Cubismo teve como principal inspiração o pintor Cézanne, ele retratava as
figuras da natureza com formas geométricas. Os cubistas buscam
representar os objetos com suas partes em um mesmo plano, apresentam todos os
seus lados no plano frontal em relação ao espectador, abandonam totalmente a
perspectiva e a busca pelas três dimensões , além do uso de poucas cores. Em
algumas obras a fragmentação dos seres retratados é tão grande que torna
impossível seu reconhecimento ou interpretação. Pablo Picasso é o mais
conhecido entre os pintores cubistas mas outros também se destacam como Georges
Braque e Fernand Léger.
Guernica (1937) de
Pablo Picasso
Violino e cântaro
(1910) de Georges Braque
A
arte abstrata não aborda temas da realidade, é caracterizada pela ausência de
relações entre as cores e formas de um ser, as pinturas abstratas retratam um
estado de espírito. Duas vertentes do abstracionismo surgem o Abstracionismo
Geométrico, desenvolvido por Piet Mondrian, se caracteriza pela organização das
cores de forma que a composição final se apenas a expressão de uma concepção
geométrica. A outra vertente é o Abstracionismo Informal em que
predominam as formas e cores criadas livremente sugerindo associações com
elementos da natureza. Kandinsky, Paul Klee e Piet Mondrian são os principais
pintores abstracionistas.
Batalha (Cossacos)
óleo sobre tela de Kandinsky.
Composição, obra de
Piet Mondrian
O
Futurismo é influenciado pelo Manifesto Futurista de Marinetti. Exaltava, como
o nome sugere, o futuro, a sua velocidade e negava totalmente o passado. A
mecanização nas indústrias fazia com que o movimento natural perdesse espaço
para o movimento veloz das máquinas. Os artistas pretendiam evitar qualquer
ideia de imobilidade, o uso de linhas retas e curvas sugerem a velocidade tão
admirada pelos futuristas. Destacam-se os seguintes pintores futuristas: Giacomo
Balla, Umberto Boccioni,Gino Severini, Carlo Carrà, Marcel Duchamp eRobert
Delaunay.
O carro que passou ,
de Giacomo Balla
O
cenário de uma guerra mundial é o que cerca o início do Dadaísmo .
O movimento é
criado por artistas e intelectuais que buscavam expressar suas decepções
com o fracasso das ciências , artes , filosofia e religião existentes até
então, pois esses conhecimentos não eram capazes de evitar uma grande
destruição na Europa. As características mais evidentes do dadaísmo eram o uso
do irracional e da combinação de elementos ao acaso, a colagem também foi usada
nas pinturas desse movimento.
Nu descendo a escada,
pintura de Marcel Duchamp
Logo
após o Dadaísmo surge o Surrealismo, esse movimento representa alguns
aspectos da realidade com excesso de realismo, porém, estes aparecem em geral
associados a elementos que na realidade são dissociados , como se representasse
imagens vistas em sonhos, formando conjuntos irreais. Salvador Dali é o
principal pintor no surrealismo.
Natureza-morta
animada, de Salvador Dali.
Bibliografia:
Sites:
http://pt.scribd.com/doc/16963337/Modernismo-Europeu
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vanguardas-europeias-resumo-dicas-questao-comentada-598933.shtml
http://historia-da-arte.info/mos/view/Arte_do_S%C3%A9culo_XX/
Livro : história da arte, escrito por Maria
das Graças Vieira Proença dos Santos, Editora ática
Matheus, seu texto está claro, objetivo e possui poucos desvios. Sugiro:
ResponderExcluir1º. Reveja a grafia de: INÍCIO;
2º. Reescreva: E SE OPÕE ÀS IDEIAS...
3º. Dá para diminuir as imagens para que o arquivo fique menor?
Beijinhos e Parabéns!
Eliana.