A arte da propaganda asiatica
Por: Izabella Vitoria
Citados abaixo estão alguns dos países influentes da Ásia e como cada um utiliza a arte da propaganda para formar opiniões, informar ou controlar as massas populares. Irei me ater somente ao que vemos na internet.
Coreia do norte
No caso da Coreia do Norte, a propaganda
é utilizada para tornar neutra a opinião da população sobre as contradições do
governo. Baseando-se no regime autocrático, do qual faz parte, utiliza meios
para controlar ideias e informações. Os elementos da propaganda da Coreia do
Norte - socialista realista - foram influenciados pela União Soviética. E as
principais características desta forma de arte são: acessibilidade para as
massas, consciência de classe, a relevância de questões atuais e fidelidade ao
partido.
Na Coreia do Norte as propagandas são
consideradas realistas em suas representações de temas, e idealistas no conteúdo
e nas mensagens que retratam. Líderes são exaltados, retratados como grandes
soldados para garantir as massas que eles têm seus líderes, para agradecer por
sucessos e confortos e mostrar que estão em boas mãos. Cumprindo assim um dos
objetivos do regime autocrático que é mobilizar apoio par o líder.
Kim
Jong-um, líder da Coreia do Norte, tem sido frequentemente retratado montando a
cavalo pela mídia estatal. Cavalos brancos, em particular, têm um significado
especial na mitologia coreana que diz respeito à história de Sillas. Nesta
história, um cavalo branco emerge de um raio e se curva a um ovo de brilhar a
partir do qual emerge um menino. O menino, então, passa a unificar seis estados
em guerra. Enquanto muitos zombam da ideia de que a Coreia do Norte está
trabalhando no sentido de uma península unificada, o regime é excelente e liga
a unidade coreana com a pureza racial, a resistência à invasão estrangeira, e
com a linhagem da família Kim.
O uso continuo da imagem de um cavalo
bem como a representação de qualidades sobre-humanos em heróis socialistas,
estão relacionados ao pedindo de progresso e dá a população um motivo para
lutar por algo. As imagens de Kim Jong-un montando cavalos dão a impressão de
que a família Kim é propícia para supervisionar a Coreia do Norte. A propaganda da Coreia do Norte, contudo, não é capaz de esconder as contradições
governamentais e nem é suficiente por si só para fazer os norte-coreanos
esquecerem a fome. Isso torna difícil para o regime finalizar o
descontentamento entre uma grande parcela da população.
Outras propagandas que também estão
muito presentes na sociedade norte-coreana são as de pronunciamento sobre
guerra, novos testes de bombas nucleares e propagandas antiamericanas. Assista uma das
propagandas norte-coreanas em que todos os três temas citados acima são
mostrados.
Índia
Entre
as propagandas da Índia estão temas como unificação dos povos, a marca de carro
Peugeot e cervejas. As mais criativas e frequentes, porém, são as que utilizam a figura de Hitler que é usada como pilar de anúncios criativos. Confira alguns
anúncios marcantes - alguns até venceram prêmios internacionais:
1) Anúncio para a TV de LED antirreflexo da onida (2011).
A
Onida utilizou a imagem de Hitler para divulgar suas TVs de LED antirreflexo.
No anúncio, o ditador parece ter uma auréola na cabeça, parecendo uma figura
santa. Mas, na verdade, a ilusão é causada por um reflexo, que numa televisão
prejudicaria a imagem, e a mensagem.
2) Anúncio da Dinodia Photo Library (2012).
Sobre a imagem de Hitler lê-se "Papa João Paulo II". E logo abaixo lê-se a seguinte frase "No matter what you say a picture says more" (que significa "não importa o que você diga, a foto diz mais"), o anúncio da Dinodia Photo Library, que comercializa fotos, exalta o poder de uma imagem.
3) Anúncio de uma Associação de pacientes com câncer (2006).
Nesse
anúncio, Hitler aparece fumando um cachimbo. Sobre a fumaça, vê-se o número 53
milhões (de pessoas mortas pelo uso de tabaco). Um pouco mais acima, aparece o
número 6 milhões, que representa o número oficial de mortos no Holocausto. O
objetivo da propaganda é mostrar que o cigarro já matou mais pessoas que o mais
cruel genocídio da História.
JAPÃO
São varias fotos de outdoors com artistas espalhado em ruas, trens, estações em outros locais. Não há restrições com a forma como as informações são passadas a população.
Japão utiliza propagandas exóticas e
engraçadas (às vezes com humor negro). Sendo uma das maiores economias do
mundo, é também uma das mais criativas.
Para demonstrar o que estou falando
assista a uma das propagandas. Na propaganda uma menina se depara com a falta de
leite em casa.
Pesando na regra básica do marketing que
diz que o melhor lugar para fixar uma propaganda é onde todos estão olhando. Os
japo-neses lançaram uma nova moda: expor os anúncios publicitários nas pernas de
jovens japonesas entre a borda da minissaia e suas meias altas.
Outras propagandas que são
dispostas pelas cidades são:
Bibliografia:
Site acessado e traduzido em 25/03/2013 às 16:00
http://www.atimes.com/atimes/Korea/NB28Dg01.html
Izabella, seu texto trouxe informações precisas e objetivas.Sugiro:
ResponderExcluir1º Reveja a grafia de COREIA E PROPÍCIA;
2º.Reescreva:ABAIXO ESTÃO ALGUNS PAÍSES INFLUENTES DA ÁSIA E A FORMA COMO CADA UM UTILIZA// DO QUAL FAZ PARTE,// NA COREIA DO NORTE,// SÃO IDEALISTAS NO CONTEÚDO E NAS MENSAGENS QUE RETRATAM// , LÍDER DA COREIA DO NORTE,// NESTA HISTÓRIA,// A PROPAGANDA DA COREIA DO NORTE, CONTUDO, NÃO É// ASSISTA A UMA DAS PROPAGANDAS// AS MAIS CRIATIVAS E FREQUENTES, PORÉM,//
Beijinhos, Eliana.