Background

A arte da propaganda asiatica‏


Por: Izabella  Vitoria


Citados abaixo estão alguns dos países influentes da Ásia e como cada um utiliza a arte da propaganda para formar opiniões, informar ou controlar as massas populares. Irei me ater somente ao que vemos na internet.


 Coreia do norte


          No caso da Coreia do Norte, a propaganda é utilizada para tornar neutra a opinião da população sobre as contradições do governo. Baseando-se no regime autocrático, do qual faz parte, utiliza meios para controlar ideias e informações. Os elementos da propaganda da Coreia do Norte - socialista realista - foram influenciados pela União Soviética. E as principais características desta forma de arte são: acessibilidade para as massas, consciência de classe, a relevância de questões atuais e fidelidade ao partido.

          Na Coreia do Norte as propagandas são consideradas realistas em suas representações de temas, e idealistas no conteúdo e nas mensagens que retratam. Líderes são exaltados, retratados como grandes soldados para garantir as massas que eles têm seus líderes, para agradecer por sucessos e confortos e mostrar que estão em boas mãos. Cumprindo assim um dos objetivos do regime autocrático que é mobilizar apoio par o líder.
Kim Jong-um, líder da Coreia do Norte, tem sido frequentemente retratado montando a cavalo pela mídia estatal. Cavalos brancos, em particular, têm um significado especial na mitologia coreana que diz respeito à história de Sillas. Nesta história, um cavalo branco emerge de um raio e se curva a um ovo de brilhar a partir do qual emerge um menino. O menino, então, passa a unificar seis estados em guerra. Enquanto muitos zombam da ideia de que a Coreia do Norte está trabalhando no sentido de uma península unificada, o regime é excelente e liga a unidade coreana com a pureza racial, a resistência à invasão estrangeira, e com a linhagem da família Kim.
O uso continuo da imagem de um cavalo bem como a representação de qualidades sobre-humanos em heróis socialistas, estão relacionados ao pedindo de progresso e dá a população um motivo para lutar por algo. As imagens de Kim Jong-un montando cavalos dão a impressão de que a família Kim é propícia para supervisionar a Coreia do Norte. A propaganda da Coreia do Norte, contudo, não é capaz de esconder as contradições governamentais e nem é suficiente por si só para fazer os norte-coreanos esquecerem a fome. Isso torna difícil para o regime finalizar o descontentamento entre uma grande parcela da população.     
Outras propagandas que também estão muito presentes na sociedade norte-coreana são as de pronunciamento sobre guerra, novos testes de bombas nucleares e propagandas antiamericanas.  Assista uma das propagandas norte-coreanas em que todos os três temas citados acima são mostrados.

Índia

Entre as propagandas da Índia estão temas como unificação dos povos, a marca de carro Peugeot e cervejas. As mais criativas e frequentes, porém, são as que utilizam a figura de Hitler que é usada como pilar de anúncios criativos. Confira alguns anúncios marcantes - alguns até venceram prêmios internacionais:

1) Anúncio para a TV de LED antirreflexo da  onida (2011). 
A Onida utilizou a imagem de Hitler para divulgar suas TVs de LED antirreflexo. No anúncio, o ditador parece ter uma auréola na cabeça, parecendo uma figura santa. Mas, na verdade, a ilusão é causada por um reflexo, que numa televisão prejudicaria a imagem, e a mensagem.

2) Anúncio da Dinodia Photo Library (2012).

Sobre a imagem de Hitler lê-se "Papa João Paulo II". E logo abaixo lê-se a seguinte frase "No matter what you say a picture says more" (que significa "não importa o que você diga, a foto diz mais"), o anúncio da Dinodia Photo Library, que comercializa fotos, exalta o poder de uma imagem.


3) Anúncio de uma Associação de pacientes com câncer (2006). 

Nesse anúncio, Hitler aparece fumando um cachimbo. Sobre a fumaça, vê-se o número 53 milhões (de pessoas mortas pelo uso de tabaco). Um pouco mais acima, aparece o número 6 milhões, que representa o número oficial de mortos no Holocausto. O objetivo da propaganda é mostrar que o cigarro já matou mais pessoas que o mais cruel genocídio da História.

JAPÃO

          São varias fotos de outdoors com artistas espalhado em ruas, trens, estações em outros locais. Não há restrições com a forma como as informações são passadas a população.

          Japão utiliza propagandas exóticas e engraçadas (às vezes com humor negro). Sendo uma das maiores economias do mundo, é também uma das mais criativas.
          Para demonstrar o que estou falando assista a uma das propagandas. Na propaganda uma menina se depara com a falta de leite em casa. 


         
    Pesando na regra básica do marketing que diz que o melhor lugar para fixar uma propaganda é onde todos estão olhando.  Os japo-neses lançaram uma nova moda: expor os anúncios publicitários nas pernas de jovens japonesas entre a borda da minissaia e suas meias altas.                        
 
  

Outras propagandas que são dispostas pelas cidades são: 


Bibliografia: 
Site acessado e traduzido em 25/03/2013 às 16:00
http://www.atimes.com/atimes/Korea/NB28Dg01.html

Categories: Share

1 comentários:

  1. Izabella, seu texto trouxe informações precisas e objetivas.Sugiro:
    1º Reveja a grafia de COREIA E PROPÍCIA;
    2º.Reescreva:ABAIXO ESTÃO ALGUNS PAÍSES INFLUENTES DA ÁSIA E A FORMA COMO CADA UM UTILIZA// DO QUAL FAZ PARTE,// NA COREIA DO NORTE,// SÃO IDEALISTAS NO CONTEÚDO E NAS MENSAGENS QUE RETRATAM// , LÍDER DA COREIA DO NORTE,// NESTA HISTÓRIA,// A PROPAGANDA DA COREIA DO NORTE, CONTUDO, NÃO É// ASSISTA A UMA DAS PROPAGANDAS// AS MAIS CRIATIVAS E FREQUENTES, PORÉM,//
    Beijinhos, Eliana.

    ResponderExcluir