Cinema Europeu
Por: Masiel García Fernández
Olhar
sobre o cinema europeu a partir do século XX
Na
Europa, o desenvolvimento do cinema foi dificultado pela Primeira Guerra
Mundial. O cinema tornou-se o máximo expoente do realismo. Sua expansão,
juntamente com a fotografia, ajudou as outras artes, forçando-as a repensar a
sua existência a buscar novas formas de expressão. Como resultado, o
início do século XX tornou-se um tempo de experimentação artística, e foi na Europa,
onde o filme começou a alcançar o status artístico.Desta forma, surgiu durante
o século XX um movimento cinematográfico muito importante: as vanguardas.
A
Escola Impressionista (Primeira Vanguarda).
Como consequência da Primeira Guerra
Mundial, a França perdeu sua hegemonia no mundo do cinema. O monopólio formado
pelos produtores Phaté e Gaumont não resistiu à crise.
Contudo, durante a década de dos anos 20, uma nova onda de renovação
cinematográfica invadiu o cinema francês da mão de um grupo de intelectuais,
liderada principalmente pelo novelista Louis Delluc e o teórico Ricciotto
Canudo. Este teórico, o primeiro do cinema, realizou um manifesto em que denominou-o
como “sétima arte".Canudo defendeu a ideia do cinema com
epicentro y culminação de todas as artes: arquitetura, pintura, escultura,
música, poesia e dança. Esta nova corrente vanguardista foi qualificada por
Delluc como Impressionista, que foge dos produtos comerciais estadunidenses. A
escola impressionista concedeu-lhe um caráter intelectual ao mundo do cinema e
se apoiou no aspecto estético como meio de expressão. O que mais interessava
aos impressionistas era experimentar com a forma, criar uma nova linguagem
através da imagem. Os autores mais destacados neste período são sem dúvidas:
Louis Delluc, Marcel L'Herbier, Abel Gance e Jean Epstein, todos de origem
francesa.
Louis Delluc, ensaísta, crítico,
roteirista e diretor, fundou o primeiro Cine-club da história em 1920.
Considerava que os elementos criadores da arte cinematográfica eram o cenário,
a iluminação, o ritmo e a máscara ou ator. Dos sete filmes realizados por ele,
em sua maioria perdidos, dois revelam seu talento criador fora do comum: Febre
(1921) e y La Femme de nulle part (1922). Esta última se destaca por ser uma
das primeiras tentativas de cinema psicológico.
Marcel L'Herbier é um dos expoentes do
impressionismo cinematográfico, procurando o puramente visual mais do que o
desenvolvimento da narrativa. Filmou na Espanha El Dorado(1921).
Abel
Gance é o autor mais reconhecido do cinema impressionista francês. Seu trabalho
mais ambicioso foi sem dúvidas Napoleão (1927), no qual experimentou com
diversas técnicas e empregou o tríptico para exibir horizontalmente suas cenas
mais grandiosas.
Jean Epstein foi o autor
mais maduro da escola impressionista. Trabalhou o ritmo cinematográfico e
cultivou o cinema psicológico. Seu filme Coração Fiel (1923), causou sensação
na época, não apenas pela história, mas pelo seu estilo e o uso de cenários de
feira. Enquanto Hollywood utilizava um mundo luxuoso e sofisticado, alguns
vanguardistas franceses demonstraram carinho pelo popular: a taberna, o
subúrbio, o porto e outros lugares populares, embora com um olhar deformado e
subjetivo da realidade social.
A
Segunda Vanguarda
Período entre 1921 e 1925. Este tipo de cinema trata-se de música visual, sem
intérpretes e sem narrar uma história, já que os autores destas obras
procuravam o que para eles era cinema puro. Destacaram-se nesta etapa os
alemães Vicking Eggeling, Walter Ruttman, Hans Ritches e os franceses F. Leger
e Man Ray.
Seu cinema consiste em pequenas
peças animadas com alguns elementos geométricos movimentando-se na tela através
de distintos planos. Estes filmes são considerados como os antecessores do
vídeo-clip. Man Ray, autor estadunidense radicado na França, foi um dos mais
importantes desta vanguarda, suas obras principais: Le Retour a la Raison
(1923) e L'Étoile de Mer (1929).
O
Surrealismo Cinematográfico
O
surrealismo foi um movimento artístico que também influenciou o cinema. Este
moviemnto luta entre a razão e os instintos primitivos. A escritora Germanie
Dulac foi a encarregada de inaugurar o surrealismo cinematográfico com La
coquille et le clergyman (1927), a qual criou uma ampla polêmica.
Luis Buñuel foi um
grande autor surrealista espanhol, que não tardou em se transformar num dos
ícones da história do cinema. Sua infância manteve a influência do ambiente
rural nos seus filmes. Conviveu em Madri com autores da chamada Geração de 27
como Federico Garcia Lorca, Rafael Alberti, Ramón de la Serna e Salvador Dalí.
Suas obras mais importantes são Un chien andalou (1928), na qual colaborou com
Dalí, e L'Âge d'Or (1930) que exalta uma
história de amor de forma surrealista e denuncia todos os mecanismos sociais e
psicológicos que impedem a sociedade.
Paris
e Berlim foram as capitais do vanguardismo cinematográfico mundial.
Enquanto
os exércitos alemães lutavam nos campos de batalha da Europa, os cinemas
alemães projetavam as produções do inimigo (EUA, Grã Bretanha e França). Em
1916 o governo alemão decidiu resolver isto criando uma grande empresa: UFA. A
partir desse momento, o país passou a ser uma das principais indústrias do
cinema europeu, antes da chegada da Segunda Guerra Mundial.
A
eclosão artística do cinema alemão veio com a chegada da escola expressionista.
Mais do que uma escola, o expressionismo é uma atitude estética que pretende
mostrar uma realidade deformada, distorcida, alterada. Mostra o universo
interno das coisas, personagens e situações. Predominam o determinismo e o
fatalismo, em que os personagens estão condenados em suas ações e no caminho
para a morte. Entre os filmes precursores do expressionismo podemos citar:
Estudante de Praga (1913), de Paul Wegener e O Golem (1914), do mesmo
autor.
Murnau
foi um diretor que não se definiu em nenhum movimento, mas que tinha sua
personalidade própria no âmbito cinematográfico. Considerado o mais prestigioso
criador do cinema alemão, suas obras principais são: Nosferatu (1922),
adaptação livre da novela Drácula de Bram Stocker, O Último (1925), Tartufo
(1925) e Fausto (1926).
O
expressionismo teve seu fim na década de 30, mas sua influência no cinema é
inquestionável, fundamentalmente nos gêneros de terror e ficção cientifica.
A
Nova Objetividade Russa e as Vanguardas Soviéticas.
O
colosso do cinema soviético foi sem dúvidas Sergei Eisenstein. Toda sua obra
caracterizou-se por um compromisso entre o mais cru realismo documental e o
simbolismo e expressionismo barroco. O sucesso de O Encouraçado Potemkin o
tornou o primeiro cineasta soviético. A chegada do som lhe pareceu empobrecedor
a Eisenstein, pois a câmeras eram mais pesadas e a mobilidade era limitada.
No século XXI, a Europa
continua desenvolvendo um cinema de tipo culto, fazendo grandes aportes,
especialmente França, Alemanha e Espanha. Sem dúvidas, A pele que Habito (2011)
de Pedro Almodóvar, já pode-se considerar um clássico do cinema. Também vem se
destacando o cinema de tipo independente, como a coprodução entre Alemanha e
Áustria, Die Fetten Jahre sind vorbei (2004) de Hans Weingartner, indicado à
Palma de Ouro como melhor filme de 2004 no Festival de Cinema de Cannes, e os
filmes do diretor e escritor francês Christophe Honoré.
Die Fetten Jahre sin vorbei
Foi
na Europa que surgiu a ideia de cinema como arte e não só como um produto, como
um espetáculo que produz lucros, como era e ainda é tratado nos EUA. Esse
comprometimento com a arte como tal ainda prevalece nos filmes europeus. Por
isso é muito importante que as pessoas se interessem por este tipo de cinema e
por uma arte de qualidade.
Referências:
http://cinemaeuropeu.blogspot.com.br/, acessado em 26
/03
/2013 às
15:34 hrs.
http://www.nostalgiabr.com/historia/europeu.htm, acessado em 26/03
/2013 às 16:20 hrs.
http://pt.scribd.com/doc/17704209/Cinema-Surrealista,acessado em
26/03/2013 às 17:40 hrs.
http://www.pedroalmodovar.es/PAB_ES_13_T.asp, acessado em 27/03/2013
às 14:50 hrs.
Masiel, adorei seu texto. Trouxe todas as informações de forma clara e objetiva. Sugiro:
ResponderExcluir1º. Reveja alguns espaçamentos;
2º. reescreva: NA EUROPA,// AJUDOU AS OUTRAS ARTES// E A BUSCAR NOVAS// DESTA FORMA, SURGIU DURANTE O SÉCULO XX UM MOVIMENTO//COMO CONSEQUÊNCIA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL,// NÃO RESISTIU À CRISE.// EM QUE DENOMINOU-O COMO "SÉTIMA ARTE'// PERÍODP ENTRE 1921 E 1925.// EM 1916,// NO SÉCULO XX,;
3º. Coloque o último parágrafo no jornal de divulgação.
Beijinhos, Eliana.