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Propaganda na América no século XX e XXI



Propaganda Americana na 2ª Guerra Mundial - Tio Sam, Capitão América e “We can do it!”

Por: Pedro Henrique Barroso

O termo “propaganda” tem a sua origem no gerúndio do verbo propagar, significando o ato de difundir algo. É um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.  A propaganda assim como as diversas formas de comunicação altera-se com o decorrer do tempo, sofrendo influência direta do momento histórico vivido por seus idealizadores, por exemplo, no século XX, onde as propagandas passaram a ser utilizadas para guerras, no mundo inteiro, inclusive no continente americano.
O contexto da guerra veio reforçar a propaganda do século XX. Foram muitas as ocasiões em que esse mercado se firmou como uma das armas de combate, tornando evidente a importância, o papel e o potencial da comunicação gráfica.
Esse tipo de arte passou a ser encarado como uma ferramenta essencial, capaz de fazer elo entre a frente de combate e a frente interna, instrumento de galvanização e de predisposição das populações para aceitar a inexorabilidade da Guerra e os sacrifícios que daí decorria. Através da imagem estática dos cartazes impressos ou do movimento dos jornais de atualidades projetados em salas de cinema espalhadas um pouco por todo o globo, os governos procuravam promover o espírito patriótico, incentivando o esforço de sacrifício individual através do envio de um conjunto de mensagens claras e diretas em que se apelava ao alistamento voluntário nos exércitos, ao racionamento de bens essenciais, à intensificação da produção ou à compra de obrigações ou títulos de guerra, exacerbando sentimentos, despertando emoções e projetando uma imagem repartida entre a noção de superioridade e a ideia de temor pelo adversário.
Durante o período da Guerra Fria, a propaganda marcou muito os EUA onde foi utilizada a ideia de projetar ao mundo a superioridade das propostas sociais dos regimes, ao mesmo tempo transmitia a ideia de medo pelo regime oposto.
Na década de 50, tivemos a propaganda da Coca-Cola que impactou a cultura mundial, pois trazia a imagem do Papai Noel como um homem idoso de roupas brancas e vermelhas, justamente as cores da Marca. Evidenciando como uma boa propaganda transforma a cultura.
A propaganda teve uma forte influência desde seu início até os dias atuais. Com o advento tanto da internet como de todas as redes sociais fica evidente a força de uma boa propaganda, levando aos seus usuários um conteúdo que influencia e transforma.

Referências Bibliográficas:
 Sites: 
Acessados em 28/03/2013 às 10h30min
http://ihc.fcsh.unl.pt/pt/encontros-cientificos/call-for-papers/item/35125-guerra-e-propaganda-no-s%C3%A9culo-xx
http://vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=285

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1 comentários:

  1. Pedro, percebi que você procurou dar ao texto traços de sua linguagem. Sugiro:
    O CONTEXTO DA GUERRA VEIO REFORÇAR A PROPAGANDA DO SÉCULO XX. FORAM MUITAS OCASIÕES EM QUE EESE MERCADO SE...// ESSE TIPO DE ARTE PASSOU A SER ENCARADO COMO UMA// DURANTE O PERÍODO DA GUERRA FRIA,// NA DÉCADA DE 50,// ,POIS TRAZIA A IMAGEM DO...//.
    Boa refacção e parabéns pelo trabalho!
    Beijos, Eliana.

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