Propaganda na América no século XX e XXI
Propaganda Americana na 2ª Guerra
Mundial - Tio Sam, Capitão América e “We can do it!”
Por: Pedro Henrique Barroso
O termo “propaganda”
tem a sua origem no gerúndio do verbo propagar, significando o ato de difundir
algo. É um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca,
empresa ou política que visa influenciar a atitude de uma audiência para uma
causa, posição ou atuação. A propaganda
assim como as diversas formas de comunicação altera-se com o decorrer do tempo,
sofrendo influência direta do momento histórico vivido por seus idealizadores,
por exemplo, no século XX, onde as propagandas passaram a ser utilizadas para
guerras, no mundo inteiro, inclusive no continente americano.
O
contexto da guerra veio reforçar a propaganda do século XX. Foram muitas as
ocasiões em que esse mercado se firmou como uma das
armas de combate, tornando evidente a importância, o papel e o potencial da
comunicação gráfica.
Esse tipo
de arte passou a ser encarado como uma ferramenta essencial,
capaz de fazer elo entre a frente de combate e a frente interna, instrumento de
galvanização e de predisposição das populações para aceitar a inexorabilidade
da Guerra e os sacrifícios que daí decorria. Através da imagem estática dos
cartazes impressos ou do movimento dos jornais de atualidades projetados em
salas de cinema espalhadas um pouco por todo o globo, os governos procuravam
promover o espírito patriótico, incentivando o esforço de sacrifício individual
através do envio de um conjunto de mensagens claras e diretas em que se apelava
ao alistamento voluntário nos exércitos, ao racionamento de bens essenciais, à
intensificação da produção ou à compra de obrigações ou títulos de guerra,
exacerbando sentimentos, despertando emoções e projetando uma imagem repartida
entre a noção de superioridade e a ideia de temor pelo adversário.
Durante o
período da Guerra Fria, a propaganda marcou muito os EUA onde
foi utilizada a ideia de projetar ao mundo a superioridade das propostas
sociais dos regimes, ao mesmo tempo transmitia a ideia de medo pelo regime
oposto.
Na década
de 50,
tivemos a propaganda da Coca-Cola que impactou a cultura mundial, pois trazia a imagem do Papai Noel como um homem
idoso de roupas brancas e vermelhas, justamente as cores da Marca. Evidenciando
como uma boa propaganda transforma a cultura.
A propaganda teve uma
forte influência desde seu início até os dias atuais. Com o advento tanto da
internet como de todas as redes sociais fica evidente a força de uma boa
propaganda, levando aos seus usuários um conteúdo que influencia e transforma.
Referências
Bibliográficas:
Sites:
Acessados em 28/03/2013 às 10h30min
http://ihc.fcsh.unl.pt/pt/encontros-cientificos/call-for-papers/item/35125-guerra-e-propaganda-no-s%C3%A9culo-xx
http://vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=285
Pedro, percebi que você procurou dar ao texto traços de sua linguagem. Sugiro:
ResponderExcluirO CONTEXTO DA GUERRA VEIO REFORÇAR A PROPAGANDA DO SÉCULO XX. FORAM MUITAS OCASIÕES EM QUE EESE MERCADO SE...// ESSE TIPO DE ARTE PASSOU A SER ENCARADO COMO UMA// DURANTE O PERÍODO DA GUERRA FRIA,// NA DÉCADA DE 50,// ,POIS TRAZIA A IMAGEM DO...//.
Boa refacção e parabéns pelo trabalho!
Beijos, Eliana.