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Arquitetura e escultura na Europa


Por: Alejandra Alfonso Perez


Arquitetura na Europa – As marcas do tempo


Villa Savoye (uma das residências mais famosas do mundo). Projeto de: Le Corbusier

Existem marcas deixadas pela história que nem o tempo, nem as adversidades são capazes de apagar. Assim é o passo da arquitetura pela sociedade, uma arte capaz de nos levar numa viagem inesquecível, rumo à séculos muito longe de nossa realidade atual.
No século XX, a Europa vivia um período de inúmeras mudanças e inovações; entre elas, a chamada Terceira Revolução Industrial, que favoreceu o desenvolvimento da arquitetura moderna no continente europeu. A principal característica dessa arte modernista, enquanto a arquitetura se refere, foi a estrita coerência entre as formas sinuosas das fachadas e a ondulante decoração dos interiores. Os arquitetos adotaram a chamada construção honesta, que combinava vigas e estruturas de ferro com cristal. Nesse período, a arquitetura se dividiu em duas tendências: as formas sinuosas de um lado, e as geométricas e abstratas, precursoras da futura arquitetura racionalista, do outro.
Não há um ideário único para definir a arquitetura moderna. Suas características podem ser encontradas em origens diversas como: a Bauhaus, que foi uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha, em Le Corbusier (arquiteto, urbanista e pintor francês), ou nos construtivistas russos alguns ligados à escola Vuthemas, entre muitos outros.
Antônio Gaudi, de origem espanhola, foi um dos arquitetos mais importantes do período, por realizar com habilidade sua arte inspirada na natureza, dando vida às massas e formas com suas cores e detalhes. Suas obras são extraordinárias, citam-se a Casa Milá, o parque Guell e a bizarramente espetacular igreja da Sagrada Família que se encontra em obras até os dias de hoje.
Outro grande nome da arquitetura européia foi Le Corbusier ( Charles-Edouard Jean Neret-Gris), conhecido por ter sido o criador do conceito sobre  qual começou a trabalhar na década de 1920, Unité d´ Habitation, que são grandes edifícios modulares. Entre seus projetos mais famosos se encontram: Villa Savoye (uma das residências mais famosas do mundo), Chapelle Notre-Dame-du-Haut (capela em Ronchamp, França, uma das capelas mais famosas do mundo), Conjunto de edificios-sede da Organização da Naçoes Unidas (o projeto é considerado um dos representantes máximos do International Style).
São muitos os representantes da arquitetura do século xx até os dias de hoje, mas os que mais marcaram o período foram: Ludwig Mies van der Roche e Walter Gropius da Alemanha, Adolf Loos da República Checa, que escreveu o ensaio/manifesto intitulado "Ornamento e Crime", no qual criticava o uso abusivo da ornamentação na arquitetura européia do final do século XIX, além dos já citados Antônio Gaudi e Le Corbusier, entre outros.
Para concluir é importante, portanto, dizer que a arquitetura é o reflexo das sociedades e seus problemas, costumes, momento histórico, e isso fica claro com o estudo da arte moderna, pois no meio de um mundo onde existem revoluções, transformações, divergências políticas, ideológicas, religiosas, a arquitetura vai sofrer uma forte influência dos acontecimentos, mudando assim seus patrões tradicionais, e lutando por novas tendências antes impensáveis.

Escultura na Europa: Século XX e Atualidade 


L'Homme qui marche I (1949) de Alberto Giancometti 

A escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. A escultura contemporânea provém de uma velha tradição acadêmica que, mais do que a pintura, sente a procura do respeito dos clássicos e as suas considerações sobre a representação corporal e sobre a temática alegórica. Os escultores do século XX pretendem dar ênfase aos materiais, recorrendo à simplificação da figura humana estilizada, ou criando representações inventadas, produzindo uma arte próxima da arquitetura.
Alberto Giancometti foi um artista suíço que se distinguiu pelas suas esculturas e pintura expressionista. Ele é um dos principais representantes da escultura contemporânea. Nos trabalhos realizados depois da Segunda Guerra Mundial, onde a figura humana protagoniza as suas pesquisas plásticas, Giacometti recupera a capacidade expressiva da imagem e do objeto, acompanhando a tendência neo-figurativa que, nestes anos, marca o percurso criativo de vários artistas plásticos. Esta representação do corpo humano marca o período mais original de Giacometti. Destacam-se, entre as inúmeras obras executadas durante o final da década de 40 e da década seguinte, as esculturas L'Homme qui marche I (1949) e La Femme au Chariot (1950).
Outro dos grandes escultores é Constantin Brancusi, que foi o mais célebre escultor romeno e um dos principais nomes da vanguarda moderna. Sua escultura é conhecida por sua elegância visual e uso de materiais sensíveis, combinando a escultura franca do camponês com a sofisticação da vanguarda parisiense. Brancusi criou sua primeira grande obra, O Beijo, em 1908 em Paris. Entre outras, destacam-se na sua obra a Musa adormecida, A maiastra, O mundo, O pássaro e a Coluna sem fim.
Henry Spencer Moore foi um escultor e desenhista britânico que desenvolveu uma obra tridimensional predominantemente figurativa, com breves incursões pela abstração. A maioria de suas obras relata figuras humanas abstratas que relatam mãe e filho ou também figuras reclinadas. Suas obras mostram muito o corpo feminino e no ano de 1950 passou a esculpir grupos familiares. Podemos notar em suas esculturas espaços ocos ou perfurações o que ficou bem característico em seus trabalhos. Uma das suas esculturas mais famosas, "Duas Formas" (1936), é a descendente de "O Beijo" de Brancusi que , por sua vez , já descendia de "O Beijo" de Rodin. Tal como Brancusi, Moore privilegiou o aspecto táctil ao aspecto visual, nas suas esculturas. Contudo, Moore tornou mais abstratas e sutis as suas formas que, para além de primitivas, davam a sensação de provir da lenta erosão de milhares de anos.
A escultura e a arquitetura modernas estão estreitamente ligadas, na forma de se apresentar e na análise dos principais artistas podemos perceber tal fato.

Referências Bibliográficas:
Sites - Acessados em 28/03/2013 às 11:30

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_arquitetura
http://noticias.terra.com.br/educacao/historia/os-fundamentos do-seculo-xx arquitetura,850890da9a2ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://arquiteturamoderna.blogspot.com.br/2009/05/os-maiores-arquitetos-do-seculo-xx.html
http://dimitriganzelevitch.blogspot.com.br/2013/01/um-mestre-da-escultura-moderna.html









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1 comentários:

  1. Alejandra, seu texto ficou ainda prezo à linguagem do material pesquisado. Sugiro:
    1º.Observar os espaçamentos.
    2º. Reescrever: DE ORIGEM ESPANHOLA FOI// É IMPORTANTE, PORTANTO, DIZER QUE A ARQUITETURA//
    Beijinhos, Eliana.

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