Background



A arte é aquilo que chamamos de expressão, que pode ter a função de decorar, de espelhar o nosso cotidiano, para explicar e descrever a história, para ajudar a explorar o mundo. A história da arte é, na verdade, nossa própria história, porque por meio dela podemos pensar criativamente. Para retratar o caminho que nos conduziu a esse trabalho priorizamos as várias manifestações artísticas desde o final do século XIX até os dias atuais, recorrendo à história, mas de uma forma não linear. O projeto se desenvolve em um entrelaçamento de movimentos artísticos alternados para explicar que a arte não se restringe a ilustrações, adornos ou a usar coisas belas apenas.
Como não falar da arte, sem citar a educação? A arte exibida por este projeto tem como principais atrações: desafios, experiências, companheirismo, discussão, dedicação e apresentações. Educação é isso, é ultrapassar os muros da escola, é colocá-la como uma coisa lúdica, e acreditar que tudo contribui para o conhecimento.
O projeto tem a capacidade de unir as turmas e a experiência de trabalhar em grupo, do qual os alunos levam para resto da vida, inclusive auxilia no mercado de trabalho futuramente exigido.  Ao ter a oportunidade de participar ou até mesmo apenas assistir, percebe-se a dimensão desse excelente projeto.
Buscando combinar a ótica histórica com a dos artistas – observadas a partir da época referida – e desenvolver trabalhados prazerosos; estruturados de forma a tornar o aprendizado das várias linguagens artísticas estimulante e criativo, de modo a favorecer a criação de uma cultura interdisciplinar, em que diferentes disciplinas trabalham em projetos comuns, ajustados em sua essência, conceitos, metodologias e finalidades.
Nas Palavras da Idealizadora do projeto, a professora Eliana, a Semana de Arte e Cultura se define como: “Interdisciplinar conteúdo através da linguagem é o ponto de partida de qualquer trabalho educativo. Acreditando que uma relação educativa de integração entre as disciplinas promove um saber diferenciado e importante para melhor compreensão dos conhecimentos, idealizou-se o projeto Semana de Arte e Cultura do Setor Leste, o qual tem como embasamento a importância das mais variadas manifestações artísticas dentro da formação do homem e da sociedade, aliando-as à evolução e tendências tecnológicas.”
Em 2013 esta incrível viagem ao mundo das artes, mostrará o trabalho realizado por cerca de 400 alunos do Centro de Ensino Médio Setor Leste. A ideia do projeto é tornar a arte cada vez mais palpável aos estudantes. “Começamos este projeto com a Semana da Arte Moderna e como tomou uma proporção muito grande, ampliamos para Semana da Arte e Cultura, pesquisando desde o início do século XX. Desta forma a arte se torna palpável, além de oferecer um maior processo de percepção e multiplicidade”, analisa a coordenadora do projeto.
O terceiro “A” tem o imenso prazer de apresentar as culturas dos cinco continentes, onde por trás de todo o presente há inúmeras histórias, de como tudo começou e as influências que dominam até hoje, e que com certeza será levado para as gerações futuras.

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Fernando Pessoa