Background

Por: Sabrina Bittencourt  de Oliveira Campos

O século XX foi marcado por vários desenvolvimentos científicos e tecnológicos e novas fases no ramo político. Apesar de, nessa época, a Europa ter passado por conflitos, crises, conquistas e novas culturas, a moda sempre esteve no ápice das décadas, e conhecê-la sempre vai nos trazer conhecimentos diferentes de estilos dos vestuários.
Os anos 20 foram marcados pela trégua entre guerras, badalado por musicas compostas com toques e mulheres sensuais. Elas não tinham seios nem quadris avantajados, com isso, seus tornozelos eram o centro das atenções. Olhos bem pintados, sobrancelhas delineadas, cor carmim nos lábios e a pele branca destacavam a maquiagem. A bolsa era estilo carteira para ambos os turnos; os sapatos nunca eram de saltos finos, porém, médios ou altos, combinando com vestidos, acessórios e penteados. A criação de roupas esportivas veio de Jean Patou, que também foi responsável pela evolução dos maiôs na moda praia.
Logo após esses anos, houve o período da descoberta dos esportes, a década de 30, que teve o cinema como referencia principal. Nessa época, as mulheres tinham que ser magras e bronzeadas, por isso as curvas de seu corpo foram focos de atenção, principalmente as costas nuas dos vestidos decotados. Assim, os seios  começaram a ser valorizados e o sutiã teve sua volta junto com o espartilho móvel. As bolsas foram ficando largas e mais modernas, com vários tipos de couro. Mais a diante, elas tinham mais funções, como porta maquiagem, batom e dinheiro. Em decorrência da crise na Europa, iniciou-se o uso de materiais mais baratos, como os sintéticos e a palha.
Com o foco voltado para a Segunda Guerra Mundial, as roupas nos anos 40, eram em estilo militar e masculinas, com saias curtas e franzidas. O uso de retalhos era uma pratica comum e popular, criando peças em grande quantidade. Os cabelos já eram mais longos do que na década anterior, sendo mais frequentes a utilização de grampos. A maquiagem era mais simples e improvisadas, pelo aumento de modelos de chapéus com flores, véus e feltros e de calçados que chamavam mais atenção.
A mulher da década de 50 passou a ser mais feminina e glamorosa, consequentemente, mais atraente. Com a intensidade da maquiagem,  as tintas de cabelo e os alisamentos vieram como indispensável. Uma estratégia econômica da época foi a diversificação de tendências a cada estação, fazendo com que aumentassem os lucros.  O rock and roll abriu espaço para que a juventude buscasse sua própria moda, surgindo, então, a colegial: saias rodadas, calças cigarretes, sapatos baixos, jeans etc.  Os anos 60 foram divididos em duas fases: os primeiros anos foram marcados pelas manifestações culturais e políticas, evidenciando o idealismo; já os segundos abrangeram as drogas, sexo e vários outros tipos de protestos. As garotas abandonaram as saias rodadas e as minissaias vieram com tudo nessa época. Como a maquiagem era focada no público jovem, os olhos eram mais marcados e nos lábios, o uso de batons cor da pele não dava tanto destaque. Nas revoluções comportamentais desta época, houve um crescimento maior nos anos 70, mesma década que surgiu o movimento da defesa do meio ambiente. Em relação à moda, usou-se de tudo: jeans e calças boca de sino, bordados, colares de miçangas, estampas florais, bolsas com franjas, sandálias plataforma, entre outros, alguns unissex.
A década de 80  visavam a roupas coladas geralmente, as de ginásticas, combinando com cores cítricas, estampas de animais, estilos modernos. Os cabelos eram acompanhados por franjas repicadas, alguns usavam topetes exageradamente altos, outros partiam para cores de tinturas exóticas e vibrantes. Hoje em dia, não é diferente. A moda na Europa é muito parecida com roupas e acessórios de antigamente, porém com cores mais intensas e vibrantes, estampas de animais e florais.
Logo,  é fácil perceber que os estilos diferenciados do século XX acabam  trazendo um contraste para nosso século XXI, pois atualmente existe uma ênfase maior em cores, estampas, modelos, tendo Londres e paris como capitais da moda. Cada acessório, cada peça, fazem com que a roupa seja inovada, apresentando muitos looks surpreendentes.

Bibliografia:

Sites Acessados em 15/03/2013 
http://estiloglam.com/2009/04/02/a-moda-e-os-anos-80/,
http://maniamuseu.wordpress.com/2010/10/24/moda-europeia
dos-sec-xviii-ao-xx//2009/02/europa-do-seculo-xx.html

Por: Daniella Pabriny Viegas da Silva

A Ásia é o maior continente do mundo, seja em extensão territorial, seja na população. A Ásia é um lugar onde preza muito a moda. A sociedade ocidental têm muitos preconceitos em relação à moda asiática, por exemplo, quando se fala em japoneses e chineses principalmente, a primeira imagem que vem à mente é aquela de pessoas fazendo uso da vestimenta denominada de KimonoA moda por lá, no entanto, é recheada por vários estilos.
        Na maioria das vezes, a moda oriental é mais delicada, pelo fato de mostrar muito  mais a feminilidade da mulher, com tecidos fluidos, xales, flores, detalhes, e outros. A Ásia criou um vestuário totalmente singular para a mulher, porém nem sempre foi assim, a moda chinesa, por exemplo, sofreu uma grande mudança no século XX. O ditador comunista Mao impôs a toda população que usassem vestimentas unissex e em cores ordenadas por ele. Já  a moda japonesa, após a Segunda Guerra Mundial, fez com que se tornasse obrigátorio para os homens o uso da moda ocidental. Isto fez com que as mulheres abandonassem suas tradicionais vestimentas.


















Na Segunda Guerra Mundial, o governo americano publicou um pôster, que na verdade era uma cópia semelhante da União Soviética, conhecido como Rosie The Riveter ( Rosie, A Rebitadeira). O pôster incentivava as mulheres a trabalharem nas fábricas no lugar dos homens e mais do que estimular as mulheres,ele induzia a adoção de uma estética masculina ao colocar uma mulher arregaçando as mangas e mostrando os “muques”. A imagem do pôster foi um retrato fiel da época, pois as mulheres que trabalharam nas fábricas no período da guerra guase não podiam ser distinguidas desta caricatura.

















        A estética masculina do período só foi fragmentada em fevereiro de 1947 quando Christian Dior, um estilista por volta de seus 42 anos, lançou o New Look (Novo Olhar). O New Look foi sua primeira coleção, denominada Corolla por ser uma metáfora para a forma como seus vestidos e modelos se pareciam a flores brilhantes e naturais. Dior defendeu que aquele era o momento de superar a crise; “Nós estamos emergindo de um período de guerra, de uniformes, de mulheres-soldados, de ombros quadrados e estruturas de boxeador. Eu desenho mulheres-flores, ombros suaves, cinturinhas e longas saias que explodem em volumes e camadas, como uma corola. Estou dando às mulheres o que elas querem.” A moda oriental é bastante variada e diversificada, alguns exemplos disso são os estilos: Gothic Lolita, Decorative e Ulzzang.

















A moda oriental Gothic Lolita que também pode ser abreviada como GL, Gosuloli, Gosurori e Gothloli, é um dos muitos gêneros de Lolita, um dos estilos mais populares que existe. O estilo é um visual semelhante a uma boneca de porcelana ou princesa, que por sua vez usam roupas inspiradas na moda Vitoriana, Rococó ou Edwardiana em sua maioria, fazendo com que as mulheres e meninas apreciadoras do estilo mantivessem um visual infantil.  No entanto, os acessórios das roupas, os detalhes são itens que remetem a outras épocas.
        Geralmente, os sapatos usados na moda Gothic Lolita têm o bico redondo e eles podem ou não ter plataformas ou saltos quadrados, porém dificilmente possuem salto fino. Outra característica curiosa são as sapatilhas bem detalhadas, mas sapatos boneca são mais comuns ainda. Botas em sua maioria são inspiradas no estilo vitoriano. A principal característica desse estilo são vestidos, blusas de inspiração gótica ou vitoriana, assim como saias comuns, rodadas e com anáguas adequadas.
Alguns outros acessórios que por vezes aparecem na moda gótica incluem aventais em estilo ‘Alice no País das Maravilhas’, cartolas e mini-cartolas, chapéus em miniatura, coroas, arcos com laços, sombrinhas, luvas de renda e retângulos ou círculos de tecido enfeitados com renda, laços, flores e outros, são usados no alto da cabeça, indepedentemente se for centralizado ou de lado. Os acessórios Lolita costumam possuir temas como naipes de baralho, asinhas, coroas, corações, laços, borboletas, animais etc. As amantes desse estilo carregam outros acessórios como bolsas em forma de morcego, caixões, crucifixos, ursinhos de pelúcia e outros brinquedos do tipo também são bastante  comuns, e algumas marcas fazem bichinhos específicos para esse estilo.
O cabelo das Lolitas, na maioria das vezes, é cacheado justamente para se assemelhar a uma boneca de porcelana, e a franja reta acima dos olhos é super comum, embora não seja uma regra. Um corte de cabelo comum é o hime cut “corte princesa”, com franja reta acima dos olhos, mechas na altura das maças do rosto, boca ou queixo nas laterais do rosto, e comprido atrás. Os tons de cabelo são o negro e castanho escuro usuais das japonesas, assim como o castanho claro. Cores fortes como rosa, vermelho, roxo e azul são raras a não ser entre Bandgirls e Punk Lolitas. Perucas, especialmente loiras, são muito populares, assim como apliques. 

Decora é uma abreviação para o nome Decorative. Esse estilo surge na década de 90 quando garotas entre 13 à 17 anos no Japão usavam e abusavam de cores fortes e cítricas, misturados com estampas, presilhas, bichinhos, no qual seguem um estilo bem bonequinha. Suas roupas são cheias de desenhos fofos como, gatinhos e palhaços, estão sempre com várias tiaras, pompons, laços, coroas, mochilas e bolsas. Nos pés, geralmente, usam tênis e botas com meias coloridas. Gostam de misturar diversos colares, pulseiras e muitas vezes, as adeptas do estilo Decora decoram até as armações dos óculos e pintam e desenham em máscaras cirúrgicas.
A moda Decora não deixa nenhuma parte do corpo escapar, os braços, as pernas, a cabeça, tudo tem que estar enfeitado com acessórios bem coloridos. Decora tem apenas uma ramificação que não segue o estilo colorido que é o Dark Decora que possui o mesmo exagero de acessórios, porém as cores predominantes são as mais escuras.













        Ulzzang é uma gíria inventada na Coréia e ao pé da letra significa rosto bonito. Pelas fotos percebe-se o porquê do nome: pele impecável, maquiagem neutra, olhos grandes e abonecados e nariz e boca pequenos, tudo isso contribui para um rosto lindo e angelical. A aparência, porém, não é o único item importante nesse estilo, as roupas causam um grande diferencial. As que gostam desse estilo vestem-se sempre em harmonia, sem ser extravagante como os outros dois estilos descritos nos parágrafos acima.

Curiosidades














  • JAPÃO:  Dentes tortos são vistos como imperfeição na maioria dos países ocidentais. No entanto no Japão são considerados bonitas as pessoas que têm dentes tortos, principalmente as mulheres, pois para eles a mulher fica mais felina o que deixa a mulher mais atraente e desejável. É crescente a quantidade de adolescentes e adultas que procuram dentistas para ficar com dentes tortos. Os dentes preferidos para a mudança estética são os caninos. O efeito odontológico é chamado de yaeba que significa dente duplo. No procedimento, o dentista cola pequenas próteses por cima dos caninos daí o nome yaeba. Eles ficam com aspecto vampiresco apesar de não ser essa a intenção e sim ficar mais desejável ao colocar  uma pequena imperfeição no rosto feminino. Porém há os que dizem que é essa pequena imperfeição que faz com que meninas bonitas pareçam mais “fáceis”. Há algumas celebridades japonesas com yaeba, mas não são implantes fixos, só servem para se tornarem mais populares.
  • CHINA, INDONÉSIA E TAILÂNDIA: Em países ocidentais, a maioria das pessoas não gosta/gostam nem um pouco de usar aparelho. Na China, na Indonésia e na Tailândia, porém, usar aparelhos é moda, tendência e faz a pessoa super cool (“maneira”). Tanto que, crianças e jovens que têm os dentes perfeitos recorrem a aparelhos fakes (falsos) apenas para andarem na moda. Nestes países, aparelhos de correção dentária costumam ser bem caros assim, apenas pessoas ricas costumam usá-los, os aparelhos fakes, no entanto são bem mais baratos que os verdadeiros, sendo assim, usados numa tentativa de obter status social. Entretanto os aparelhos fakes são perigosos pois, apesar de não pressionarem muito os dentes, eles já causaram diversas infeções e até mesmo mortes entres os adolescentes. Devido a isso, o governo da Tailândia chegou a proibir a sua comercialização, apesar disso, não foi suficiente para acalmar a “febre”.

  • Bibliografia:                                                                                                                       
    http://teusvestidos.wordpress.com/tag/historia-da-moda/
    http://duodeluxo.wordpress.com/2010/05/10/dior-surge-um-novo-estilo/
    http://m-blogdetudoumpouco.blogspot.com.br/2010/10/moda-asiatica-gothic-lolita.html
    http://coisasdeanime.wordpress.com/moda-asiatica-decora/
    http://senhorita-lady.blogspot.com.br/2012/01/moda-asiatica-ulzzang.html
    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=21382
    http://www.arcodavelha.eu/insolito/ultima-moda-na-asia-usar-aparelho-fake-nos-dentes/
    http://www.arcodavelha.eu/insolito/japonesas-vao-ao-dentista para-ficar-com-dentes-tortos/

    Visitados em: 28/03/2013 às 22:04.


      






Por: Byanca Menezes de Araújo


A Oceania possui uma das melhores praias do mundo e, por esta razão, que o clima influencia bastante nos estilos das roupas, trazendo como  principais características  a inovação, os modelos alegres, a informalidade e a praticidade. 

Austrália é um alvo forte em tendências internacionais, os estilos de moda que estão presentes são bastante diversificados como: os vestidos leves, um chapéu e uma regata de surfista, as estampas de animais, de náuticos, de lenços, tons e cores fortes, porém o inverno na Oceania e muito rígido e faz com que a roupas leve se transforme em roupas mais quente.
Não existe vulgaridade, por mais que o aspecto físico do ambiente na maior parte do ano incentiva a não usar roupas pesadas e longas, ou seja, tem um equilíbrio, a moda abrange conforto sem mostrar o excesso de sensualidade das mulheres. Os estilistas da Oceania são os mais incríveis e promissores de todos os tempos, pois aderem à simplicidade.




Por: Tharlle's Hillio's Capistana dos Santos


          Podemos ter como pré-requisitos que a criação do cinema é uma avanço enorme na arte, de forma que modificou toda a estrutura artística do teatro, transformando tal em uma coisa ultrapassada epuxando as pessoas para dentro das salas de cinema. Essa revolução aconteceu em todas as partes do mundo, as pessoas deixaram de lado as casas teatrais, show de teatro ao vivo, para assistirem filmes que eram muito bem elaborados, de fato que podiam assistir várias vezes e veriam a mesma coisa sem nenhuma alteração.

          Na Oceania não foi diferente, ao chegar a notícia dessa evolução, eles não iriam ficar para trás  começaram a providenciar suas próprias filmagens e seus cinemas para reprodução de seus trabalhos e de outros, isso acabou virando um comércio lucrativo é algumas pessoas se interessaram por esse mercado, um dos investimentos que podemos destacar foi a transição de uma casa de dança para um cinema ainda primitivo ,que foi reproduzido na Austrália em 1896 o primeiro filme no continente.  A partir daí, começaram os Longa-Metragens, uma que ganhou destaque foi “A História do Bando de Kelly”.

          Nasceu na Austrália a primeira casa de estúdios de cinema, pode ser considerada também a primeira do mundo, foi ela que gerou uma revolução no cinema no continente, foi lá que foram feitos vários filmes, de época, eram filmes pequenos ou longos, podemos destacar alguns filmes feitos por essa casa; In the Wake of the Bounty, The Rats of Tobruk, Picnic at Hanging Rock, "Crocodile" Dundee.

          A Oceania também é palco de alguns filmes bastante conhecidos, como “Procurando  Nemo e A Origem”; lá, também cresceram  alguns diretores conhecidos internacionalmente, eles são: Dion Beebe,  diretor de: Holy Smoke, Charlotte Gray, In the Cut e outros; outro diretor é o: Andrew Lesnie diretor do: Two if by sea; King Kong; The Lord of the Rings e vários outros, mas não podemos esquecer o famoso George Miller, um diretor de cinema muito conhecido na australia, seus filmes mais recentes são : Yogi’s gang: the great college rescue, Happy Feat 1 e 2 e Mad Max: Fury Road. 
 King Kong
 Procurando Nemo

Happy Feet








A Oceania é a morada de vários artistas de cinema, entre eles:

 Emily Browning, Atriz e modelo australiana, protagonistas da longa Desventuras em Série
 Vivia Bianca, atriz, atuou  na série Spartacus: Blood a,nd Sand.
Bella Heathcote, atriz, atuou em filme de David ChaseNot Fade Away. 


Simon Baker, atuou em The Killer Inside Me e varios outros.














Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Cinema_of_Australia  acessado  28/03/2013 as 16:35
http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Filmes_ambientados_na_Austr%C3%A1lia acessado 28/03/2013 as 19:23
http://pt.wikipedia.org/wiki/Andrew_Lesnie  acessado 28/03/2013 as 19:32
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dion_Beebe  acessado 28/03/2013 as 19:39
http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Miller_(cineasta) acessado 29/03/2013 as 8:45
http://pt.wikipedia.org/wiki/Simon_Baker   acessado 29/03/2013 as 9:02
http://pt.wikipedia.org/wiki/Viva_Bianca acessado 29/03/2013 as 9:10
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bella_Heathcote acessado 29/03/2013 as 9:16
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emily_Browning  acessado 29/03/2013 as 9:28





Por: Leonardo Matheus

A pintura asiática dos séculos XX ao XXI se caracteriza muito pela religiosidade, principalmente na Índia e na Tailândia, por movimentos artísticos que se expandiram da Europa para a Ásia como o abstracionismo,o cubismo etc., Rússia e Japão, por exemplo, e as características únicas da China.
A pintura japonesa vem crescendo muito desde 1814, principalmente para o publico jovem, com o surgimento do mangá que são revistas em quadrinhos, como as americanas, porém com características exclusivamente japonesas como os olhos grandes, e cabelos pontudos.
O mangá desde seu surgimento ganhou muito espaço entre o publico jovem por suas historias heroicas bem humoradas e às vezes com um toque sinistro. Foi em 1916 que essas histórias começaram a ser transformadas em animações, os chamados animes, então basicamente após a década de 20 que essas historias japonesas começaram a se espalhar conquistando os jovens de todo mundo.
Nós do Brasil ouvimos falar muito especialmente de quatro desses animes, mas que também fizeram, e fazem muito sucesso, Dragon Ball que teve seu manga criado no ano de 1984 e seu anime no ano de 1986, Cavaleiros do Zodíaco que foi criado em 1986 tanto o manga quanto o anime, Pokémon que já foi criado em anime no ano de 1997 e Naruto que foi criado seu mangá em 1999 e seu anime em 2002.
A pintura indiana desde os tempos antigos se se caracteriza muito a pintura religiosa retratando seus deuses como Ganesha, Brahma, Rama, Shiva, etc.

As pinturas tailandesa e tibetana assim como na índia retratam muito a religiosidade. Tanto na Tailândia quanto no Tibet se vê as varias facetas de Buda.
Na Rússia a pintura foi muito influenciada pelos países europeus seguindo movimentos como o simbolismo, o impressionismo, o cubismo, o expressionismo e a arte abstrata tendo como um dos seus principais artistas nacionais Wassily Kandisnky. Mas em 1932, Stalin impôs o decreto sobre a reconstrução das organizações literárias e artísticas já que o partido comunista não gostava muito do movimento modernista fazendo com que os artistas russos seguissem o realismo socialista retratando a realidade daquela época revolucionária.
Apesar de retratar coisas diferentes, conforme suas dinastias, a China não muda suas características como a utilização do traço como forma de expressão, e o que diferencia a pintura chinesa das demais, o uso da barra de tinta solida e água, assim o artista pode deixar a tinta mais escura ou mais clara atingindo diversos tons dando pra pintura chinesa um visual único.
Os principais pontos artísticos da Ásia estão situados nos países citados acima, assim suas características se espalham para o resto do continente.

Dragon ball-anime japonês
Chang Dai-Chien artista chinês
“Bête sur fond noir” Kandinsky-pintura russa
Pintura tailandesa representando Buda
Cena de casamento -  Lord Ganesha, Índia


Referencias:


http://www.cao.pt/surya/jv_27_1.htm
http://otakuworldnews.wordpress.com/2007/10/08/historia-do-manga-2/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_chinesa#Pintura_da_Dinastia_Qing_.281644_-_1911.29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_na_R%C3%BAssia#Modernismo
http://blogillustratus.blogspot.com.br/2010/08/pinturas-indianas.html
http://yishushi.wordpress.com/2011/05/03/breve-iconologia-da-arte-budista-tibetana-2/