Background

Cinema na África


Por: Eduardo de Jesus Carvalho

Desde o período colonial, a África já era cenário de produções cinematográficas do ocidente, era representada como um continente sem história e também sem uma cultura própria. Mais tarde, na década de 60 do século XX, a história do cinema africano tem início em 1963 com o filme: “Borom Sarett” do senegalês Sembène Ousmane. É o filme que consagra o arranque dos cinemas africanos, muito embora o primeiro filme rodado por um africano no continente negro seja Song of Karthoum (1950).

(Cena do filme “Borom Sarett”)

Em 2005, no Festival de Cannes Sembène Ousmane, disse: "Fui tomado pela necessidade de descobrir a África. Não apenas o Senegal, mas sim o continente na totalidade, ou quase. (…) Tomei consciência de que tinha de aprender a fazer cinema se quisesse mesmo tocar o meu povo. Um filme talvez visto e compreendido mesmo por quem não é letrado. Um livro não pode tocar todo um povo” Para ele, era necessário restaurar a dignidade de todo um povo, e não se tratava apenas do Senegal, seu país de origem, e sim de todo o continente africano. Dignidade essa perdida ou até apagada pelo processo de colonização, deixando danos na língua, escola, religião, e em elementos de base fundamentais para a preservação da cultura de um continente. E ele o fez, através do cinema.
Mas, o verdadeiro marco para a história do cinema africano se deu com o filme Yeelen (A Luz) do cineasta maliano Souleymane Cissé, o primeiro filme de origem africana a participar do festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo que ocorre na cidade de Cannes, na França. "A luz", é um filme dotado de uma grande perfeição visual, e que relata a história de um conflito entre um pai e um filho.
Cenas do filme "Yeelen" (A Luz)

Já no ínicio da década de 90, ocorreu uma “invasão” da áfrica em Cannes, quatro longas-metragens africanas foram exibidas no mesmo Festival. A partir daí, acreditava-se que as cinematografias africanas cresceriam ao longo do tempo, infelizmente não foi o que ocorreu, os filmes africanos foram perdendo espaço e um patrocínio importante dos grandes países. Fica então a esperança de um renascimento no ramo cinematográfico, é fato que o povo e a cultura africana são ricos e ainda precisam nos mostrar, e nos ensinar muito mais.


Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinema_da_%C3%81frica Acessado em: 18/03/2013 às 16:10
http://www.festival-cannes.com/pt/article/58020.html Acessado em: 19/03/2013 às 19:00









Evolução da música na Europa (séc. XX)



Por: Letícia Pereira Santos de Sousa

Nas antigas civilizações, foram encontrados vestígios de instrumentos musicais e de danças acompanhadas de música. A tradição  musical na Europa iniciou-se através da cultura grega. Pelos  próximos 10 séculos a Igreja Católica dominaria a Europa e assim ditaria o destino da música. Das artes e literatura.                                                               
Até a metade do século XIX a música foi praticamente dominada pelas influências germânicas. Foi quando os compositores de outros países sentiram  a necessidade de descobrir um estilo musical próprio que deu origem a uma forma romântica chamado de Nacionalismo.                                                      
O século XIX, foi marcado por uma longa historia de transições, aperfeiçoamento de técnicas, e descobrimento de novos sons. Contribuindo para que  esse século fosse o mais empolgante da história da músicaSimultaneamente ás novas tendências , eram criados nomes para essa tendências. Resultando em nomes terminados em "ismos" e "dades". Em comum; representavam a reação  contra o romantismos que era chamado pelos críticos de " antirromânticos". Nem todos os compositores desse século foram tão radicais. Alguns compositores como o inglês Willian Walton continuaram a compor, pelo o que se identificavam, como temas amorosos, embora que introduzissem em suas obras um pouco das características dos "antirromânticos"  como por exemplo a vitalidade rítmica. Tiveram aqueles  que foram contra todos os estilos e que ficaram conhecidos como os "tradicionalistas". Possuem esse nome por terem criado um estilo caracterizado pelo intimismo, com base nas tradições antigas. É o caso do compositor Benjamin Britten, que se recusou a aderir a qualquer "modinha" da época, e continuou a trabalhar o mesmo estilo de sempre, que se transformava e surpreendia a todos, com resultados originais e sinceros. Suas  melhores  obras são: Serenidade para temor, Trompas e Cordas, Ópera Peter Grimes, Spring Symphony e Um Réquem de Guerra.             
Enquanto o Século 19 foi caracterizado por um único estilo comum a todos os compositores. O século 20 foi uma completa mistura de tendências maravilhosas, que nos  permiti definir como estilos do século 20. As melodias são curtas, angulosas e pontiagudas , as harmonias eram as vezes evitadas, os ritmos são dinâmicos, métricas inusitadas  com mudanças radicais. Aos timbres são incluídos sons exóticos e intrigantes. Eram sons totalmente novos ,  feitos em aparelhagens eletrônicas. Nos anos 50, na França, iniciou-se um estilo chamado  "concreto" que se baseava em sons ou ruídos naturais, para juntar com sons já gravados . Nesse estilo  uma característica importante é que deixaram de se dedicar nas letras para focalizar no som. Os criadores foram: Pierre Schaefer e Pierre Henry na França e Hebert Eimer na Alemanha. A música eletroacústica se caracteriza pelas sonoridades impossíveis de se obter com instrumentos clássicos. O impacto desse estilo foi tão meteórico , que levou a criações de milhares de estúdios por todo o mundo.

História do Techno

Para o significado do nome "techno" há várias teorias .A verdade é que o nome foi usado em épocas diferentes para dar nomes a também gêneros diferentes. Os criadores desse nome foram os integrantes do grupo KRATTWERK que no inicio dos anos 70 criaram a "musica sintética". O uso do nome "techno" eram utilizadas as músicas  feitas por computador , sem uso de qualquer instrumento tradicional. Nos anos 80,  existiram milhares de movimentos desse estilo na Europa que na atualidade são chamados de Electro ou Electronic Body Music .Uma prova grande  dessa influência  é o "Techno Club Frankfurt" fundado em 1984 é que a mais de 14 anos e o templo de dança Techno.
Bibliografias

http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/historia-da-musica
http://www.slideshare.net/Cristiana1996/musica-na-europa
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-musica/historia-da-musica-10.php

Acessados dia 27/03/2013 ás 14:37

Arquitetura e escultura Orientais



Por: Isadora Souza Daltro de Castro

Durante o século XX, até agora encontramos vários estilos de arquitetura ocidental, tais como: Art Decó, Modernista, Kistch e futurista (Pós-Modernista). A atual arquitetura oriental/asiática está alinhada, em sua maioria, ao estilo futurista.
A arquitetura contemporânea é uma mistura de diversos estilos modernos, que possuem diversos recursos e que não foram classificados. De certa forma, o estilo de arquitetura contemporâneo é impreciso porque se refere a construções de 80 anos de idade em que predominava o estilo clássico.
O estilo da arquitetura contemporânea é predominantemente o pós-modernismo (futurista), que tem como diretiva a mistura de estilos anteriores e a adoção de assimetria e formas geométricas não lineares (desconstrutivismo). Um bom exemplo desse estilo é a Torre do Banco da China, em Hong Kong.
A Ásia compreende uma região enorme, com diversos países e culturas, cada região possui sua própria arquitetura clássica, cultura, religião e arquitetura influenciada pelos estilos arquitetônicos modernos ocidentais, qualquer trabalho, portanto, sobre esse assunto ou se concentrará em uma região, pois o assunto é extenso, ou irá realizar um pequeno passeio por certo número de regiões ou países.
Optei pelo passeio, pois permite viajar por diversos países como: China, Japão, Malásia, Cingapura, Índia, Coreia, Cazaquistão e Emirados Árabes, infelizmente não foi possível incluir todos os países.
O Terminal do Aeroporto Internacional de Pequim 3 possui quase dois quilômetros de comprimento, sendo o maior aeroporto do mundo, foi projetado para ser amplo, aberto e luminoso. Visto de cima ar, este aeroporto possui a forma de um dragão, com cores imperiais, tais como o vermelho e o amarelo, simétrico no seu eixo principal. Possui detalhes como um antigo tonel de cobre imperial chinês e um jardim interior – o aeroporto é, inegavelmente, moderno e ao mesmo tempo tradicional à cultura chinesa. É uma das maiores “marcas” olímpicas deixadas para sempre e posicionando a China no centro do palco mundial, reforçando o seu novo status de superpotência.
Para as pessoas que gostam de aventura a China oferece uma hospedagem no meio do deserto Xiangshawan 800 km a oeste de Pequim e entre Ordos e Baotou. A arquitetura do Hotel Lotus poderia sem dificuldade ser utilizada nos hotéis do litoral nordeste brasileiro.
Existem quatro principais características que definem a arquitetura contemporânea japonesa: ela é transparente, fina, delicada e luminosa.
No Japão a composição de leveza e transparência destaca as pessoas e os objetos, retirando da cena o edifício como podemos ver a seguir:
O edifício da Dior em Tóquio, de 2003. Com telas de acrílico translúcidas dispostas por trás da pele de vidro. 
Nos anos recentes, tem-se tornado cada vez mais popular nas construções públicas e escritórios a adoção da luminosidade, com designs de arquitetura transparente que se utiliza de grande quantidade de vidros. Entre os edifícios com esse estilo, provavelmente o mais famoso seja o Museu de Arte Contemporânea do Século 21 Kanazawa, na província de Ishikawa. A estrutura circular do museu é coberta de vidro em todos os lados. Não existe distinção entre a frente e a saída do edifício; assim, os visitantes podem entrar ou sair de qualquer direção desejada. Tudo isso dá ao edifício uma atmosfera de muita transparência.








Essa casa, chamada Ninety7 @ Siglap, projetada pelo escritório de arquitetura Aamer, foi construída em Singapura.
Como se vê, oferece vistas esplêndidas: os quartos da família ficam no terceiro piso superior e a eles está reservada a melhor visão. 
Este edifício é um dos maiores auditórios do mundo, chamado Astana State, construído no coração do Cazaquistão. O projeto apresenta uma forma semelhante a um “dombra”, instrumento típico do Cazaquistão.
Khan Shatyr“, ou “Tenda do Rei”, é um shopping center do Cazaquistão que teve inspiração nas cabanas circulares (Yurts), usadas desde tempos remotos pelos pastores mongóis, com altura de 150 metros, é a maior tenda do mundo. Técnicos descobriram que o formato de tenda permite um melhor controle da temperatura. O telhado, feito de um resistente plástico transparente, está apoiado numa rede de cabos que estão unidos em uma torre central. O material transparente permite que o sol passe através dele. Além de lojas, no seu interior funcionam também um hotel e até um parque aquático.
Inspirado em um dos principais símbolos da Índia, o Templo de Lótus, Casa de Adoração Bahá'í em Nova Déli, foi criado pelo arquiteto iraniano Fariborz Sahba. Composta por 27 pétalas folheadas em mármore italiano e fixados em três colunas para dar a forma de nove lados, e é rodeada por nove grandes piscinas de água que, não somente aumenta a beleza do edifício mas também toma um papel significante no sistema de resfriamento natural na seção da oração.




O edifício do Milênio, no centro de Seul, é um dos principais marcos da arquitetura moderna da Coréia do Sul.
       O complexo Marina Bay Sands é formado por um hotel de luxo, shopping onde podem ser encontradas todas as marcas mais luxuosas do mercado internacional. É um hotel e um dos principais cassinos de Singapura.
       O Marina Bay ficou mundialmente famoso por uma das maiores piscinas infinitas do mundo, que se localiza no topo das torres do hotel.














O aeroporto internacional de Dubai possui longas colunas nos espaços internos, decorado com palmeiras, revestidos em mármore branco e detalhes em dourado, em um estilo que tem origem nas tradições árabes da região. Possui um enorme luxuoso shopping center em suas instalações, onde as maiores marcas de maior luxo e prestígio do mundo podem ser encontradas e que reflete a realidade do que é Dubai.














O aeroporto Kuala Lumpur International Airport (KLIA) é “uma união da cultura indígena e as formas abstratas do modernismo”. O arquiteto japonês Kisho Kurokawa incorporou influências do meio ambiente cultural e natural da Malásia e para isso projetou para a estrutura do telhado, uma série de conchas paraboloide hiperbólica, que pairam acima do local como um aglomerado de cúpulas islâmicas. Este desenho, feito em aço inoxidável, lembra o formato de mesquitas antigas misturada com materiais modernos e a tradição cultural.













A escultura “Inbetween Architecture” do Studio Mumbai da Índia apresenta uma estrutura que mapeia uma série de habitações que apareceram entre os galpões situados atrás do próprio escritório do Studio Mumbai e se inspirou na arquitetura "parasitária" que vem surgindo entre os edifícios existentes em centros urbanos muito adensados como Bombaim. 












Uma escultura do artista chinês Chen Wenling, que está em exibição em uma feira de arte contemporânea em Cingapura, chama atenção por lembrar uma "pessoa anoréxica”.
















Praça Tiananmen por Yan HongFei. A imagem principal é um mosaico de 4 lanternas gigantes e cercando as lanternas um jardim de flores. A lanterna representa a essência da cultura tradicional chinesa.













Em tamanho real a escultura Baleia Azul pode ser vista no Museu Nacional da Natureza e Ciência de Ueno, Tóquio.












Escultura no Parque, Complexo arquitetônico do distrito Roppongi, Tóquio.

   
















O Arquiteto Joaquim Guedes definiu: “A arquitetura atual não segue a função nem estilos históricos; é monetarista, interessada em status”. Alguns podem discordar, mas em minha pesquisa sobre a arquitetura oriental ou asiática encontrei diversos projetos cujos autores nada tinham de orientais. O dinheiro e o talento transformam um projeto ocidental em oriental, mas para isso, incorporaram as características culturais e religiosa de seus contratantes.





         


Bibliografia:
http://imoveis.culturamix.com/noticias/entendendo-a-arquitetura-contemporanea
http://www.contemporist.com/2011/07/12/ninety7-siglap-by-aamer-architects/
http://obviousmag.org/archives/2010/12/arquitetura_moderna_-_floresta_cultural.html#ixzz2OnBosofs
http://obviousmag.org/archives/2007/08/edificio_do_pov.html#ixzz2On6vblD2
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/album/exposicao_victoria_albert_album.htm#fotoNav=18)
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2012/01/escultura-exibida-em-feira-asiatica-lembra-jovem-anorexica.html
http://www.centroculturalsaolourenco.com/portugues/artistas/Nakaoka/index.html
http://blogdopetcivil.com/2012/02/27/astana-a-cidade-do-futuro/
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2012/09/cazaquistao-o-novo-mercado-do-luxo.html
http://www.arcoweb.com.br/entrevista/joaquim-guedes-a-arquitetura-01-08-2001.html
http://www.sculptsite.com/Archive/sculpture-headlines-Tiananmen-Square-Landscape-10-04-11.html
http://muza-chan.net/japan/index.php/blog/blue-whale-sculpture
http://www.flickr.com/photos/15455070@N03/3841825670

Acessados em 29/03/2013, às 15:31