Background
Por: Jéssica Souza S. Gomes

No final do século XVIII, os países oceânicos foram colonizados pela Europa, tardiamente contribuindo com a cultura. Apesar desta forte influência, nada impediu de o continente formar suas próprias características. Possuía características visíveis de seus colonizadores ingleses, perceptíveis, principalmente na literatura australiana. O menor continente da Terra possuíam grandes aspectos de seus colonizadores ingleses na literatura, principalmente na Austrália. Já na Nova Zelândia, em meados do século XX, surgiram os primeiros poemas e prosas notáveis, agradando aos leitores, que eram na maioria, camponeses.
A literatura australiana desenvolveu certas qualidades bem definidas: o amor por um país enorme e pouco povoado, por uma flora e fauna únicas e pelo sentido da coragem e da liberdade ante as limitações das tradições europeias. Ainda que a língua inglesa não tenha sofrido transformações radicais na Austrália, foi submetida às mudanças de estilo com valiosos e interessantes empréstimos léxicos. Por este motivo, têm aparecido vários estudos sobre as transformações do inglês na Austrália. Logo em 1819, o escritor Barron Field publicou “Primeiros frutos da poesia australiana” (The First Fruits Of Australian Poetry), como a primeira expressão poética do espírito nacional.
A partir do século XIX, a literatura na Austrália ainda permitia-se seguir modelos da literatura inglesa e buscar a própria identidade, contudo a vida urbana começou a ocupar espaço dos temas nacionalistas abordados. Até o final deste século não existiu uma verdadeira literatura neozelandesa. Durante esse período, a prosa se caracterizou pelo realismo, vinculado aos acontecimentos do cotidiano.
Na Nova Zelândia, romancistas como Patricia Grace, Albert Wendt, Maurice Gee e autor infantil Margaret Mahy, são os mais reconhecidos. Keri Hulme ganhou destaque quando seu romance, “Os Povos Do Osso” (The Bone People), escreveu também o romance que se tornou filme “Whale Rider”. Seus trabalhos tratam da vida no mundo moderno, em sua maioria incorporando fantásticos elementos.
Desta forma, os detalhes minuciosos da natureza e reflexão cotidiana ressaltaram como principais características na Oceania, mesmo com a grande herança cultural presente de seus colonizadores.

Referências Bibliográficas:
Horário: 14:23  Data: 02/04
http://www.dw.de/literatura-da-nova-zel%C3%A2ndia-mergulha-nos-mitos-da-cultura-maori/a-16295661
http://gutenberg.net.au/pages/lawson.html
http://www.studyinaustralia.gov.au/pt/Living-in-Australia/History/Australian-History
http://www.bookcouncil.org.nz/writers/geem.html
http://www.australiacouncil.gov.au/artforms/literature