Background

Por: Larissa Araujo

A cultura asiática do século XIX era extremamente diversa. Os primeiros registros de literatura no mundo surgiram na Ásia. O texto mais antigo que se tem notícia foi o Poema de Gilgamish, no Kazaquistão com escrita cuneiforme.
             Mas nem por alguns países como China, Índia e Japão deixaram de sofrer influência da literatura ocidental. No século XX através dessas influências os escritores chineses começaram uma revolução literária conhecida como Renascimento chinês, guiados por Hu Shi. Já no Japão , surge o Naturalismo onde os principais autores eram Shimazaki Toson , Mori Ogai e Natsume Soseki, e através do estilo acidental surge um forte movimento na poesia. Na Índia destaca-se Rabindranath Tagore o primeiro escritor indiano a ganhar um Prêmio Nobel de Literatura, e na poesia a autobiografia de Mohandas K. Gandhi “Minhas experiências com a verdade”, considerado um clássico. 
Devido a intensa miscigenação e com a convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das várias culturas, entre elas a Asiática que lutou para conquistar liberdade de expressão e teve grande influência no Brasil.



Autobiografia de Mohandas K. Gandhi


Poema de Gilgamish

Bibliografia Utilizada: 

http://www.historiadomundo.com.br/chinesa/literatura-chinasa.htm
http://www.historiadomundo.com.br/indiana/literatura-indiana.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_do_Jap%C3%A3o

* Sites acessados em 19/03/2013 



Por: Thays Martins

A música no século XX sofre muitas transformações devido a vários acontecimentos marcantes que ocorrem nesse período, à música toma um rumo mais revolucionário e mais critico decorrente das grandes guerras e revoluções que marcam o século, também se torna mais popular, pelo desenvolvimento do rádio e de novas formas de tecnologia que ganham amplitude. Tudo isso facilitou para que nascessem novos gêneros e que hoje a música tenha as dimensões que tem. 
A música no continente americano sofreu influência de três grupos: os indígenas, os europeus e os africanos, eis a razão da mistura de ritmo percebida em todo o continente. É inegável, porém, a importância dos norte – americanos para a definição desta diversidade rítmica. 

América do Norte

EUA
Para os Estados Unidos o século começa com o nascimento do jazz, que nasce em Nova Orleans, seu surgimento vem da mistura de ritmos trazidos pelos escravos africanos, um dos primeiros grandes compositores do jazz foi Duke Ellington que nasceu em Washigton em 1899 e morreu em 1974.
Em 1950 uma geração marcada pelo fim da II Guerra Mundial viu-se frente a um ritmo desconhecido que nasce da tristeza do povo, derivado do blues, nasce o rock, um ritmo que logo toma conta do mundo, o primeiro grande sucesso é de 1954, Bill Haley and is comets com a musica “we´re gonna around the clock”.
O artista que mais se destacou no rock foi Elvis Presley, considerado o rei do rock, morre em 1977 com pelo menos 10 tipos de drogas em seu corpo, Elvis apresenta um recorde com 107 canções de sucesso.
Em 1960 Bob Dylan toma as paradas de sucesso com suas músicas que tratam principalmente de questões políticas, trazendo um novo gênero ao rock: a música de protesto.                                                                                                                          Ainda em 1960 surge a música minialista, um estilo que usa-se em suas composições ritmos e repetições.Tem como grande nome Philip glass.
Também em 60 começa o movimento hippie, jovens que tinham como slogan "paz e amor", isso influenciou vários grupos que falavam sobre essa liberdade como, Byrds em “Eight miles high”.                                                                                                      Em 70 surge o Funk, com ritmos dançantes e linguagem agressiva, revela nomes como James Brown, também surge a house música que lança os DJs, um estilo de música que logo daria origem a eletrônica, mostra que não se precisa de instrumentos musicais pra se fazer música, basta ter-se um computador.

Canadá
O século no Canadá começa com o sucesso do pianista Glenn Hebert Gould (25 de setembro de 1932; 4 de Outubro de 1982), que quebra recordes para a música clássica que até hoje ninguém alcançou. Suas musicas são consideradas um marco na história.
A música canadense segue o mesmo ritmo dos EUA, e hoje tem cantores que fazem sucesso pelo mundo todo, como Celina Dion, Bryan Adans, Simple plan e nilckback. Também é lá que se acontece o maior festival de jazz do mundo, Festival Internacional de Jazz.

México
A música no México sofre muitas influencias indígena e de países da América latina como Cuba e Colômbia, no século XX é trazido pelos imigrantes a Cúmbia um bolero que se torna um importante estilo musical em todo o país.
A música pop mexicana também revela muitos sucessos como a banda jovem RBD, e também Luis Miguel e Belinda. No rock o México lançou bandas como Maná e Maldita vencidad.

América Central

Cuba
O mambo nasce em 1938 e hoje faz sucesso não só em Cuba mais em vários lugares do mundo. A salsa também nasceu de uma banda cubana e representa o ritmo dos escravos; o zouk veio das Antilhas e Guiana Francesas e da Santa Luzia.
A Jamaica é o berço de muitos gêneros musicais populares, o mais conhecido deles é o reggae, mas também inclui o Mento, dancehall, ska,rocksteady, dub music, entre outros.
Foi lá que em 1954 nasceu Bob Marley o mais conhecido cantor de reggae que deixou suas músicas imortalizadas na história. Em suas músicas ele procurava retratar a realidade de seu país.
No Panamá em 1977 surge uma forma derivado do reggae, o reggaton, ritmo que até hoje faz muito sucesso no país

America do Sul

Chile
O movimento Nueva Cancion nasce em 1950 e segue como um dos principais ritmos chilenos.
Em 60 na República Dominicana nasce dos ritmos rurais a Bachata.
Colômbia
É colombiana uma das mais influentes cantoras pop do mundo: Shakira, e também Juanes um dos principais cantores latino americano.

Brasil
É no inicio do século XX que o ritmo mais marcante do Brasil, o samba, começa a tomar as proporções que tem hoje. Esse início de século também faz surgir nomes inesquecíveis, como o do maestro e compositor Heitor Vila lobos (05/03/87, RJ – 17/11/59 RJ), Alfredo da Rocha Vianna Jr. (1897 - 1973), o Pixinguinha, um dos maiores flautistas e saxofonista do Brasil, Carmem Miranda, que nasceu em Portugal, mas se eternizou brasileira com o seu jeito único de fazer música que criou um retrato para o Brasil, ela que foi a nossa primeira artista multimídia.
Na década de 30 começa no Brasil a "era do rádio", o que faz com que os artistas se tornem mais conhecidos, por influencia disso, também se inicia a chamada "era de ouro".
Luiz Gonzaga nos anos 40 traz à tona os temas do sertão brasileiro se tornando o “Rei do Baião".
Em 50 começa o movimento chamado "bossa nova" que no inicio era só uma forma diferente de tocar o samba, mais depois foi incrementado outros elementos ao ritmo. Dentre seus maiores nomes estão o de Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto, Toquinho, Vinícius de Morais e Tom Jobim. Elis Regina considerada pra muitos a maior cantora brasileira de todos os tempos também se destaca nessa década.
Anos 60: o Rock brasileiro explode, o movimento Jovem Guarda liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.  Esse rítmo  cativa os jovens de todo o país, dando lugar mais tarde ao rock nas garagens que posteriormente descenderia muitas das grandes bandas do rock nacional, ao lado da Jovem Guarda estava a Tropicália, que se destacam Caetano Veloso, Gilberto Gil e o grupo Mutantes.
A partir dos anos 70, começou-se uma valorização da música nacional, como grande destaque o maior roqueiro do Brasil, Raul Seixas.

“Sou o que sou 
porque vivo da minha maneira...
      Você procurando respostas olhando pro espaço,
        e eu tão ocupado vivendo...
     Eu não me pergunto,
Eu faço!”

No Fundo do Quintal da Escola - Raul Seixas

Em 80 o grupo Blit’z explode com a música “Você Não Soube Me Amar”, além de muitos outros talentos como o grupo Barão Vermelho liderado por Cazuza, que é considerado o maior letrista do rock nacional, Tim Maia, Lulu santos e também em destaque o rock de Brasília que ficou conhecida como Capital do rock: Legião Urbana, Paralamas do sucesso, Raimundos e Capital Inicial. Vale destacar que as músicas dessa década tomaram um ar mais protestante devido ao momento político em que o Brasil se encontrava, o regime militar, muitos artistas brasileiros chegaram até a serem presos ou expulsos do país como Chico Buarque.
Nos anos 90 se destacam uma diversidade muito grande de ritmos, no rock temos Cássia Eller, Detonautas e o grupo Charlie Brown Jr que esse ano perdeu o seu vocalista, no samba, Zeca Pagodinho e Alcione, no sertanejo Chitãoxinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano e no rap Racionais MC’s e o O Rappa.
...
Esse é um pequeno retrato sobre a música nas Américas durante o século XX, mas já se pode perceber a diversidade de estilos e as grandes transformações que ocorreram na música, e assim podemos observar o quanto que a música reflete o que somos, pois ela acompanha o nosso contexto político, histórico e cultural.

Bibliografia:

http://www.culturaemusica.com/pesquisa/rockbrasil.htm
Acessado em: 06/03/13 às 17:22

MUGINI, Ayrton, Breve História do Rock .
Por: Vitoria Ramos


As artes oceânicas, influenciada pela Austrália, se expressavam principalmente pelas tradições das civilizações indígenas antigas, transmitidas oralmente, contando histórias e suas cerimônias, que a partir de sua colonização trazia um temas que mostrassem cenários naturais que continua sendo uma das maiores inspirações dos artistas.
A primeira marca do teatro vem ainda de sua colonização. As atuações das peças vieram de presos ingleses que eram mandados para as colônias quando agitavam e ameaçavam a ordem na Inglaterra. A Austrália foi um dos palcos desses interpretes amadores, que atuaram algumas peças clássicas da Europa na época. 
Os artistas da Austrália e da Oceania se baseiam de maneira bastante abrangente nas artes desenvolvidas nos Estados Unidos e Europa moderna, que incluía a arte expressionista:   movimento artístico criado na Alemanha, que tinha como gosto clássico Greco-romano e passou a transmitir a arte popular primitiva e exótica, vinda da África, Oceania e Extremo Oriente. A arte indígena da Austrália é o único movimento de arte do país que tem importância internacional e o “ultimo grande movimento de arte do século XX”.
As primeiras peças foram inspiradas nas mais ricas cerimônias das tribos nativas, entre elas está a da tribo dos aborígenes, que tiveram interpretado o “Corroboree”, nome dado pelos colonizadores europeus do país que “imitava” a palavra aborígene caribberie. O cerimonial Corroboree, eram performances feitas de forma abertas, no qual as canções e danças são altamente estruturadas que requerem uma grande quantidade de conhecimento e habilidade para executar.
Atualmente o teatro na Oceania, é representado basicamente por musicais e óperas, fazendo com que a população ajude ainda mais nas organizações teatrais, afinal Australianos são extremamente apaixonados por qualquer movimento de arte, e são exclusivamente frequentadores de teatros e musicais. Muitas companhias de artes atuantes na Austrália recebem ajuda financeira do Conselho Federal de Artes, ou seja, do Governo, que inclui as companhias de teatro de cada estado.  Um dos mais conhecidos edifícios de teatro é o Teatro de Sydney, ou Sydney Opera House, um grande símbolo da Austrália, localizada na capital Sydney.
Percebe-se que a arte Oceânica conhecida pelas artes indígenas aborígenes, é demonstrada pela junção de civilizações antigas que não tinha acesso uma a outra antes de sua colonização, feita pelos Ingleses, que também contribuíram para a evolução das artes, também trouxe diversas formas étnicas da Ásia, que desenvolveram a sua arte, técnica submetidas à paisagem natural de cada região.

Texto baseado pelas fontes:

http://www.australia.com/pt-br/explore/events/australian-theatre.aspx    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93pera_de_Sydney http://pt.wikipedia.org/wiki/Austr%C3%A1lia#Artes

Por: Mateus Lopes do Nascimento


A arquitetura da América do século XX é um assunto muito complexo de se apresentar até porque faz 113 anos que a arquitetura moderna começou, apresentando suas características e mudanças no decorrer do tempo. Mostrando consigo seus principais artistas e arquitetos que colaboraram de um jeito ou de outro fazendo com que as pessoas se identifiquem com sua identidade e patrimônio histórico. Pode-se dizer que a arquitetura moderna começou no final do século XIX com as artes de Joseph Paxton (1801-1865) com o Edifício Crystal Palace exposta em Londres no ano de 1851 e Alexandre Gustave Eiffel (1832-1923) com a criação da Torre Eiffel em 1889.    


Torre Eiffel  

Edifício Crystal Palace


A arquitetura do século XX foi marcada pelo uso de materiais diferentes, tendo o ferro sua principal matéria prima. Coincidentemente, este material marcou também toda a arquitetura moderna que, repleta de construções altas, exigia o uso do ferro para a sustentação do teto.
As construções eram altas, e o motivo era o uso do ferro, com isso as paredes perderam a função de sustentar o teto.
Nos anos de 1929 e 1932 surge o arranha-céu que pode ser entendido como um edifício super alto, como exemplo tem-se a construção do PSF de 38 andares, projetado por William Les Caze e George Howe na Filadélfia.
Nos Estados Unidos Frank Lloyd Wright foi um dos mais importantes engenheiros no surgimento da Arquitetura moderna, ele tinha formulado novos princípios arquitetônicos que constituíram  uma moda chamada organicismo.
Nem todos os artistas, porém usavam os ferros em suas arquiteturas como Wright que utilizou a madeira e a pedra, pois para ele o edifício tinham de estar inserido ou com a cara da  natureza e ele relevava formas mais independentes de uma ordem geométrica. Por este motivo a obra mais famosa é a resistência de cada um, isto é, permitia ao arquiteto mais liberdade e confortabilidade na criação. E de Wright a obra mais famosa e que se baseia na natureza é a obra Falling Water (Casa da Cascata)(1936).

Falling Water


Surge então Le Corbusier (1887-1965) um dos mestres da arquitetura moderna em que o sistema de janelas é horizontal e tem uma grande altura, essas são as principais características mais marcantes da arquitetura dele.
Mas foi no ano de 1950 na Índia, onde Le Corbusier apresentou sua proposta para uma nova linguagem e interpretação arquitetônica. Para Le Corbusier a cidade moderna tinha que está separada entre os centros comerciais dos setores políticos e administrativos, pois a cidade tinha que integrar perfeitamente sua arquitetura e sua urbanização. Assim as metrópoles não apresentariam problemas com o crescimento desordenado.
E esse estilo de Le Corbusier exerceu uma grande influência na criação das obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
O Prédio Martinelli, foi o primeiro Edifício que surgiu no Brasil com o estilo de Le Corbusier que foi construído em São Paulo entre 1922 e 1929. Que tinha 130 metros de altura e 30 andares                               

  Prédio Martinelli

Lucio Costa passou a ficar famoso, pois no ano de 1936, Le Corbusier e ele começou a ter contato e com isso Le Corbusier abriu a visão do arquiteto brasileiro e com o passar do tempo ele reformulou seus conceitos e passou a ser respeitado como mestre pelos arquitetos de seu tempo.
Daí em diante, mais ou menos na data de 1930 os arquitetos abandonaram os exageros decorativos dos edifícios dos primeiros anos do século XX.
Como exemplo pode-se citar o Edifício Esther no centro de São Paulo criado por Álvaro Vital e Adhemar Marinho de 1939, onde esse Edifício tinha uma garagem subterrânea que era uma inovação imensa para a época e que poderiam atender as exigências dos moradores ricos. Contudo pode-se dizer que os arquitetos começam a se preocupar com as questões sociais decorrentes da industrialização do país.

Edifício Esther

Agora com Oscar Niemeyer que foi um dos arquitetos brasileiros mais criativos e respeitados por todos e em todo o mundo. Ele contribuiu em 1940 o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, foi esse trabalho que na qual mostrou toda a sua capacidade criadora.
Tratando se de Religião, Oscar Niemeyer destaca-se a Igreja de São Francisco que foi uma ruptura com tudo que foi feito no passado da arquitetura religiosa.


Igreja São Francisco

Por exemplo, a Catedral de Brasília que surpreende as pessoas pela sua imaginação, isto é, a igreja é iluminada pela luz natural por ter uma cobertura feita com vidro. A catedral de Brasília rompe totalmente com as igrejas barrocas que tinham os seus tetos pintados e que sugeriam uma abertura para o céu e que se difere da Catedral pelo fato dela deixar o próprio céu a vista das pessoas que a visitam.
Além da Catedral de Brasília, Niemeyer projetou outras obras como  Palácio dos Arcos, o Teatro Nacional, o Palácio da Justiça e o Congresso Nacional.
De modo geral a arquitetura do século XX até os dias de hoje vem se desenvolvendo a cada tempo que se passa, mostrando sua evolução e do que os arquitetos se baseavam para a criação da mesma.


Escultura
A escultura e arquitetura andam quase juntas, pois se tratam de monumentos históricos.  Uma das principais características da escultura moderna foi a pesquisa de novos materiais, do espaço, da transparência, da abstração, do movimento, da luz e da cor.
A escultura apresentou algumas tendências que os escultores usavam que é o Construtivismo e o Abstracionismo.
O construtivismo era utilizado por escultores que se preocupavam em expressar através de suas artes, a mecanização da vida moderna, ou seja, buscavam mostrar a sensação de movimento.
Já o Abstracionismo os artistas criavam as suas esculturas de acordo com os dogmas da natureza.
Nesse período do século XX, o que marcou a escultura moderna foi dois escultores que são Constantin Brancusi (1876-1957) e Hans Arp (1886-1966).
Brancusi eliminou elementos particularizados e acessórios, toda a sua obra resulta de uma crença absoluta no valor expressivo das formais mais simples. A obra O Beijo mostra bem isso. E observando a imagem há um polimento que reflete os efeitos luminosos do local e termina dando aquela sensação no observador.
Hans Arp não trabalhava igual Brancusi, ele se preocupava com as formas, volumes e a superfície polida como Cyprian Sculture.
 
      O Beijo
Cyprian Sculture

Já na década de 1920 surge então Vítor Brecheret (1894-1955) que dá uma nova cara na escultura moderna, pois as obras ganhou expressão por meio de volumes geometrizados.
Ainda em 1920 apresenta a obra Monumentos às bandeiras que foi feita em granito e que se encontra no parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A escultura vem se evoluindo, em 1930 o escultor Bruno Giorge que criou no Rio de Janeiro a escultura Monumento à Juventude e em Brasília as esculturas Meteoro (1967) e Candangos em homenagem aos operários construtores de Brasília.
Então, isso foi um pouco da escultura moderna, que começou exatamente em meados do século XX e perdura até os dias de hoje.

Bibliografia: PROENÇA, Graça. História da Arte. Ed Ática


Por: Matheus Lisboa Cardoch Valdes


No século XIX o neoclassicismo, ou academicismo, é o principal movimento artístico na época, ela se caracteriza pelo resgate dos ideais da cultura grega e renascentista. Os pintores neoclássicos defendem a supremacia da técnica e o ensino da arte por meio de regras, e posteriormente surgem as academias de arte. As revoluções francesa e industrial e a mitologia grega são os principais temas abordados nas pinturas de academia. No final do século XIX surge um movimento artístico que se opõe as pinturas neoclássicas, o modernismo.  A arte moderna se desliga da realidade concreta e cria uma modalidade que rejeita as formas e ideias clássicas. O novo jeito de pintar se popularizou pela Europa e criou vários segmentos, as vanguardas europeias, que apresentam características muito particulares em cada uma delas. As vanguardas que se destacam são o fauvismo, expressionismo , cubismo, abstracionismo, futurismo, dadaísmo e o surrealismo.
O Fauvismo surge na França no início do século XX. Dois princípios  regem esse movimento: a simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras.           
As obras fauvistas não representam realisticamente as figuras nas obras , elas são apenas sugeridas pelo pintor, assim como as figuras as cores não são as da realidade. Matisse foi o principal expoente da arte fauvista, a total despreocupação com a retratação da realidade é a marca das pinturas de Matisse.

A dança, óleo sobre tela de Henri Matisse


O Expressionismo é um movimento artístico que, surge na Alemanha entre 1904 e 1905, e se opõe às ideias impressionistas que deixam de lado os sentimentos humanos. As pinturas expressionistas focam nas emoções humanas, principalmente em sentimentos como angústia e o desespero. Os pintores expressionistas, em geral, manifestam sua visão pessimista em relação ao mundo. Os pintores que mais se destacam Edvard Munch, George Rouault,Ernst Kirchner, Emil Nolde, Franz Marc,August Macke  e Paul Klee.
A angústia, quadro de Edvard Munch


O Cubismo teve como principal inspiração o pintor Cézanne, ele retratava as figuras da natureza com formas geométricas. Os cubistas  buscam representar os objetos com suas partes em um mesmo plano, apresentam todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador, abandonam totalmente a perspectiva e a busca pelas três dimensões , além do uso de poucas cores. Em algumas obras a fragmentação dos seres retratados é tão grande que torna impossível seu reconhecimento ou interpretação. Pablo Picasso é o mais conhecido entre os pintores cubistas mas outros também se destacam como Georges Braque e Fernand Léger.
Guernica (1937) de Pablo Picasso
Violino e cântaro (1910) de Georges Braque

A arte abstrata não aborda temas da realidade, é caracterizada pela ausência de relações entre as cores e formas de um ser, as pinturas abstratas retratam um estado de espírito. Duas vertentes do abstracionismo surgem o Abstracionismo Geométrico, desenvolvido por Piet Mondrian, se caracteriza pela organização das cores de forma que a composição final se apenas a expressão de uma concepção geométrica. A outra vertente é o Abstracionismo Informal  em que predominam as formas e cores criadas livremente sugerindo associações com elementos da natureza. Kandinsky, Paul Klee e Piet Mondrian são os principais pintores abstracionistas.
 

Batalha (Cossacos) óleo sobre tela de Kandinsky.
Composição, obra de Piet Mondrian


O Futurismo é influenciado pelo Manifesto Futurista de Marinetti. Exaltava, como o nome sugere, o futuro, a sua velocidade e negava totalmente o passado. A mecanização nas indústrias fazia com que o movimento natural perdesse espaço para o movimento veloz das máquinas. Os artistas pretendiam evitar qualquer ideia de imobilidade, o uso de linhas retas e curvas sugerem a velocidade tão admirada pelos futuristas. Destacam-se os seguintes pintores futuristas: Giacomo Balla, Umberto Boccioni,Gino Severini, Carlo Carrà, Marcel Duchamp eRobert Delaunay.

O carro que passou , de Giacomo Balla

O cenário de uma guerra mundial é o que cerca o início do Dadaísmo . O movimento é criado por artistas e intelectuais que buscavam expressar  suas decepções com o fracasso das ciências , artes , filosofia e religião existentes até então, pois esses conhecimentos não eram capazes de evitar uma grande destruição na Europa. As características mais evidentes do dadaísmo eram o uso do irracional e da combinação de elementos ao acaso, a colagem também foi usada nas pinturas desse movimento.
Nu descendo a escada, pintura de Marcel Duchamp

Logo após o Dadaísmo  surge o Surrealismo, esse movimento representa alguns aspectos da realidade com excesso de realismo, porém, estes aparecem em geral associados a elementos que na realidade são dissociados , como se representasse imagens vistas em sonhos, formando conjuntos irreais. Salvador Dali é o principal pintor no surrealismo.
Natureza-morta animada, de Salvador Dali.


Bibliografia:

Sites: http://pt.scribd.com/doc/16963337/Modernismo-Europeu
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vanguardas-europeias-resumo-dicas-questao-comentada-598933.shtml
http://historia-da-arte.info/mos/view/Arte_do_S%C3%A9culo_XX/
Livro : história da arte, escrito por Maria das Graças Vieira Proença dos Santos, Editora ática

Por: Maria Vieira


A literatura europeia exerceu papel fundamental na história da humanidade. O século XIX destaca-se por ser um dos períodos mais essenciais de toda a literatura pois foi a fase da formação de várias tendências literárias modernas e na criação de algumas vertentes do modernismo no século XX.
O Romantismo, um dos movimentos que surgiu nessa época teve origem no final do século XVIII na Alemanha. Foi um movimento artístico, político e filosófico e se caracterizou por ter uma visão de mundo diferente ao racionalismo e ao iluminismo, além de buscar um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Os escritores românticos valorizavam o individuo e seus sentimentos, acreditando que a realidade das coisas poderia ser explicada através apenas do estudo das suas próprias emoções. Escritores como Walter Scott, Victor Hugo e Almeida Garrett são exemplos de autores com uma visão de individualismo, característica romântica. Já Byron, Alfred de Musset são considerados ultra-românticos demonstrando o apego ao intimismo e a valores extremados, trazendo consigo o culto do egocentrismo vazado de melancolia e pessimismmo. Após 1830 o Romantismo decai, abrindo caminho para temas mais reais e objetivos, apesar de posteriormente ainda encontrar-se resquícios do movimento.












Livro original 
publicado em 1862














O principal movimento pós-romântico é denominado Parnasianismo. Essa corrente originou-se na França e caracterizou uma escrita oposta a encontrada no Romantismo, pois é assinalada por uma visão clara da  realidade. Os poetas parnasianos buscavam abordar temas cotidianos de maneira  objetiva. Essa fase é considerada, na verdade, a transição entre o Romantismo e o Realismo. Alguns autores importantes são: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia. Apesar de apresentarem diversas tendências estes tinham um denominador comum: a rejeição ao lirismo como credo.
A passagem para o Realismo é definitivamente dada através da publicação de Madame Bovary, de Gustave Flaubert em 1857. O Realismo estende-se nas obras de Guy de Maupassant na França, Giovanni Verga na Itália e Eça de Queiroz em Portugal. No entanto, percebe-se posteriormente que para grandes escritores o Realismo teve sua irrelevância, sendo que eles apresentavam preferência por uma literatura voltada para a vida social e a análise psicológica.

 












Livro publicado em 1857 por Gustavo Flaubert






















  • Com uma análise mais crítica conseguimos destacar nomes fundamentais para a literatura modernista, sendo estes lembrados e estudados até os dias atuais. Nomes como:
  • ·         Fernando Pessoa, que foi um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal. Fernando Pessoa usou em suas obras diversas autorias. Usou seu próprio nome para assinar várias obras e pseudônimos (heterônimos) para assinar outras. Os heterônimos de Fernando Pessoa tinham personalidade própria e características literárias diferenciadas. Aguns deles: Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Algumas de suas obras mais importantes são: Quando ela passa (1902), Navegar é preciso (1911), Autopsicográfia (1930).
  • ·         José Saramago iniciou sua atividade literária em 1947, com o romance “Terra do Pecado”, só voltando a publicar (um livro de poemas) em 1966. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, ele foi o primeiro autor de Língua Portuguesa a receber tal prêmio. Entre seus outros livros estão os romances: O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).
  • ·         Tolstói foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.
  • ·         Dostoiévski foi um escritor russo do século XIX. É considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. É um dos pais do existencialismo (escola literária e filosófica que defente da liberdade individual, subjetividade e responsabilidade do ser humano). Escreveu novelas, contos e romances que são lidos por pessoas do mundo todo. Principais obras: Gente Pobre (1846), O sonho do príncipe (1859), Humilhados e ofendidos (1861), Crime e Castigo (1866), entre tantas outras.




Após 1945, período posterior a 2ª Guerra Mundial é visível a ausência de grandes nomes na literatura. Devido a decorrência da guerra, os progressos políticos e tecnológicos "impossibilitaram" a leitura e escrita, consequência dos meios de comunicação.
Por fim, embora a carência de grandes nomes e apesar desta arte aparentemente encontrar-se numa fase transitória consequente da variedade de assuntos e estilos característicos do momento, é possível que uma nova literatura esteja se formando.

Bibliografia
http://www.suapesquisa.com/literatura/
acessado em 25/03/2013 ás 19:40
http://www.historiadomundo.com.br/francesa/literatura-francesa.html
acessado em 25/03/2013 ás 19:50
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo
acessado em 26/03/2013 ás 20:30
http://pt.wikipedia.oorg/wiki/Parnasianismo
acessado em 26/03/2013 ás 21:00
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo
acessado em 26/03/2013 ás 21:50