A arte da propaganda asiatica
Por: Izabella Vitoria
Citados abaixo estão alguns dos países influentes da Ásia e como cada um utiliza a arte da propaganda para formar opiniões, informar ou controlar as massas populares. Irei me ater somente ao que vemos na internet.
Coreia do norte

Na Coreia do Norte as propagandas são
consideradas realistas em suas representações de temas, e idealistas no conteúdo
e nas mensagens que retratam. Líderes são exaltados, retratados como grandes
soldados para garantir as massas que eles têm seus líderes, para agradecer por
sucessos e confortos e mostrar que estão em boas mãos. Cumprindo assim um dos
objetivos do regime autocrático que é mobilizar apoio par o líder.
Kim
Jong-um, líder da Coreia do Norte, tem sido frequentemente retratado montando a
cavalo pela mídia estatal. Cavalos brancos, em particular, têm um significado
especial na mitologia coreana que diz respeito à história de Sillas. Nesta
história, um cavalo branco emerge de um raio e se curva a um ovo de brilhar a
partir do qual emerge um menino. O menino, então, passa a unificar seis estados
em guerra. Enquanto muitos zombam da ideia de que a Coreia do Norte está
trabalhando no sentido de uma península unificada, o regime é excelente e liga
a unidade coreana com a pureza racial, a resistência à invasão estrangeira, e
com a linhagem da família Kim.
O uso continuo da imagem de um cavalo
bem como a representação de qualidades sobre-humanos em heróis socialistas,
estão relacionados ao pedindo de progresso e dá a população um motivo para
lutar por algo. As imagens de Kim Jong-un montando cavalos dão a impressão de
que a família Kim é propícia para supervisionar a Coreia do Norte. A propaganda da Coreia do Norte, contudo, não é capaz de esconder as contradições
governamentais e nem é suficiente por si só para fazer os norte-coreanos
esquecerem a fome. Isso torna difícil para o regime finalizar o
descontentamento entre uma grande parcela da população.
Outras propagandas que também estão
muito presentes na sociedade norte-coreana são as de pronunciamento sobre
guerra, novos testes de bombas nucleares e propagandas antiamericanas. Assista uma das
propagandas norte-coreanas em que todos os três temas citados acima são
mostrados.
Índia
Entre
as propagandas da Índia estão temas como unificação dos povos, a marca de carro
Peugeot e cervejas. As mais criativas e frequentes, porém, são as que utilizam a figura de Hitler que é usada como pilar de anúncios criativos. Confira alguns
anúncios marcantes - alguns até venceram prêmios internacionais:
1) Anúncio para a TV de LED antirreflexo da onida (2011).
A
Onida utilizou a imagem de Hitler para divulgar suas TVs de LED antirreflexo.
No anúncio, o ditador parece ter uma auréola na cabeça, parecendo uma figura
santa. Mas, na verdade, a ilusão é causada por um reflexo, que numa televisão
prejudicaria a imagem, e a mensagem.
2) Anúncio da Dinodia
Photo Library (2012).
Sobre a imagem de Hitler lê-se "Papa João Paulo II". E logo abaixo lê-se a seguinte frase "No matter what you say a picture says more" (que significa "não importa o que você diga, a foto diz mais"), o anúncio da Dinodia Photo Library, que comercializa fotos, exalta o poder de uma imagem.
3) Anúncio de uma Associação de pacientes com câncer (2006).
Nesse
anúncio, Hitler aparece fumando um cachimbo. Sobre a fumaça, vê-se o número 53
milhões (de pessoas mortas pelo uso de tabaco). Um pouco mais acima, aparece o
número 6 milhões, que representa o número oficial de mortos no Holocausto. O
objetivo da propaganda é mostrar que o cigarro já matou mais pessoas que o mais
cruel genocídio da História.
JAPÃO
São varias fotos de outdoors com artistas espalhado em ruas, trens, estações em outros locais. Não há restrições com a forma como as informações são passadas a população.
Japão utiliza propagandas exóticas e
engraçadas (às vezes com humor negro). Sendo uma das maiores economias do
mundo, é também uma das mais criativas.
Para demonstrar o que estou falando
assista a uma das propagandas. Na propaganda uma menina se depara com a falta de
leite em casa.
Pesando na regra básica do marketing que
diz que o melhor lugar para fixar uma propaganda é onde todos estão olhando. Os
japo-neses lançaram uma nova moda: expor os anúncios publicitários nas pernas de
jovens japonesas entre a borda da minissaia e suas meias altas.
Outras propagandas que são
dispostas pelas cidades são:


Bibliografia:
Site acessado e traduzido em 25/03/2013 às 16:00
http://www.atimes.com/atimes/Korea/NB28Dg01.html
Izabella, seu texto trouxe informações precisas e objetivas.Sugiro:
ResponderExcluir1º Reveja a grafia de COREIA E PROPÍCIA;
2º.Reescreva:ABAIXO ESTÃO ALGUNS PAÍSES INFLUENTES DA ÁSIA E A FORMA COMO CADA UM UTILIZA// DO QUAL FAZ PARTE,// NA COREIA DO NORTE,// SÃO IDEALISTAS NO CONTEÚDO E NAS MENSAGENS QUE RETRATAM// , LÍDER DA COREIA DO NORTE,// NESTA HISTÓRIA,// A PROPAGANDA DA COREIA DO NORTE, CONTUDO, NÃO É// ASSISTA A UMA DAS PROPAGANDAS// AS MAIS CRIATIVAS E FREQUENTES, PORÉM,//
Beijinhos, Eliana.