Background

Literatura Africana

Por: Talita Maria





A África é um continente no qual se destacam diversos aspectos tais como música, dança, religião, teatro e literatura. Apesar de ser vista de um modo preconceituoso, a África vem se erguendo aos poucos através de simples detalhes nos quais buscam aprimorar, tal como a sua literatura que tem se desenvolvido cada vez mais ao longo dos anos.
Esta literatura surgiu em um movimento denominado negritude. O primeiro grupo de escritores africanos, no qual participaram do primeiro congresso de escritores da África em 1956 na capital francesa com temáticas de caráter anticolonialista. 
Variada, rica e detalhada, a literatura africana iniciou-se no norte da África com as literaturas latino e árabe. As primeiras obras escritas surgiram no século XVI após a emancipação das colônias africanas por eruditos islâmicos sudaneses como Abd-al Rahman Al-Sadi e Mahmud Kati, se baseavam em outra realidade nas quais condenavam as atitudes repressivas, os desmandos dos governantes, ou simplesmente narravam às vivências de seus autores, mas alguns escritores buscavam resgatar as antigas tradições. A primeira poesia escrita era de caráter religioso e o poeta mais relevante foi Abdulah ibn Muhammed Fudi.
As mulheres africanas também desempenharam um grande papel nesta literatura. Em seus livros, relatam suas experiências complexas e marcantes, em um continente no qual ainda enfrentam problemas passados, como a poligamia, ser mãe, a prostituição, além das formas encontradas para fugir da intensa repressão nas quais sofreram. Entre elas destacam-se escritoras como: Amma Darko, Flora Nwapa, entre outras.
A literatura praticada neste continente ganhou repercussão mundial por meio de autores como Wole Soyinka, da Nigéria; Nadine Gordimer, da África do Sul; e o egípcio Naguib Mahfuz, todos posseiros do Prêmio Nobel de Literatura. 
Na metade do século XX, as obras literárias serviam para denunciar aquilo que não estava correto, mostrar os defeitos políticos e sociais e chamar a atenção das pessoas para a necessidade de mudança. Entretanto, grande parte da população do continente continua sendo analfabeta.
A literatura africana é caracterizada por recuperação das narrativas tradicionais com a utilização de ritmos da própria cultura popular. Apesar de os africanos preferirem  a literatura oral, suas escrituras são bem ricas em contos, fábulas, mitos, lendas, entre outros gêneros.
Na África Oriental houve influência dos modelos árabes. Kilwa Kisiwani (1520) é o primeiro exemplo conhecido de literatura que foi escrita em árabe e Utendi wa Tambuka, poema épico (1728), a primeira obra conhecida em swahili. Os principais poemas escritos dos séculos XIX e XX foram: Utendi wa Swahili, escrito por Sayyid Abdallah ibn Nasir e a Epopéia de Liyongo.
Na África do Sul surgiram diversos poetas e romancistas como Samuel E. K. Mqhayi, Thomas Mofolo, Solomon T. Plaatje dentre outros. Dentre os escritores africanos em língua francesa, como Léopold Sédar Senghor, Briago Diop e David Diopos a poesia tem sido a forma literária dominante, mas os romancistas da África ocidental são os mais talentosos do continente. Entre os autores em língua inglesa destacam-se Gabriel Okara, John Pepper Clark, Wole Soyinka, William Conton e muitos outros.
A literatura contemporânea da África busca somente uma verdadeira analogia para sua obra e deixa de lado os padrões em que se espelharam, passando a incluir um aspecto nacional. Inclui importantes autores como Mia couto, José Eduardo Agualusa e José Luandino Vieira onde uma das obras mais lidas é Júlio César, de Shakespeare, traduzida para swahili em 1966 por Julius Nyerere.

 



Bibliografia:
Acessados em 22/03/2013 ás 16h18min
http://www.geledes.org.br/patrimonio-cultural/literario-cientifico/literatura/7942-literatura-africana-contemporanea

Categories: Share

1 comentários:

  1. Talita, seu texto está preciso e objetivo. Sugiro:
    1º. Reduza o tamanho das imagens para que abra espaço para mais texto escrito.
    2º. Reescreva: TAIS COMO MÚSICA, DANÇA, RELIGIÃO, TEATRO E LITERATURA.// QUE TEM SE DESENVOLVIDO CADA VEZ MAIS AO LONGO DOS ANOS.// VARIADA, RICA E DETALHADA,// COM AS LITERATURAS LATINO E ÁRABE.// NA METADE DO SÉCULO XX,// COM A UTILIZAÇÃO DE RITMOS DA PRÓPRIA CULTURA POPULAR.// APESAR DE OS AFRICANOS PREFERIREM// NA ÁFRICA ORIENTAL,// FORAM: UTENDI WA SWAHILI, ESCRITO// PARA SUA OBRA E DEIXA DE LADO OS PADRÕES EM QUE SE ESPELHARAM, PASSANDO A...//
    Beijinhos,
    Eliana.

    ResponderExcluir