Background

Moda Européia

Por: Sabrina Bittencourt  de Oliveira Campos

O século XX foi marcado por vários desenvolvimentos científicos e tecnológicos e novas fases no ramo político. Apesar de, nessa época, a Europa ter passado por conflitos, crises, conquistas e novas culturas, a moda sempre esteve no ápice das décadas, e conhecê-la sempre vai nos trazer conhecimentos diferentes de estilos dos vestuários.
Os anos 20 foram marcados pela trégua entre guerras, badalado por musicas compostas com toques e mulheres sensuais. Elas não tinham seios nem quadris avantajados, com isso, seus tornozelos eram o centro das atenções. Olhos bem pintados, sobrancelhas delineadas, cor carmim nos lábios e a pele branca destacavam a maquiagem. A bolsa era estilo carteira para ambos os turnos; os sapatos nunca eram de saltos finos, porém, médios ou altos, combinando com vestidos, acessórios e penteados. A criação de roupas esportivas veio de Jean Patou, que também foi responsável pela evolução dos maiôs na moda praia.
Logo após esses anos, houve o período da descoberta dos esportes, a década de 30, que teve o cinema como referencia principal. Nessa época, as mulheres tinham que ser magras e bronzeadas, por isso as curvas de seu corpo foram focos de atenção, principalmente as costas nuas dos vestidos decotados. Assim, os seios  começaram a ser valorizados e o sutiã teve sua volta junto com o espartilho móvel. As bolsas foram ficando largas e mais modernas, com vários tipos de couro. Mais a diante, elas tinham mais funções, como porta maquiagem, batom e dinheiro. Em decorrência da crise na Europa, iniciou-se o uso de materiais mais baratos, como os sintéticos e a palha.
Com o foco voltado para a Segunda Guerra Mundial, as roupas nos anos 40, eram em estilo militar e masculinas, com saias curtas e franzidas. O uso de retalhos era uma pratica comum e popular, criando peças em grande quantidade. Os cabelos já eram mais longos do que na década anterior, sendo mais frequentes a utilização de grampos. A maquiagem era mais simples e improvisadas, pelo aumento de modelos de chapéus com flores, véus e feltros e de calçados que chamavam mais atenção.
A mulher da década de 50 passou a ser mais feminina e glamorosa, consequentemente, mais atraente. Com a intensidade da maquiagem,  as tintas de cabelo e os alisamentos vieram como indispensável. Uma estratégia econômica da época foi a diversificação de tendências a cada estação, fazendo com que aumentassem os lucros.  O rock and roll abriu espaço para que a juventude buscasse sua própria moda, surgindo, então, a colegial: saias rodadas, calças cigarretes, sapatos baixos, jeans etc.  Os anos 60 foram divididos em duas fases: os primeiros anos foram marcados pelas manifestações culturais e políticas, evidenciando o idealismo; já os segundos abrangeram as drogas, sexo e vários outros tipos de protestos. As garotas abandonaram as saias rodadas e as minissaias vieram com tudo nessa época. Como a maquiagem era focada no público jovem, os olhos eram mais marcados e nos lábios, o uso de batons cor da pele não dava tanto destaque. Nas revoluções comportamentais desta época, houve um crescimento maior nos anos 70, mesma década que surgiu o movimento da defesa do meio ambiente. Em relação à moda, usou-se de tudo: jeans e calças boca de sino, bordados, colares de miçangas, estampas florais, bolsas com franjas, sandálias plataforma, entre outros, alguns unissex.
A década de 80  visavam a roupas coladas geralmente, as de ginásticas, combinando com cores cítricas, estampas de animais, estilos modernos. Os cabelos eram acompanhados por franjas repicadas, alguns usavam topetes exageradamente altos, outros partiam para cores de tinturas exóticas e vibrantes. Hoje em dia, não é diferente. A moda na Europa é muito parecida com roupas e acessórios de antigamente, porém com cores mais intensas e vibrantes, estampas de animais e florais.
Logo,  é fácil perceber que os estilos diferenciados do século XX acabam  trazendo um contraste para nosso século XXI, pois atualmente existe uma ênfase maior em cores, estampas, modelos, tendo Londres e paris como capitais da moda. Cada acessório, cada peça, fazem com que a roupa seja inovada, apresentando muitos looks surpreendentes.

Bibliografia:

Sites Acessados em 15/03/2013 
http://estiloglam.com/2009/04/02/a-moda-e-os-anos-80/,
http://maniamuseu.wordpress.com/2010/10/24/moda-europeia
dos-sec-xviii-ao-xx//2009/02/europa-do-seculo-xx.html

Categories: Share

1 comentários:

  1. Sabrina, achei o texto direto e objetivo. Sugiro que:
    1º. Reescreva: COMEÇARAM A SER VALORIZADOS// VOLTADO PARA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL// AS TINTAS DE CABELO E OS ALISAMENTOS VIERAM COMO INDISPENSÁVEIS.// AUMENTASSEM OS LUCROS// JEANS ETC// VISAVAM A ROUPAS COLADAS// HOJE EM DIA,// É FÁCIL PERCEBER QUE OS ESTILOS DIFERENCIADOS DO SÉCULO XX ACABAM// FAZEM COM QUE A ROUPA.
    2º. Reveja a grafia de: EUROPEIA//MÚSICAS//REFERÊNCIA//PRÁTICA//GLAMOUROSA.
    Bom trabalho!
    Beijinhos, Eliana.

    ResponderExcluir