Background

Música na Europa

Evolução da música na Europa (séc. XX)



Por: Letícia Pereira Santos de Sousa

Nas antigas civilizações, foram encontrados vestígios de instrumentos musicais e de danças acompanhadas de música. A tradição  musical na Europa iniciou-se através da cultura grega. Pelos  próximos 10 séculos a Igreja Católica dominaria a Europa e assim ditaria o destino da música. Das artes e literatura.                                                               
Até a metade do século XIX a música foi praticamente dominada pelas influências germânicas. Foi quando os compositores de outros países sentiram  a necessidade de descobrir um estilo musical próprio que deu origem a uma forma romântica chamado de Nacionalismo.                                                      
O século XIX, foi marcado por uma longa historia de transições, aperfeiçoamento de técnicas, e descobrimento de novos sons. Contribuindo para que  esse século fosse o mais empolgante da história da músicaSimultaneamente ás novas tendências , eram criados nomes para essa tendências. Resultando em nomes terminados em "ismos" e "dades". Em comum; representavam a reação  contra o romantismos que era chamado pelos críticos de " antirromânticos". Nem todos os compositores desse século foram tão radicais. Alguns compositores como o inglês Willian Walton continuaram a compor, pelo o que se identificavam, como temas amorosos, embora que introduzissem em suas obras um pouco das características dos "antirromânticos"  como por exemplo a vitalidade rítmica. Tiveram aqueles  que foram contra todos os estilos e que ficaram conhecidos como os "tradicionalistas". Possuem esse nome por terem criado um estilo caracterizado pelo intimismo, com base nas tradições antigas. É o caso do compositor Benjamin Britten, que se recusou a aderir a qualquer "modinha" da época, e continuou a trabalhar o mesmo estilo de sempre, que se transformava e surpreendia a todos, com resultados originais e sinceros. Suas  melhores  obras são: Serenidade para temor, Trompas e Cordas, Ópera Peter Grimes, Spring Symphony e Um Réquem de Guerra.             
Enquanto o Século 19 foi caracterizado por um único estilo comum a todos os compositores. O século 20 foi uma completa mistura de tendências maravilhosas, que nos  permiti definir como estilos do século 20. As melodias são curtas, angulosas e pontiagudas , as harmonias eram as vezes evitadas, os ritmos são dinâmicos, métricas inusitadas  com mudanças radicais. Aos timbres são incluídos sons exóticos e intrigantes. Eram sons totalmente novos ,  feitos em aparelhagens eletrônicas. Nos anos 50, na França, iniciou-se um estilo chamado  "concreto" que se baseava em sons ou ruídos naturais, para juntar com sons já gravados . Nesse estilo  uma característica importante é que deixaram de se dedicar nas letras para focalizar no som. Os criadores foram: Pierre Schaefer e Pierre Henry na França e Hebert Eimer na Alemanha. A música eletroacústica se caracteriza pelas sonoridades impossíveis de se obter com instrumentos clássicos. O impacto desse estilo foi tão meteórico , que levou a criações de milhares de estúdios por todo o mundo.

História do Techno

Para o significado do nome "techno" há várias teorias .A verdade é que o nome foi usado em épocas diferentes para dar nomes a também gêneros diferentes. Os criadores desse nome foram os integrantes do grupo KRATTWERK que no inicio dos anos 70 criaram a "musica sintética". O uso do nome "techno" eram utilizadas as músicas  feitas por computador , sem uso de qualquer instrumento tradicional. Nos anos 80,  existiram milhares de movimentos desse estilo na Europa que na atualidade são chamados de Electro ou Electronic Body Music .Uma prova grande  dessa influência  é o "Techno Club Frankfurt" fundado em 1984 é que a mais de 14 anos e o templo de dança Techno.
Bibliografias

http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm
http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/historia-da-musica
http://www.slideshare.net/Cristiana1996/musica-na-europa
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-musica/historia-da-musica-10.php

Acessados dia 27/03/2013 ás 14:37

Categories: Share

1 comentários:

  1. Letícia, seu texto ficou dentro da sugestão da pesquisa. Parabéns! Sugiro:
    1º. Reescreva: AS ANTIGAS CIBILIZAÇÕES, FORAM ENCONTRADOS VESTÍGIOS DE INSTRUMENTOS MUSICAIS E DE DANÇAS ACOMPANHADAS DE MÚSICA.// OS DEZ SÉCULOS DE DOMÍNIO DA IGREJA CATÓLICA DIATARIA O DESTINO DAS ARTES NO MUNDO, EM ESPECIAL ADA MÚSICA.// ATÉ A METADE DO SÉCULO XIX,// O SÉCULO XX FOI MARCADO POR// SIMULTANEAMENTE ÀS NOVAS TENDÊNCIAS, ERAM CRIADOS// EM COMUM: REPRESENTAVAM A REAÇÃO// DESSE SÉCULO FORAM// A TODOS OS COMPOSITORES, O SÉCULO XX FOI UMA// ERAM UTILIZADAS AS MÚSICAS// NOS ANOS 80,//.
    Beijos, Eliana.

    ResponderExcluir