Background

Música na América


Por: Thays Martins

A música no século XX sofre muitas transformações devido a vários acontecimentos marcantes que ocorrem nesse período, à música toma um rumo mais revolucionário e mais critico decorrente das grandes guerras e revoluções que marcam o século, também se torna mais popular, pelo desenvolvimento do rádio e de novas formas de tecnologia que ganham amplitude. Tudo isso facilitou para que nascessem novos gêneros e que hoje a música tenha as dimensões que tem. 
A música no continente americano sofreu influência de três grupos: os indígenas, os europeus e os africanos, eis a razão da mistura de ritmo percebida em todo o continente. É inegável, porém, a importância dos norte – americanos para a definição desta diversidade rítmica. 

América do Norte

EUA
Para os Estados Unidos o século começa com o nascimento do jazz, que nasce em Nova Orleans, seu surgimento vem da mistura de ritmos trazidos pelos escravos africanos, um dos primeiros grandes compositores do jazz foi Duke Ellington que nasceu em Washigton em 1899 e morreu em 1974.
Em 1950 uma geração marcada pelo fim da II Guerra Mundial viu-se frente a um ritmo desconhecido que nasce da tristeza do povo, derivado do blues, nasce o rock, um ritmo que logo toma conta do mundo, o primeiro grande sucesso é de 1954, Bill Haley and is comets com a musica “we´re gonna around the clock”.
O artista que mais se destacou no rock foi Elvis Presley, considerado o rei do rock, morre em 1977 com pelo menos 10 tipos de drogas em seu corpo, Elvis apresenta um recorde com 107 canções de sucesso.
Em 1960 Bob Dylan toma as paradas de sucesso com suas músicas que tratam principalmente de questões políticas, trazendo um novo gênero ao rock: a música de protesto.                                                                                                                          Ainda em 1960 surge a música minialista, um estilo que usa-se em suas composições ritmos e repetições.Tem como grande nome Philip glass.
Também em 60 começa o movimento hippie, jovens que tinham como slogan "paz e amor", isso influenciou vários grupos que falavam sobre essa liberdade como, Byrds em “Eight miles high”.                                                                                                      Em 70 surge o Funk, com ritmos dançantes e linguagem agressiva, revela nomes como James Brown, também surge a house música que lança os DJs, um estilo de música que logo daria origem a eletrônica, mostra que não se precisa de instrumentos musicais pra se fazer música, basta ter-se um computador.

Canadá
O século no Canadá começa com o sucesso do pianista Glenn Hebert Gould (25 de setembro de 1932; 4 de Outubro de 1982), que quebra recordes para a música clássica que até hoje ninguém alcançou. Suas musicas são consideradas um marco na história.
A música canadense segue o mesmo ritmo dos EUA, e hoje tem cantores que fazem sucesso pelo mundo todo, como Celina Dion, Bryan Adans, Simple plan e nilckback. Também é lá que se acontece o maior festival de jazz do mundo, Festival Internacional de Jazz.

México
A música no México sofre muitas influencias indígena e de países da América latina como Cuba e Colômbia, no século XX é trazido pelos imigrantes a Cúmbia um bolero que se torna um importante estilo musical em todo o país.
A música pop mexicana também revela muitos sucessos como a banda jovem RBD, e também Luis Miguel e Belinda. No rock o México lançou bandas como Maná e Maldita vencidad.

América Central

Cuba
O mambo nasce em 1938 e hoje faz sucesso não só em Cuba mais em vários lugares do mundo. A salsa também nasceu de uma banda cubana e representa o ritmo dos escravos; o zouk veio das Antilhas e Guiana Francesas e da Santa Luzia.
A Jamaica é o berço de muitos gêneros musicais populares, o mais conhecido deles é o reggae, mas também inclui o Mento, dancehall, ska,rocksteady, dub music, entre outros.
Foi lá que em 1954 nasceu Bob Marley o mais conhecido cantor de reggae que deixou suas músicas imortalizadas na história. Em suas músicas ele procurava retratar a realidade de seu país.
No Panamá em 1977 surge uma forma derivado do reggae, o reggaton, ritmo que até hoje faz muito sucesso no país

America do Sul

Chile
O movimento Nueva Cancion nasce em 1950 e segue como um dos principais ritmos chilenos.
Em 60 na República Dominicana nasce dos ritmos rurais a Bachata.
Colômbia
É colombiana uma das mais influentes cantoras pop do mundo: Shakira, e também Juanes um dos principais cantores latino americano.

Brasil
É no inicio do século XX que o ritmo mais marcante do Brasil, o samba, começa a tomar as proporções que tem hoje. Esse início de século também faz surgir nomes inesquecíveis, como o do maestro e compositor Heitor Vila lobos (05/03/87, RJ – 17/11/59 RJ), Alfredo da Rocha Vianna Jr. (1897 - 1973), o Pixinguinha, um dos maiores flautistas e saxofonista do Brasil, Carmem Miranda, que nasceu em Portugal, mas se eternizou brasileira com o seu jeito único de fazer música que criou um retrato para o Brasil, ela que foi a nossa primeira artista multimídia.
Na década de 30 começa no Brasil a "era do rádio", o que faz com que os artistas se tornem mais conhecidos, por influencia disso, também se inicia a chamada "era de ouro".
Luiz Gonzaga nos anos 40 traz à tona os temas do sertão brasileiro se tornando o “Rei do Baião".
Em 50 começa o movimento chamado "bossa nova" que no inicio era só uma forma diferente de tocar o samba, mais depois foi incrementado outros elementos ao ritmo. Dentre seus maiores nomes estão o de Nara Leão, Carlos Lyra, João Gilberto, Toquinho, Vinícius de Morais e Tom Jobim. Elis Regina considerada pra muitos a maior cantora brasileira de todos os tempos também se destaca nessa década.
Anos 60: o Rock brasileiro explode, o movimento Jovem Guarda liderado por Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.  Esse rítmo  cativa os jovens de todo o país, dando lugar mais tarde ao rock nas garagens que posteriormente descenderia muitas das grandes bandas do rock nacional, ao lado da Jovem Guarda estava a Tropicália, que se destacam Caetano Veloso, Gilberto Gil e o grupo Mutantes.
A partir dos anos 70, começou-se uma valorização da música nacional, como grande destaque o maior roqueiro do Brasil, Raul Seixas.

“Sou o que sou 
porque vivo da minha maneira...
      Você procurando respostas olhando pro espaço,
        e eu tão ocupado vivendo...
     Eu não me pergunto,
Eu faço!”

No Fundo do Quintal da Escola - Raul Seixas

Em 80 o grupo Blit’z explode com a música “Você Não Soube Me Amar”, além de muitos outros talentos como o grupo Barão Vermelho liderado por Cazuza, que é considerado o maior letrista do rock nacional, Tim Maia, Lulu santos e também em destaque o rock de Brasília que ficou conhecida como Capital do rock: Legião Urbana, Paralamas do sucesso, Raimundos e Capital Inicial. Vale destacar que as músicas dessa década tomaram um ar mais protestante devido ao momento político em que o Brasil se encontrava, o regime militar, muitos artistas brasileiros chegaram até a serem presos ou expulsos do país como Chico Buarque.
Nos anos 90 se destacam uma diversidade muito grande de ritmos, no rock temos Cássia Eller, Detonautas e o grupo Charlie Brown Jr que esse ano perdeu o seu vocalista, no samba, Zeca Pagodinho e Alcione, no sertanejo Chitãoxinho e Xororó e Zezé di Camargo e Luciano e no rap Racionais MC’s e o O Rappa.
...
Esse é um pequeno retrato sobre a música nas Américas durante o século XX, mas já se pode perceber a diversidade de estilos e as grandes transformações que ocorreram na música, e assim podemos observar o quanto que a música reflete o que somos, pois ela acompanha o nosso contexto político, histórico e cultural.

Bibliografia:

http://www.culturaemusica.com/pesquisa/rockbrasil.htm
Acessado em: 06/03/13 às 17:22

MUGINI, Ayrton, Breve História do Rock .

Categories: Share

1 comentários:

  1. Thays, você, de fato, soube traçar um perfil evolutivo da música nas Américas. Gostei muito! Sugiro:
    1º. Reorganize os 1º e 2º parágrafos assim: A MÚSICA DO CONTINENTE AMERICANO SOFREU INFLUÊNCIA DE TRÊS FRUPOS: OS INDÍGENAS, OS EUROPEUS E OS AFRICANOS. eIS A RAZÃO DA MISTURA DE RITMO PERCEBIDA EM TODO O CONTINENTE. É INEGÁVEL, PORÉM, A IMPORTÂNCIA DOS NORTE-AMERICANOS PARA A DEFINIÇÃO DESTA DIVERSIDADE RÍTMICA.
    No parágrafo da América Central: A SALSA TAMBÉM NASCEU DE UMA BANDA CUBANA E REPRESENTA O RITMO DOS ESCRAVOS; O ZOUK VEIO DAS aNTILHAS E GUIANA FRANCESAS E DA SANTA LUZIA.
    3º. Coloque com iniciais maiúsculas: Você Não Soube me Amar.
    4º. Observe: EM 1954,// , O MAIS CONHECIDO CANTOR DE REGGAE,// NO PANAMÁ, EM 1977,// EM 60, NA REPÚBLICA DOMINICANA, NASCE DOS RITMOS RURAIS A BACHATA.// TRAZ À TONA// EM 50,// ESSE RITMO CATIVA OS JOVENS DE TODO PAÍS, DANDO LUGAR MAIS TARDE AO ROCK DE GARAGEM// QUE SE DESTACAM CAETANO VELOSO// EM 80,// NOS ANSOS 90,// PERDEU SEU VOCALISTA;// NO SAMBA,// NO SERTANEJO,// PEQUENO RETRATO...
    Boa refacção... beijinhos, Eliana.

    ResponderExcluir