Background

Teatro na Oceania


Por: Vitoria Ramos


As artes oceânicas, influenciada pela Austrália, se expressavam principalmente pelas tradições das civilizações indígenas antigas, transmitidas oralmente, contando histórias e suas cerimônias, que a partir de sua colonização trazia um temas que mostrassem cenários naturais que continua sendo uma das maiores inspirações dos artistas.
A primeira marca do teatro vem ainda de sua colonização. As atuações das peças vieram de presos ingleses que eram mandados para as colônias quando agitavam e ameaçavam a ordem na Inglaterra. A Austrália foi um dos palcos desses interpretes amadores, que atuaram algumas peças clássicas da Europa na época. 
Os artistas da Austrália e da Oceania se baseiam de maneira bastante abrangente nas artes desenvolvidas nos Estados Unidos e Europa moderna, que incluía a arte expressionista:   movimento artístico criado na Alemanha, que tinha como gosto clássico Greco-romano e passou a transmitir a arte popular primitiva e exótica, vinda da África, Oceania e Extremo Oriente. A arte indígena da Austrália é o único movimento de arte do país que tem importância internacional e o “ultimo grande movimento de arte do século XX”.
As primeiras peças foram inspiradas nas mais ricas cerimônias das tribos nativas, entre elas está a da tribo dos aborígenes, que tiveram interpretado o “Corroboree”, nome dado pelos colonizadores europeus do país que “imitava” a palavra aborígene caribberie. O cerimonial Corroboree, eram performances feitas de forma abertas, no qual as canções e danças são altamente estruturadas que requerem uma grande quantidade de conhecimento e habilidade para executar.
Atualmente o teatro na Oceania, é representado basicamente por musicais e óperas, fazendo com que a população ajude ainda mais nas organizações teatrais, afinal Australianos são extremamente apaixonados por qualquer movimento de arte, e são exclusivamente frequentadores de teatros e musicais. Muitas companhias de artes atuantes na Austrália recebem ajuda financeira do Conselho Federal de Artes, ou seja, do Governo, que inclui as companhias de teatro de cada estado.  Um dos mais conhecidos edifícios de teatro é o Teatro de Sydney, ou Sydney Opera House, um grande símbolo da Austrália, localizada na capital Sydney.
Percebe-se que a arte Oceânica conhecida pelas artes indígenas aborígenes, é demonstrada pela junção de civilizações antigas que não tinha acesso uma a outra antes de sua colonização, feita pelos Ingleses, que também contribuíram para a evolução das artes, também trouxe diversas formas étnicas da Ásia, que desenvolveram a sua arte, técnica submetidas à paisagem natural de cada região.

Texto baseado pelas fontes:

http://www.australia.com/pt-br/explore/events/australian-theatre.aspx    http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93pera_de_Sydney http://pt.wikipedia.org/wiki/Austr%C3%A1lia#Artes

Categories: Share

1 comentários:

  1. Vitória,
    mesmo ainda preso à linguagem da pesquisa, seu texto trouxe as informações necessárias. Sugiro:
    1º. Substitua a expressão POR FIM por PERCEBE-SE, no último parágrafo.
    2º. Reescreva: HOJE EM DIA,//
    Beijinhos,
    Eliana.

    ResponderExcluir