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O poder transformador da arte no continente africano

Por: Larissa Cristina de Carvalho

Ao longo da história, diversidade cultural e socioeconômica do continente africano influencia diretamente a arquitetura e a escultura, que se transformaram ao decorrer da história. Essas artes altamente utilitárias visam o uso de materiais encontrados na região, com características predominantemente religiosas e voltadas para a natureza.


     

É comum as tribos possuírem um mesmo tipo de casa não como expressão de igualdade, mas por pertencerem ao mesmo grupo. As cidades mais desenvolvidas contam com uma maior infraestrutura o que as tornam mais modernas e urbanizadas que o restante do continente que vive em extrema pobreza.


 
       Com muitos resquícios das antigas civilizações pela quais foram colonizadas, as cidades do continente africano apresentam uma arquitetura civil e religiosa, herdadas dos romanos e islâmicos. Representadas por muralhas e templos que foram construídos para proteger o território de invasões constantes e guerras, e também ressaltar o poder da fé que foi introduzida nesse povo.
 

Na parte menos desenvolvida do continente, a arquitetura é simples, com construções principalmente de barro e fibras secas tecidas, que representa a simplicidade e as diferenças em relação aos grandes centros. Por possuir uma cultura nômade muitos povos utilizam apenas folhas e madeiras para construir suas moradias.


 


As esculturas são utilizadas como ornamentos ou expressões de rituais familiares, cenas tradicionais do povo e divindades religiosas. Muito conhecidas no mundo todo, influencia a arte de outros países como, por exemplo, Alemanha e Brasil.
 


Feitas principalmente de terracota, argila, madeira e outras matérias primas encontradas nas regiões, as esculturas são confeccionas pelos povos e transmitidas de geração em geração, disseminando a cultura popular em todo o continente.

 

Na região ocidental, esta arte é voltada para a confecção de instrumentos, objetos mobiliários e cabeças gigantes. Esta região é importante para a cultura africana, pois foi ali que encontraram as primeiras esculturas do continente, feitas pelos povos NOK.

 
       Na parte oriental da África, a população conserva uma arte sóbria e voltada para as formas geométricas e abstratas. Tendo como tema principal á fecundidade e o culto aos ancestrais. Um representante dessa arte é os povos Bambarras.
 
        As máscaras são outras manifestações das esculturas africanas, que são geralmente utilizadas em rituais. Feitas com madeiras leves e claras são usadas por dançarinos e enfeitadas com penas e panos.

 

Desta forma, pode-se observar o valor histórico e cultural africano que se utiliza de crenças e conhecimentos de outras culturas para transformar o espaço e a arte, mostrando com isto seu potencial em adequar-se ao local que estão inseridos. Apesar de serem conhecidos pelo péssimo desenvolvimento humano, os africanos demonstram sua preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos, influenciando não só a população local, mas também o restante do mundo.


Bibliografia:

http://www.embaixadadaargelia.com.br/argelia/cultura/argelia-terra-de-arte-e-historia/ acessado dia 23/03/2013 às 14h20min
http://pt.wikipedia.org/wiki/Djerba#Arquitetura_civil_e_religiosa acessado no dia 24/03/2013 ás 15h47min.
http://artedafrica.blogspot.com.br/ acessado no dia 24/03/2013 ás 16h33min.
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=331 acessado no dia 26/03/2013 ás 16h55min.
http://africa-cultura.blogspot.com/2010/06/pintura.html
Acessado no dia 27/03/2013 ás 18h47min.

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1 comentários:

  1. Larissa, no conjunto seus textos trouxeram informações importantes. Sugiro:
    1º. Reduza o tamanho das imagens; apesar de elas estarem muitíssimo boas, estão grandes em excesso.
    2º. Reescreva: AO LONGO DA HISTÓRIA,// NA PARTEMENOS DESENVOLVIDA DO CONTINENTE,// POR POSSUÍREM UMA CULTURA NÔMADE, MUITOS POVOS UTILIZAVAM// NA REGIÃO OCIDENTAL,// NA PARTE ORIENTAL DA ÁFRICA,// DESTA FORMA,// E A ARTE, MOSTRANDO SEU POTENCIAL E...//
    Beijinhos,
    Eliana.

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