Background

Literatura europeia


Por: Maria Vieira


A literatura europeia exerceu papel fundamental na história da humanidade. O século XIX destaca-se por ser um dos períodos mais essenciais de toda a literatura pois foi a fase da formação de várias tendências literárias modernas e na criação de algumas vertentes do modernismo no século XX.
O Romantismo, um dos movimentos que surgiu nessa época teve origem no final do século XVIII na Alemanha. Foi um movimento artístico, político e filosófico e se caracterizou por ter uma visão de mundo diferente ao racionalismo e ao iluminismo, além de buscar um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. Os escritores românticos valorizavam o individuo e seus sentimentos, acreditando que a realidade das coisas poderia ser explicada através apenas do estudo das suas próprias emoções. Escritores como Walter Scott, Victor Hugo e Almeida Garrett são exemplos de autores com uma visão de individualismo, característica romântica. Já Byron, Alfred de Musset são considerados ultra-românticos demonstrando o apego ao intimismo e a valores extremados, trazendo consigo o culto do egocentrismo vazado de melancolia e pessimismmo. Após 1830 o Romantismo decai, abrindo caminho para temas mais reais e objetivos, apesar de posteriormente ainda encontrar-se resquícios do movimento.












Livro original 
publicado em 1862














O principal movimento pós-romântico é denominado Parnasianismo. Essa corrente originou-se na França e caracterizou uma escrita oposta a encontrada no Romantismo, pois é assinalada por uma visão clara da  realidade. Os poetas parnasianos buscavam abordar temas cotidianos de maneira  objetiva. Essa fase é considerada, na verdade, a transição entre o Romantismo e o Realismo. Alguns autores importantes são: Théophile Gautier, Leconte de Lisle, Théodore de Banville e José Maria de Heredia. Apesar de apresentarem diversas tendências estes tinham um denominador comum: a rejeição ao lirismo como credo.
A passagem para o Realismo é definitivamente dada através da publicação de Madame Bovary, de Gustave Flaubert em 1857. O Realismo estende-se nas obras de Guy de Maupassant na França, Giovanni Verga na Itália e Eça de Queiroz em Portugal. No entanto, percebe-se posteriormente que para grandes escritores o Realismo teve sua irrelevância, sendo que eles apresentavam preferência por uma literatura voltada para a vida social e a análise psicológica.

 












Livro publicado em 1857 por Gustavo Flaubert






















  • Com uma análise mais crítica conseguimos destacar nomes fundamentais para a literatura modernista, sendo estes lembrados e estudados até os dias atuais. Nomes como:
  • ·         Fernando Pessoa, que foi um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo em Portugal. Fernando Pessoa usou em suas obras diversas autorias. Usou seu próprio nome para assinar várias obras e pseudônimos (heterônimos) para assinar outras. Os heterônimos de Fernando Pessoa tinham personalidade própria e características literárias diferenciadas. Aguns deles: Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro. Algumas de suas obras mais importantes são: Quando ela passa (1902), Navegar é preciso (1911), Autopsicográfia (1930).
  • ·         José Saramago iniciou sua atividade literária em 1947, com o romance “Terra do Pecado”, só voltando a publicar (um livro de poemas) em 1966. Recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, ele foi o primeiro autor de Língua Portuguesa a receber tal prêmio. Entre seus outros livros estão os romances: O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986), Ensaio sobre a Cegueira (1995), Todos os Nomes (1997), e O Homem Duplicado (2002); a peça teatral In Nomine Dei (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos Cadernos de Lanzarote (1994-7).
  • ·         Tolstói foi um dos grandes mestres da literatura russa do século XIX. Suas obras mais famosas são Guerra e Paz, sobre as campanhas de Napoleão na Rússia, e Anna Karenina, onde denuncia o ambiente hipócrita da época e realiza um dos retratos femininos mais profundos e sugestivos da Literatura.
  • ·         Dostoiévski foi um escritor russo do século XIX. É considerado um dos maiores romancistas de todos os tempos. É um dos pais do existencialismo (escola literária e filosófica que defente da liberdade individual, subjetividade e responsabilidade do ser humano). Escreveu novelas, contos e romances que são lidos por pessoas do mundo todo. Principais obras: Gente Pobre (1846), O sonho do príncipe (1859), Humilhados e ofendidos (1861), Crime e Castigo (1866), entre tantas outras.




Após 1945, período posterior a 2ª Guerra Mundial é visível a ausência de grandes nomes na literatura. Devido a decorrência da guerra, os progressos políticos e tecnológicos "impossibilitaram" a leitura e escrita, consequência dos meios de comunicação.
Por fim, embora a carência de grandes nomes e apesar desta arte aparentemente encontrar-se numa fase transitória consequente da variedade de assuntos e estilos característicos do momento, é possível que uma nova literatura esteja se formando.

Bibliografia
http://www.suapesquisa.com/literatura/
acessado em 25/03/2013 ás 19:40
http://www.historiadomundo.com.br/francesa/literatura-francesa.html
acessado em 25/03/2013 ás 19:50
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo
acessado em 26/03/2013 ás 20:30
http://pt.wikipedia.oorg/wiki/Parnasianismo
acessado em 26/03/2013 ás 21:00
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo
acessado em 26/03/2013 ás 21:50

Categories: Share

1 comentários:

  1. Maria, você se esqueceu de nomes fundamentais para a literatura europeia como: FERNANDO PESSOA, TOLSTÓI, DOSTOIÉVSKI, JOSÉ SARAMAGO, VARGAS LHOSA, GABRIEL GARCIA MARQUES e tantos outros.
    Sugiro a refacção.
    Beijinhos, Eliana.

    ResponderExcluir