Background

Pintura Asiática


Por: Leonardo Matheus

A pintura asiática dos séculos XX ao XXI se caracteriza muito pela religiosidade, principalmente na Índia e na Tailândia, por movimentos artísticos que se expandiram da Europa para a Ásia como o abstracionismo,o cubismo etc., Rússia e Japão, por exemplo, e as características únicas da China.
A pintura japonesa vem crescendo muito desde 1814, principalmente para o publico jovem, com o surgimento do mangá que são revistas em quadrinhos, como as americanas, porém com características exclusivamente japonesas como os olhos grandes, e cabelos pontudos.
O mangá desde seu surgimento ganhou muito espaço entre o publico jovem por suas historias heroicas bem humoradas e às vezes com um toque sinistro. Foi em 1916 que essas histórias começaram a ser transformadas em animações, os chamados animes, então basicamente após a década de 20 que essas historias japonesas começaram a se espalhar conquistando os jovens de todo mundo.
Nós do Brasil ouvimos falar muito especialmente de quatro desses animes, mas que também fizeram, e fazem muito sucesso, Dragon Ball que teve seu manga criado no ano de 1984 e seu anime no ano de 1986, Cavaleiros do Zodíaco que foi criado em 1986 tanto o manga quanto o anime, Pokémon que já foi criado em anime no ano de 1997 e Naruto que foi criado seu mangá em 1999 e seu anime em 2002.
A pintura indiana desde os tempos antigos se se caracteriza muito a pintura religiosa retratando seus deuses como Ganesha, Brahma, Rama, Shiva, etc.

As pinturas tailandesa e tibetana assim como na índia retratam muito a religiosidade. Tanto na Tailândia quanto no Tibet se vê as varias facetas de Buda.
Na Rússia a pintura foi muito influenciada pelos países europeus seguindo movimentos como o simbolismo, o impressionismo, o cubismo, o expressionismo e a arte abstrata tendo como um dos seus principais artistas nacionais Wassily Kandisnky. Mas em 1932, Stalin impôs o decreto sobre a reconstrução das organizações literárias e artísticas já que o partido comunista não gostava muito do movimento modernista fazendo com que os artistas russos seguissem o realismo socialista retratando a realidade daquela época revolucionária.
Apesar de retratar coisas diferentes, conforme suas dinastias, a China não muda suas características como a utilização do traço como forma de expressão, e o que diferencia a pintura chinesa das demais, o uso da barra de tinta solida e água, assim o artista pode deixar a tinta mais escura ou mais clara atingindo diversos tons dando pra pintura chinesa um visual único.
Os principais pontos artísticos da Ásia estão situados nos países citados acima, assim suas características se espalham para o resto do continente.

Dragon ball-anime japonês
Chang Dai-Chien artista chinês
“Bête sur fond noir” Kandinsky-pintura russa
Pintura tailandesa representando Buda
Cena de casamento -  Lord Ganesha, Índia


Referencias:


http://www.cao.pt/surya/jv_27_1.htm
http://otakuworldnews.wordpress.com/2007/10/08/historia-do-manga-2/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_chinesa#Pintura_da_Dinastia_Qing_.281644_-_1911.29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_na_R%C3%BAssia#Modernismo
http://blogillustratus.blogspot.com.br/2010/08/pinturas-indianas.html
http://yishushi.wordpress.com/2011/05/03/breve-iconologia-da-arte-budista-tibetana-2/

Categories: Share

1 comentários:

  1. Leonardo, a linguagem do seu texto ainda está muito presa àquela dos sites pesquisados. Sugiro:
    1º. Reveja a grafia de PÚBLICO E HISTÓRIAS.
    2º. Reescreva: DOS SÉCULOS XX E XXI// O CUBISMO ETC;// COMO JÁ DISSE,// MEIO SINISTRO. MAS FOI EM 1916// NA RÚSSIA//.
    Beijinhos,
    Eliana.

    ResponderExcluir