Background

Cinema Asiático


Por: Fernanda Nicolle Santos Silvano


O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas que nele se refletem e que, por sua vez, as afetam. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinando-se a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos.
O cinema asiático apresenta uma diversidade excepcional em seu território, com diferentes culturas étnicas e religião ainda maiores que da Europa e da América do Norte. Isso irá influenciar muito o conteúdo dos filmes e a estrutura das indústrias cinematográficas locais.
O cinema asiático é dividido em cinema do leste asiático, cinema sudeste asiático, cinema do oeste asiático e cinema do sul asiático. Os principais países da indústria cinematográfica da Ásia são China, Japão, Índia Hong Kong e Coreia do Sul.
O cinema do leste da Ásia que abrange China, Taiwan, Japão e Coreia do Sul, tem uma produção que não depende da promoção do autor, por ser economicamente bem sucedido. Nesse continente o ator é mais valorizado do que o diretor, e chega a levar a pré-venda do filma em alguns países, principalmente o Japão. A presença do astro é tão grande que nos países os DVDs são organizados conforme os atores principais e não em ordem alfabética ou por diretores. A maioria dos filmes não se presta à classificação ocidental por gênero, pois mistura uma variedade de gêneros.
Mas o cinema asiático precisa de uma boa base para operar na esfera internacional e até mesmo nacional, mesmo que ainda exista uma distância muito grande entre o leste da Ásia (que abrange os principais países do cinema asiático) e o Ocidente para dar apoio maior para a produção cinematográfica. 


Bibliografia:
site:http://books.google.com.br/books?id=ur3KmNheYKkC&pg=PT37&dq=cinema+do+mundo:+asia&hl=en&sa=X&ei=p0pbUefmMIbc9QTUqoD4AQ&ved=0CD4Q6AEwAw acessado em 02/04/2013

Categories: Share

1 comentários:

  1. Fernanda, seu texto ficou bom, mas faltou colocar o nomew de alguns importantes filmes dando ênfase aos atores. Sugiro:
    1º. Reveja a grafia de AMÉRICA;
    2º. Reescreva: ...E RELIGIÕES AINDA MAIORES QUE DA EUROPA E DA AMÉRICA DO NORTE.// , QUE ABRANGE CHINA, TAIWAN,...//POR SER ECONOMICAMENTE BEM SUCEDIDO.// NÃO SE PRESTA À CLASSIFICAÇÃO// PARA DAR APOIO MAIOR PARA A...//.
    3º. Retire o trecho que começa em POIS ESTABELECE até SUCEDIDA e DESTA FORMA;
    4º. Reescreva o último parágrafo assim: MAS O CINEMA ASIÁTICO AINDA PRECISA DE UMA BOA BASE PARA OPERAR NO...

    ResponderExcluir