Background

Teatro na Ásia


Por: Caio Gliosci

 

 A arte Nô é a mais famosa e legítima arte japonesa, criada no século XVI pelo dramaturgo Kan’ami, passou a ser administrada após sua morte pelo filho Zeami. É uma fusão do teatro, da música, do drama e da poesia. Nô possui uma linguagem formal e com predominância aos aspectos simbolistas, portanto desprezando os aspectos realistas. foi a primeira forma mais completa, dois papéis principais Shite: era uma personagem mascarada que recita, canta e dança; 2ª Waki que era a personagem contra ao Shite. No teatro Nô existe o Jú que é o coro e os figurantes, existem os músicos: três tambores e uma flauta; Kokém: que era quem entregava os adereços aos atores.



Kabuki

O Kabuki é uma das formas mais tradicionais de teatro japonesa, originada no período Edo, no começo do século XVII. A palavra “Kabuki” foi criada por Okuni, uma incrível dançarina, é a junção de 3 ideogramas chineses; “ka”, “bu” e “ki”, que significam respectivamente: cantar, dançar e representar. Inicialmente, o Kabuki tinha como principais personagens, cantores e dançarinas, era uma espécie de drama leve. Eles eram acompanhados por instrumentos tradicionais japoneses, tais quais o shakuhachi (flauta de bambu japonesa), o shamisen e a biwa (instrumentos de cordas).
Essa forma de teatro era cultivada principalmente pelos mercadores da época. Buscavam expressar seus ideais nas peças, faziam críticas à sociedade, ao governo e à fatos históricos, através de sátiras, ironias e dramas. Tendo em vista a revolta social, o Kabuki tinha como tema principal, a insatisfação dos mercadores com a classe samurai e o sistema feudal, pois a classe mercantil, usufruía e abusava de alto poder econômico mas ainda devia o respeito aos seus superiores. Além disso, o Kabuki falava sobre o dia-a-dia da classe plebeia.
         A época, as atrizes eram a atração maior, pois suas danças e sua beleza atraíam um número enorme do público. Muitas dessas mulheres tornaram-se mais tarde prostitutas.
Entretanto, o que mais atraía o público da época eram as atrizes. Através das danças enfaticamente sensuais, o público do Kabuki comparecia a esses eventos não mais pela atuação em si, e sim pela beleza dessas mulheres. Prova disso é que muitas delas eram prostitutas.
Logo que surgiu, o Kabuki se expandiu e se popularizou, assimilando características de todas as formas teatrais que já existiam no Japão. O Kabuki extraiu técnicas e repertório para tornar-se, assim, a forma de teatro mais popular do Japão, ainda nos dias de hoje. 

Kyogen

Um dos primeiros teatros modernos , surgiu no século XIV no Japão, é apresentado tradicionalmente apenas por homens e é uma alternativa cômica, diferentemente do Nô que é de natureza musical. O Kyogen tem o diálogo com uma linguagem coloquial como centro e é apresentado em um tempo curto, mas intenso e suficiente para alcançar o objetivo da peça, pois retrata com uma maneira humorística fatos do cotidiano, mas sem deixar de lado a elegância e irreverência, sendo também bem dinâmico. Contando apenas com acessórios de mão, não necessita de cenários elaborados, e a atuação conta com todos os tipos de expressões, incluindo mudança de cenário e tempo. Sua vestimenta é formada normalmente sem o uso de máscaras ou maquiagens bem elaboradas, mas suas roupas têm grande predominância aos tempos antigos. 

Bunraku
O teatro Bunraku, surgiu por volta do fim do século XVI, vem de uma derivação do teatro Osaka, que é muito popular “Bunrakuza”, por apresentar peças de mesmo gênero. Pode ser também chamado de Ningyo (boneco ou fantoche) Joruri (estilo e canto), o teatro Bunraku se baseia em um teatro de bonecos feitos de madeira, e alguns chegam até dois metros de altura. Os bonecos eram controlados apenas por um titereiro mas ao passar dos tempos foi aperfeiçoando e até os dias de hoje são três titeriros:
*Central: Sobre tamancos altos insere sua mão esquerda no orifício do quadril e segura a haste do pescoço entre o polegar e o indicador. Utiliza 3 dedos da mão para manipular os fios que dão movimento aos olhos, a boca e a sobrancelha. Sua mão direita é utilizada para mover o braço direito do boneco.
*Esquerda: É o assistente, manipula o braço esquerdo do boneco, tendo total sintonia com o titeiro central, observando principalmente os movimentos da cabeça do boneco.
*Pernas: Este titeiro fica com as pernas dobradas e controla as pernas e os pés do boneco, mas, como via de regra bonecos femininos não têm pés, este deve criar a ilusão de pernas e pés, movendo a barra do quimono com suas mãos e braços.
Os bonecos são produzidos nos mínimos detalhes e assim tem expressões faciais muito bem elaboradas, é necessário, pois há movimentos em todo o corpo e até nos olhos, sobrancelhas e na boca.
Na apresentação, o narrador é de extrema importância, pois descreve grande parte da peça - o ambiente, cenário, as cantorias e as ações dos personagens.
No século XVIII, por ter uma duração muito extensa de em média 5 horas e o surgimento de novas técnicas com teatros de bonecos, o Bunraku entrou em decadência, mas já no século XX ele voltou à tona com técnicas sofisticadas. Além de ele ser bastastante preservado atualmente é um patrimônio cultural do Japão.


Teatro na Tailândia

O teatro tailandês, utiliza a dança tradicionalmente e se distingue em cinco tipos:
*Lakhon: é uma dança tailandesa bastante popular em que representa diversas histórias populares de vários temas do Ramakian. No começo, o Lakhon era apresentado somente no Palácio Real e por mulheres, já depois o Lakhon nok (exterior) era apresentado em qualquer lugar e tinha a participação tanto de homens quanto mulheres em seus espetáculos.
*Nang Talung: muito famoso, popularmente conhecido como teatro das sombras, surgiu na Malásia, suas marionetes são fabricadas com pele de búfalo e disfrutam de histórias clássicas e populares.
*Likay ou Likhe: é basicamente a mistura de folclore com a música clássica tailandesa, usam histórias e lendas populares como tema. Os espetáculos são muito grandes e fantásticos pois às maquiagens e vestimentas são muito bem cuidadas e elaboradas.
*Khon: antigamente, era o espetáculo mais conhecido e é somente interpretado apenas por homens e apenas em ocasiões especiais, porém, hoje já é interpretado por homens, mulheres, macacos e demônios e pode ser visto apenas no Teatro de Bangkok e no Teatro Real Chalermkrung. Os atores que dançam cenas, utilizam máscaras e são acompanhados de músicas projetadas através de tambores, sinos, gongos, xilofones e flautas. 








































Teatro de Sombras

O Teatro de Sombras é uma arte legítima do Oriente, através de um foco de luz aceso atrás de uma tela branca, imagens são projetadas para contar e realizar uma história. As figuras recortadas podem ter várias formas e são de silhuetas humanas, animais ou de objetos em papel. É uma das coisas mais tradicionais da China, leva consigo um legado de muitos anos e é considerada uma arte milenar. Tem como intenção aumentar a amizade e o respeito entre as pessoas, e a solidariedade à natureza. Sua origem é incerta, pode ter sido na China ou na Índia, e cada país desses, tem suas respectivas características, sendo que no China é a pedagógica, mas segundo a lenda, é que o Imperador da dinastia Han, teve sua bailarina predileta morta, mas acreditava em arte das magias, então pediu para que o mágico trouxesse a bailarina de volta ao “Reino das Sombras” , caso contrário seria decapitado, imposta essa exigência, o mago fez de sua imaginação sua salvação e usou pele de peixe para que ela ficasse semelhante a uma silhueta de uma bailarina, logo após, usou uma cortina branca esticada sobre o campo onde o sol se filtrava, e com a presença de toda a corte na varanda o mago utilizou o som de uma flauta e evoluiu à sombra da silhueta da bailarina, todos acreditaram que era real e ficaram alucinados com total semelhança.
São usadas pele de animais ou papelão para produzir as marionetes e a sombra delas é projetada sobre um tecido, e são perfeitamente movimentadas e reproduzidas por um marionetista e um manipulador solista, que ficam por trás do pano, para que assim a plateia os veja e pense que aquela silhueta projetada seja verdadeira. E para tudo ocorrer de maneira correta o tempo de aprendizado é longo e rigoroso, são feitos vários exercícios de manipulação, mas para que o aprendiz se forme é preciso ter o domínio necessário da dramaturgia e saiba produzir as silhuetas. A origem pode ser dada como, de acordo com lendas hindus, Vishnu reencarnou na terra pela sexta vez na forma de Parasurama, com o objetivo de proteger a devida supremacia espiritual e social da casta dos Brâmanes. Abandonou sua trajetória sangrenta, após inúmeras guerras, e de forma simbólica, lançou seu machado ao mar e com este golpe, sua arma cai ao Sul da Índia e sua violência fez emergir uma faixa de terra a qual Parasurama chamou de Malabar. Foram levadas várias famílias Brâmanes para esta terra sagrada com o objetivo de povoamento, formaram uma sociedade extremamente religiosa e ritualística.
O intenso comércio de especiarias e o ouro negro atraiam viajantes de todo o mundo, e assim, misturavam-se diferentes culturas à forte religiosidade do lugar e a tradição por grandes rituais e a constante presença de elementos dramáticos, surgiu a mais rica forma teatral da Índia : O teatro Kathakali.
O Kathakali é apresentado apenas na época das monções, nas celebrações religiosas de agradecimentos, e recebeu grande influência de artes marciais de Kerala, e é representada por uma simples melancolia. Contrapondo isto, beijar, comer, dormir e gritar são considerados indelicados.
O palco do Kathakali é composto por apenas uma lamparina movida por óleo de coco, e o figurino dos atores é determinado como a natureza do personagem, e por ser bem elaborado, os atores levam mais ou menos cinco horas para estarem prontos.
























Ópera de Pequim (China)

A Ópera de Pequim, é a ópera mais importante que surgiu no século XIX, e leva características como os elementos trágicos e cômicos que são unidos com danças, sons músicas, sons de tambores, instrumentos de sopro, literatura, cantos, malabarismo e até mesmo artes marciais. Com narrações poéticas e acrobáticas vemos uma forma dramática de apresentação de seus contos e lendas populares, com a linguagem usada no cotidiano.
As óperas mais antigas são representadas em mandarim arcaico, mas alguns teatros tem subtítulos em inglês disponíveis. Os figurinos são bastante produzidos e servem para diferenciar a classe social do personagem. As cores tem um significado essencial e específico, por exemplo o branco, que significa mentira, o preto, atrevimento e cores douradas e prateadas representam figuras divinas.
Os atores do gênero possuem diferentes habilidades e domínios e por isso levam muito tempo para aperfeiçoar, os estudos são longos e difíceis. Um dos melhores teatros da capital para assistir a um bom espetáculo é o Teatro ChangAn.


Bibliografia:
http://www.wikipedia.com.br
https://www.google.com.br/search?q=opera+de+pequim&rlz=1C1CHNQ_pt-brBR529&aq=f&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=0ypbUd_wJZTe8wTnjIDQBw&biw=1600&bih=756&sei=zixbUZuuLObc4AO97IGABQ#imgrc=_
http://portuguese.cri.cn/152/2007/08/22/1@73770.htm
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/kathakali.htm
https://www.google.com.br/search?q=khon+teatro&rlz=1C1CHNQ_pt-brBR529&aq=f&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-PT&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=hAVbUfzjJZHc8ASo8YCQBg&biw=1600&bih=720&sei=iAVbUc_FEZPF0AHOsIH4Ag#um=1&hl=pt-PT&rlz=1C1CHNQ_pt-brBR529&tbm=isch&sa=1&q=teatro+das+sombras+oriente&oq=teatro+das+sombras+oriente&gs_l=img.12...0.0.8.5306.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0...1c..8.img.SPFC18Kpz3E&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.44697112,d.dmQ&fp=ea1803fa4e1335da&biw=1600&bih=756&imgrc=RWFjzIFk-T9f9M%3A%3BzUJH_OGgfQgXFM%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F_aWyDEBQ9qeE%252FSl1eU7kHjXI%252FAAAAAAAAAFQ%252FEmThiOJuDxo%252Fs400%252FAA.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fe-tudo-de-bom.blogspot.com%252F2009_07_01_archive.html%3B308%3B400
http://en.wikipedia.org/wiki/Ky%C5%8Dgen
http://en.wikipedia.org/wiki/Noh_theatre
http://en.wikipedia.org/wiki/Shadow_Theatre

Visitados em 29/03/2013




Categories: Share

1 comentários:

  1. Caio, as informações são interessantes, mas estão muitíssimo presas à linguagem do material pesquisado. Sugiro:
    1º.Reveja a grafia de DIA A DIA, pois após o último acordo ortográfico esta palavra perdeu o hífen.
    2º. Coloque as imagens em uma apresentação mais diminuta, pois aproveita melhor o espaço.
    3º. Reescreva: A ARTE NÔ É A MAIS FAMOSA E LEGÍTIMA ARTE JAPONESA. CRIADA NO SÉCULO XVI PELO DRAMATURGO KAN'AMI, PASSOU A SER ADMINISTRADA APÓS SUA MORTE PELO FILHO ZEAMI. É UMA FUSÃO DO TEATRO, DA MÚSICA, DO DRAMA E DA POESIA.// E COM PREDOMINÂNCIA DOS ASPECTOS SIMBOLISTAS E DESPREZO PELOS REALISTAS. FOI A PRIMEIRA FORMA...// A FATOS HISTÓRICOS// POIS A CLASSE MERCANTIL USUFRUÍA// À ÉPOCA, AS ATRIZES ERAM A ATRAÇÃO MAIOR, POIS SUAS DANÇAS E SUA BELEZA ATRAÍAM UM NÚMERO ENORME DO PÚBLICO. MUITAS DESSAS MULHERES TORNARAM-SE MAIS TARDE PROSTITUTAS.// SOBRE TAMANCOS ALTOS,// E TÊM EXPRESSÕES FACIAIS// O TEATRO TAILANDÊS UTILIZA//.
    Bom trabalho! Beijinhos,
    Eliana.

    ResponderExcluir