Background

Música na África



Por: Jessica Vieira dos Santos



O continente africano é uma verdadeira fonte de riquezas culturais que influenciaram e influenciam de certa forma a cultura universal. Esse fato não poderia ser diferente, pois a África abriga um aglomerado de países com conhecimentos culturais variados. Contudo uma das dificuldades encontradas por essas populações em compartilhar suas diversidades, deve-se também ao preconceito impostos por algumas nações que se julgam melhores e superiores. A música, que está diretamente relacionada a dança, desde o início foi um tipo de linguagem muito utilizada pelos africanos.
Quando comentamos sobre a cultura africana um grande número de pessoas, que não tem conhecimento sobre esta, ainda estranham, pois reconhece este continente apenas por sua extrema pobreza. Isso porque além de fatores como a forma que o continente foi colonizado (um fato que deixou resquícios até hoje), a mídia promove uma ideia de inferioridade á seu respeito. Fazendo com que os indivíduos ignorem, uma das mais ricas e diversificadas culturas artísticas do mundo.
A música sempre esteve presente na África, no entanto, antes estava mais voltada para questões religiosas e sociais, era utilizada em rituais como: casamentos, batizados, período de colheita e caça, e até quando ocorria a morte de um indivíduo do grupo. Hoje esta relação ainda está presente, mas a partir do século XX, além do foco religioso a música africana  começou a desenvolver-se simplesmente por lazer e diversão.
A criação de novos instrumentos musicais foi uma das mais importantes colaborações dos africanos para o desenvolvimento de novos ritmos musicais. Esses instrumentos são extremamente originais, pois era utilizada matéria prima simples na confecção destes. Por consequência do perverso tráfico de escravos africanos, esses gêneros musicais deram origem a muitos outros estilos atuais. Alguns gêneros musicais coloniais de influência africana, como o lundu,  deram  origem à base rítmica do samba, choro, bossa-nova, maxixe e outros gêneros musicais extremamente importantes para a formação cultural da música brasileira.
Desta forma, percebe-se que apesar das inúmeras barreiras sociais, políticas, ideológicas e econômicas impostas pelos outros continentes, a música africana, nos dias atuais, vem ganhando seu espaço por sua originalidade e criatividade. 

















Referências:
http://www.viajenamusica.com.br/2011/04/musica-da-africa.html
http://artedafrica.blogspot.com.br/2009/12/musica-africana.html
Visitados em 29/03/2013 às 18:15

Categories: Share

1 comentários:

  1. Jéssica, você poderia ter colocado as influências musicais da música africana em outros países como, por exemplo, o Brasil. Sugiro:
    1º. Reveja a grafia de TRÁFICO.
    2º. Reescreva: CONTUDO,// A MÚSICA, QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA À DANÇA,// QUANDO O ASSUNTO É A ÁFRICA, UM GRANDE NÚMERO DE PESSOAS AINDA ESTRANHAM, POIS RECONHECEM ESTE CONTINENTE APENAS POR SUA EXTREMA POBREZA. IGNORAM, NO ENTANTO, QUE POSSUI UMA DAS MAIS RICAS E DIVERSIFICADA CULTURA ARTÍSTICA, E QUE A MÚSICA É UMA DESSAS RIQUEZAS.// , ALÉM DO FOCO RELIGIOSO, // PERCEBE-SE QUE, APESAR DAS INÚMERAS BARREIRAS SOCIAIS, POLÍTICAS, IDEOLÓGICAS E ECONÔMICAS IMPOSTAS PELOS OUTROS CONTINENTES, A MÚSICA AFRICANA, NOS DIAS ATUAIS, VEM GANHANDO SEU ESPAÇO, POR SUA ORIGINALIDADE E CRIATIVIDADE.
    Beijinhos,
    Eliana.

    ResponderExcluir