Background

Arquitetura e Escultura na Oceania


Desenvolvimento da Arquitetura na Oceania



Por: Ingrid Mayara Brandão Ribeiro



Diferentemente da Europa, a arquitetura na Oceania evoluiu de forma lenta. As primeiras aparições de moradias eram construídas com ramos, cal e placas de madeiras, que depois de um tempo foram substituídos por pedras e tijolos. O desenvolvimento da arquitetura se deu a partir do século XIX, mesclando a cultura inglesa, com costumes e construções simbolicamente europeias.
A arquitetura urbanística de estilo ousado e ultramoderno, e também de grande qualidade, é de impressionar a qualquer um, tanto pela modernidade quanto por seus detalhes. Atualmente, os arquitetos dão mais importância ao conforto, a diversidade e a prática sustentável.
A Austrália possui impressionantes construções. O Opera House, considerada a oitava maravilha do mundo pelos australianos, atrai multidões. O complexo de teatros, estúdios, auditórios e restaurantes, levou em média 14 anos para ser construído, sendo inaugurado no ano de 1973, pela Rainha Elizabeth II.

A primeira construção da Oceania a ser declarada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) no ano de 2004, foi o Edifício de Exposição Real. Atualmente é alugado para aplicação de provas.
Também na Austrália, está localizado o segundo maior prédio residencial do mundo. A Torre Eureka contém 91 pavimentos e 297m de aultura.

O longo processo de adaptação nos trouxe a atual realidade da arquitetura do continente oceânico. Representada de forma moderna e com caráter internacional, Mahina a nova criação dos neozelandenses, foi projetada com princípios sustentáveis, em forma de lua crescente, projeto que só foi concluido após três anos. Investidores de toda parte do mundo disputam a tão sonhada casa futurista de aproximadamente 827m².



Escultura na Oceania
Escultura no continente Oceânico 

A arte da Oceania é um conjunto diversificado de expressões. Fauvistas e expressionistas veem esse aglomerado como uma liberdade criativa artística, fato fundamental que acarretou em seu reconhecimento histórico. As principais etnias encontradas no continente são os australianos, os papuas, os melanésios e os polinésios, povos que desenvolveram suas técnicas de acordo com as condições oferecidas pelo local que habitavam. Por ser uma região de diferentes estilos artísticos, a escultura se distingue por sua forma, técnica e também pelos detalhes.

O totem era a representação mais comum do continente, ele é uma espécie de símbolo utilizado por um clã ou tribo, como forma de celebração de força espiritual e de energia positiva. A imagem combina feições de animais com aparência de gente ou vice-versa.
O escultor australiano, William Ricketts através de suas obras tentava transmitir a espiritualidade e o respeito pela natureza que os aborígenes possuíam. Em 1934, William criou um parque com noventa e duas esculturas. Por acreditar que tinha um compromisso com a humanidade, o escultor adicionou a cada uma delas uma descrição que explicava seu propósito e também a sua motivação.
Também presente no continente, os Maoris são considerados mestres da arte. Este povo desenvolveu sua escultura através dos séculos. Desenhos geométricos com significados espirituais são predominantes em sua arte. As esculturas eram feitas com ossos humanos e de animais, basalto e jade. O comprimento da cabeça e sua forma se unificam, mantendo viva a lembrança dos fatos ocorridos na época.
A escultura era utilizada pelos nativos como forma de respeito aos seus ancestrais e também como forma de descrever danças de guerra. As figuras que carregavam lanças e clavas traziam em sim expressões intimidadoras, maneira que encontraram para demonstrar que estavam desafiando os seus inimigos.








Bibliografia:
http://www.west1.com.br/bck/west/bck/pages.php?recid=84 acessado às 18h23min do dia 30/03/13
http://teturaarqui.wordpress.com/2010/06/24/sydney-opera-house-j%C3%B8rn-utzon/ acessado às 22h08min no dia 30/03/13
http://teturaarqui.wordpress.com/2010/06/24/sydney-opera-house-j%C3%B8rn-utzon/# acessado às 22h05min do dia 30/03/13
http://www.edukbr.com.br/artemanhas/arte_neozelandesa_escultura.asp acessado às 22h42min do dia 301/03/13
http://noholodeck.blogspot.com.br/2011/10/arquitetura-contemporanea-villa-mahina.html acessado às 23h17min do dia 30/03/13
http://estudandoarteecristianismo.blogspot.com.br/2011/06/arte-da-oceania-escultura.html acessado às 18h21min do dia 31/03/13
http://www.carlamaryoliveira.pro.br/arte-oceania.html acessado às 18h47min do dia 31/01/13
http://www.ceramicanorio.com/valeapenaconhecer/totensamericoazzevedo/totensamericoazzevedo.html acessado às 20h10min do dia 31/03/13
http://olharcurioso.com/edificio-da-exposicao-real/ acessado às 22h33min do dia 31/03/13



Categories: Share

1 comentários:

  1. Ingrid, sua pesquisa estaria perfeita, se não fossem alguns detalhes:
    1º. Retire os hieroglifos deixados no último parágrafo quando você copiou do site.
    2º. Observe a distância entre as linhas de seu texto, pois está desigual.
    3º. Reescreva: CONSIDERADA A OITAVA MARAVILHA DO MUNDO// COM PRINCÍPIOS SUSTENTÁVEIS.
    Beijinhos,
    Eliana.

    ResponderExcluir