Background

Arquitetura e Escultura da América

Por: Mateus Lopes do Nascimento


A arquitetura da América do século XX é um assunto muito complexo de se apresentar até porque faz 113 anos que a arquitetura moderna começou, apresentando suas características e mudanças no decorrer do tempo. Mostrando consigo seus principais artistas e arquitetos que colaboraram de um jeito ou de outro fazendo com que as pessoas se identifiquem com sua identidade e patrimônio histórico. Pode-se dizer que a arquitetura moderna começou no final do século XIX com as artes de Joseph Paxton (1801-1865) com o Edifício Crystal Palace exposta em Londres no ano de 1851 e Alexandre Gustave Eiffel (1832-1923) com a criação da Torre Eiffel em 1889.    


Torre Eiffel  

Edifício Crystal Palace


A arquitetura do século XX foi marcada pelo uso de materiais diferentes, tendo o ferro sua principal matéria prima. Coincidentemente, este material marcou também toda a arquitetura moderna que, repleta de construções altas, exigia o uso do ferro para a sustentação do teto.
As construções eram altas, e o motivo era o uso do ferro, com isso as paredes perderam a função de sustentar o teto.
Nos anos de 1929 e 1932 surge o arranha-céu que pode ser entendido como um edifício super alto, como exemplo tem-se a construção do PSF de 38 andares, projetado por William Les Caze e George Howe na Filadélfia.
Nos Estados Unidos Frank Lloyd Wright foi um dos mais importantes engenheiros no surgimento da Arquitetura moderna, ele tinha formulado novos princípios arquitetônicos que constituíram  uma moda chamada organicismo.
Nem todos os artistas, porém usavam os ferros em suas arquiteturas como Wright que utilizou a madeira e a pedra, pois para ele o edifício tinham de estar inserido ou com a cara da  natureza e ele relevava formas mais independentes de uma ordem geométrica. Por este motivo a obra mais famosa é a resistência de cada um, isto é, permitia ao arquiteto mais liberdade e confortabilidade na criação. E de Wright a obra mais famosa e que se baseia na natureza é a obra Falling Water (Casa da Cascata)(1936).

Falling Water


Surge então Le Corbusier (1887-1965) um dos mestres da arquitetura moderna em que o sistema de janelas é horizontal e tem uma grande altura, essas são as principais características mais marcantes da arquitetura dele.
Mas foi no ano de 1950 na Índia, onde Le Corbusier apresentou sua proposta para uma nova linguagem e interpretação arquitetônica. Para Le Corbusier a cidade moderna tinha que está separada entre os centros comerciais dos setores políticos e administrativos, pois a cidade tinha que integrar perfeitamente sua arquitetura e sua urbanização. Assim as metrópoles não apresentariam problemas com o crescimento desordenado.
E esse estilo de Le Corbusier exerceu uma grande influência na criação das obras de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.
O Prédio Martinelli, foi o primeiro Edifício que surgiu no Brasil com o estilo de Le Corbusier que foi construído em São Paulo entre 1922 e 1929. Que tinha 130 metros de altura e 30 andares                               

  Prédio Martinelli

Lucio Costa passou a ficar famoso, pois no ano de 1936, Le Corbusier e ele começou a ter contato e com isso Le Corbusier abriu a visão do arquiteto brasileiro e com o passar do tempo ele reformulou seus conceitos e passou a ser respeitado como mestre pelos arquitetos de seu tempo.
Daí em diante, mais ou menos na data de 1930 os arquitetos abandonaram os exageros decorativos dos edifícios dos primeiros anos do século XX.
Como exemplo pode-se citar o Edifício Esther no centro de São Paulo criado por Álvaro Vital e Adhemar Marinho de 1939, onde esse Edifício tinha uma garagem subterrânea que era uma inovação imensa para a época e que poderiam atender as exigências dos moradores ricos. Contudo pode-se dizer que os arquitetos começam a se preocupar com as questões sociais decorrentes da industrialização do país.

Edifício Esther

Agora com Oscar Niemeyer que foi um dos arquitetos brasileiros mais criativos e respeitados por todos e em todo o mundo. Ele contribuiu em 1940 o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, foi esse trabalho que na qual mostrou toda a sua capacidade criadora.
Tratando se de Religião, Oscar Niemeyer destaca-se a Igreja de São Francisco que foi uma ruptura com tudo que foi feito no passado da arquitetura religiosa.


Igreja São Francisco

Por exemplo, a Catedral de Brasília que surpreende as pessoas pela sua imaginação, isto é, a igreja é iluminada pela luz natural por ter uma cobertura feita com vidro. A catedral de Brasília rompe totalmente com as igrejas barrocas que tinham os seus tetos pintados e que sugeriam uma abertura para o céu e que se difere da Catedral pelo fato dela deixar o próprio céu a vista das pessoas que a visitam.
Além da Catedral de Brasília, Niemeyer projetou outras obras como  Palácio dos Arcos, o Teatro Nacional, o Palácio da Justiça e o Congresso Nacional.
De modo geral a arquitetura do século XX até os dias de hoje vem se desenvolvendo a cada tempo que se passa, mostrando sua evolução e do que os arquitetos se baseavam para a criação da mesma.


Escultura
A escultura e arquitetura andam quase juntas, pois se tratam de monumentos históricos.  Uma das principais características da escultura moderna foi a pesquisa de novos materiais, do espaço, da transparência, da abstração, do movimento, da luz e da cor.
A escultura apresentou algumas tendências que os escultores usavam que é o Construtivismo e o Abstracionismo.
O construtivismo era utilizado por escultores que se preocupavam em expressar através de suas artes, a mecanização da vida moderna, ou seja, buscavam mostrar a sensação de movimento.
Já o Abstracionismo os artistas criavam as suas esculturas de acordo com os dogmas da natureza.
Nesse período do século XX, o que marcou a escultura moderna foi dois escultores que são Constantin Brancusi (1876-1957) e Hans Arp (1886-1966).
Brancusi eliminou elementos particularizados e acessórios, toda a sua obra resulta de uma crença absoluta no valor expressivo das formais mais simples. A obra O Beijo mostra bem isso. E observando a imagem há um polimento que reflete os efeitos luminosos do local e termina dando aquela sensação no observador.
Hans Arp não trabalhava igual Brancusi, ele se preocupava com as formas, volumes e a superfície polida como Cyprian Sculture.
 
      O Beijo
Cyprian Sculture

Já na década de 1920 surge então Vítor Brecheret (1894-1955) que dá uma nova cara na escultura moderna, pois as obras ganhou expressão por meio de volumes geometrizados.
Ainda em 1920 apresenta a obra Monumentos às bandeiras que foi feita em granito e que se encontra no parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A escultura vem se evoluindo, em 1930 o escultor Bruno Giorge que criou no Rio de Janeiro a escultura Monumento à Juventude e em Brasília as esculturas Meteoro (1967) e Candangos em homenagem aos operários construtores de Brasília.
Então, isso foi um pouco da escultura moderna, que começou exatamente em meados do século XX e perdura até os dias de hoje.

Bibliografia: PROENÇA, Graça. História da Arte. Ed Ática


Categories: Share

1 comentários:

  1. Mateus, seu texto ficou bem informativo. Nota-se a pesquisa e sua despreocupação por não copiar, mas sim escrever aquilo que entendeu. O melhor seria:
    1º. Reescreva os 3º e 4º parágrafos assim: A ARQUITETURA DO SÉCULO XIX FOI MARCADA PELO USO DE MATERIAIS DIFERENTES, TENDO O FERRO SUA PRINCIPAL MATÉRIA PRIMA. cOINCIDENTEMENTE, ESTE MATERIAL MARCOU TAMBÉM TODA A ARQUITETURA MODERNA QUE, REPLETA DE CONSTRUÇÕES ALTAS, EXIGIA O USO DO FERRO PARA SUSTENTAÇÃO DO TETO.
    2º. NOS ANOS DE 1929 E 1932, SURGE O ARRANHA-CÉU...// NOS ESTADOS UNIDOS,// NEM TODOS OS ARTISTAS, PORÉM...// TINHA DE ESTAR INSERIDO...// TINHA DE ESTAR PREPARADA//POR ESTE MOTIVO,//É A RESISTENCIA DE CADA UM// EM QUE O SISTEMA DE JANELAS//PARA LE CORBUSIER,//LE CORBUSIER E ELE COMEÇARAM...//JÁ NA DÉCADA DE 20,//AINDA EM 1920,//NESSE PERÍODO DO SÉCULO XX, O QUE MARCOU...//
    3º.Use ONDE apenas como indicativo de lugar.

    ResponderExcluir