Background

Pintura na Europa durante o século XX

Por: Matheus Lisboa Cardoch Valdes


No século XIX o neoclassicismo, ou academicismo, é o principal movimento artístico na época, ela se caracteriza pelo resgate dos ideais da cultura grega e renascentista. Os pintores neoclássicos defendem a supremacia da técnica e o ensino da arte por meio de regras, e posteriormente surgem as academias de arte. As revoluções francesa e industrial e a mitologia grega são os principais temas abordados nas pinturas de academia. No final do século XIX surge um movimento artístico que se opõe as pinturas neoclássicas, o modernismo.  A arte moderna se desliga da realidade concreta e cria uma modalidade que rejeita as formas e ideias clássicas. O novo jeito de pintar se popularizou pela Europa e criou vários segmentos, as vanguardas europeias, que apresentam características muito particulares em cada uma delas. As vanguardas que se destacam são o fauvismo, expressionismo , cubismo, abstracionismo, futurismo, dadaísmo e o surrealismo.
O Fauvismo surge na França no início do século XX. Dois princípios  regem esse movimento: a simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras.           
As obras fauvistas não representam realisticamente as figuras nas obras , elas são apenas sugeridas pelo pintor, assim como as figuras as cores não são as da realidade. Matisse foi o principal expoente da arte fauvista, a total despreocupação com a retratação da realidade é a marca das pinturas de Matisse.

A dança, óleo sobre tela de Henri Matisse


O Expressionismo é um movimento artístico que, surge na Alemanha entre 1904 e 1905, e se opõe às ideias impressionistas que deixam de lado os sentimentos humanos. As pinturas expressionistas focam nas emoções humanas, principalmente em sentimentos como angústia e o desespero. Os pintores expressionistas, em geral, manifestam sua visão pessimista em relação ao mundo. Os pintores que mais se destacam Edvard Munch, George Rouault,Ernst Kirchner, Emil Nolde, Franz Marc,August Macke  e Paul Klee.
A angústia, quadro de Edvard Munch


O Cubismo teve como principal inspiração o pintor Cézanne, ele retratava as figuras da natureza com formas geométricas. Os cubistas  buscam representar os objetos com suas partes em um mesmo plano, apresentam todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador, abandonam totalmente a perspectiva e a busca pelas três dimensões , além do uso de poucas cores. Em algumas obras a fragmentação dos seres retratados é tão grande que torna impossível seu reconhecimento ou interpretação. Pablo Picasso é o mais conhecido entre os pintores cubistas mas outros também se destacam como Georges Braque e Fernand Léger.
Guernica (1937) de Pablo Picasso
Violino e cântaro (1910) de Georges Braque

A arte abstrata não aborda temas da realidade, é caracterizada pela ausência de relações entre as cores e formas de um ser, as pinturas abstratas retratam um estado de espírito. Duas vertentes do abstracionismo surgem o Abstracionismo Geométrico, desenvolvido por Piet Mondrian, se caracteriza pela organização das cores de forma que a composição final se apenas a expressão de uma concepção geométrica. A outra vertente é o Abstracionismo Informal  em que predominam as formas e cores criadas livremente sugerindo associações com elementos da natureza. Kandinsky, Paul Klee e Piet Mondrian são os principais pintores abstracionistas.
 

Batalha (Cossacos) óleo sobre tela de Kandinsky.
Composição, obra de Piet Mondrian


O Futurismo é influenciado pelo Manifesto Futurista de Marinetti. Exaltava, como o nome sugere, o futuro, a sua velocidade e negava totalmente o passado. A mecanização nas indústrias fazia com que o movimento natural perdesse espaço para o movimento veloz das máquinas. Os artistas pretendiam evitar qualquer ideia de imobilidade, o uso de linhas retas e curvas sugerem a velocidade tão admirada pelos futuristas. Destacam-se os seguintes pintores futuristas: Giacomo Balla, Umberto Boccioni,Gino Severini, Carlo Carrà, Marcel Duchamp eRobert Delaunay.

O carro que passou , de Giacomo Balla

O cenário de uma guerra mundial é o que cerca o início do Dadaísmo . O movimento é criado por artistas e intelectuais que buscavam expressar  suas decepções com o fracasso das ciências , artes , filosofia e religião existentes até então, pois esses conhecimentos não eram capazes de evitar uma grande destruição na Europa. As características mais evidentes do dadaísmo eram o uso do irracional e da combinação de elementos ao acaso, a colagem também foi usada nas pinturas desse movimento.
Nu descendo a escada, pintura de Marcel Duchamp

Logo após o Dadaísmo  surge o Surrealismo, esse movimento representa alguns aspectos da realidade com excesso de realismo, porém, estes aparecem em geral associados a elementos que na realidade são dissociados , como se representasse imagens vistas em sonhos, formando conjuntos irreais. Salvador Dali é o principal pintor no surrealismo.
Natureza-morta animada, de Salvador Dali.


Bibliografia:

Sites: http://pt.scribd.com/doc/16963337/Modernismo-Europeu
http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vanguardas-europeias-resumo-dicas-questao-comentada-598933.shtml
http://historia-da-arte.info/mos/view/Arte_do_S%C3%A9culo_XX/
Livro : história da arte, escrito por Maria das Graças Vieira Proença dos Santos, Editora ática

Categories: Share

1 comentários:

  1. Matheus, seu texto está claro, objetivo e possui poucos desvios. Sugiro:
    1º. Reveja a grafia de: INÍCIO;
    2º. Reescreva: E SE OPÕE ÀS IDEIAS...
    3º. Dá para diminuir as imagens para que o arquivo fique menor?
    Beijinhos e Parabéns!
    Eliana.

    ResponderExcluir