Background

Pintura do Continente Americano


Por: Alice Vieira da Silva

O século XX começa com a ampliação das técnicas criadas no século anterior. A sociedade encontrava-se dividida entre a burguesia e os proletariados. O capitalismo começa á destacar-se, com isso ,surge os movimentos sindicais que interferem na sociedade industrializada
É nessa fase complicada,rica em contradições e muitas vezes angustiante que se desenvolve a arte do nosso tempo. Assim ,os movimentos artísticos ,tais como ,o Expressionismo,o Fauvismo ,o Cubismo, o Futurismo,o Abstratismo,o Dadaírmo,o Surrealismo, a Pintura metafísica, expressam, de um jeito ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo.
O expressionismo tem origem na Alemanha, entre 1904 e 1905, tem como principal característica expressar as emoções humanas e interpretar as angustia.Os artistas expressionistas procurava, através da cor e da deformação proposital da realidade, fazer com que os seres reais nos revelassem o seu mundo interior.Esse movimento veio para a América, especificamente no Brasil, em 1913 através do artista Lasar Segall, onde realizou uma exposição de sua pintura. Mas foi Anita Malfatti que teve grande importância no cenário histórico artístico brasileiro, pois,na medida em que foi criticada, chamou a atenção dos artistas inovadores e revelou que sua arte apontava para novos caminhos.
Depois das exposições de Lasar Segall e Anita Malfatti, percussores da arte moderna no Brasil, os artistas mais inovadores começaram a se reunir em torno da idéia da realização de uma nova amostra coletiva que apresentasse ao público o que se fazia de mais atualizado no país. Entre esses artistas estava Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque Melo , conhecido como Di Cavalcanti.’
O expressionistas são deformadores sistemáticos da realidade,pois desejam expressar com maior facilidade possível seu pessimismo em relação ao mundo.Com esse pessimismo todo,o expressionismo históricamente o primeiro grande movimento da pintura moderna será muitas vezes abondonado e outras tendências surgiram ao longo deste agitado século.
O Fauismo foi criado em 1905 em Paris, durante a realização do Salão de Outono,alguns jovens pintores foram chamados pelo crítico Louis Vauxcelles de Fauves,que em português significa feras por causa da intensidade que usavam as cores puras e devido a simplificação da formas das figuras.As figuras Fauvistas são apenas sugeridas e não representadas realmente pelo pintor.Da mesma forma as cores não são as da realidade, elas resultam de uma escolha arbitrária do artista e são usadas puras.No continente Americano o Fauvismo não tem de forma registrada pintores desse movimento.
O cubismo originou-se na obra de Cézanne, para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fosse cones ,esferas e cilindros.entretanto os cubistas foram mais longe passaram a representar os objetos com todas as suas partes no mesmo plano,significava e como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao observador. Na verdade,essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de felicidade com a aparência real das coisas.Significava,em suma,o abandono da busca da ilusão da perspectiva ou das três dimensões dos seres.Este movimento tem duas fases:Cubismo Analítico e Cubismo Sintético.
No continente Americano o cubismo teve dominância no Brasil com Vicente de Rego Monteiro que demonstrou em suas obras is mitos indígenas e temas religiosos.Outra grande artista que transformou a estética Européia uma arte brasileira foi Tarsila do Amaral que procurou uma expressão moderna, porém mais ligadas as nossas raízes culturais.
O abstratismo foi um movimento que desenvolveu a pintura abstrata e ausência de relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser.Por isso uma obra abstrata não representa nada da realidade que nos cerca.Os principais estudiosos foram:Wassily Kandinsky e Natália Gontcharova.
Além das grandes linhas da pintura do inicio do século XX ,outras idéias motivaram os artistas das primeiras décadas do nosso século a experimentar novos caminhos para suas criações.Assim,a valorização da velocidade produzida pela mecanização do mundo contemporâneo levou a criação do movimento que ficou conhecido como Futurismo,os seus pintores tinham uma visão estática da realidade.Principal artista a demonstrar isso foi Giacomo Balla.No continente Americano não há registro desta pintura.
O dadaísmo foi o movimento mais radical de todos os movimentos da vanguarda pois negava toda a arte do passado inclusive a moderna e nada propõe. Ou melhor , propõe a morte da arte. Chegou no continente Americano em 1915 por Marcel Duchamp,quando chegou em Nova York provocou um escândalo devido a obra nu descendo uma escada.
A pintura metafísica desenvolvida pelo artista Giorgio de Chirico,temas das suas obras são as paisagens urbanas não há nenhum registro desta obra no continente Americano.
A pintura surrealista desenvolveu duas tendências:a figurativa e a abstrata.Entre os pintores surrealistas de tendência figurativa estão:Salvador Dali e Marc Chagall.Já entre os surrealistas de tendência abstrata são:Joan Miró e Max Ernst.


Fontes:
Livro: HISTORIA DA PINTURA
Autor: BECKETT, WENDY 
Idioma: PORTUGUES 
Editora: ATICA 
Assunto: ARTES - TEORIA E HISTÓRIA

Categories: Share

1 comentários:

  1. Alice, seu texto ficou bom. Sugiro:
    Reveja o espaçamento dos dois últimos parágrafos.
    Reveja a grafia de: IDEIA//HISTORICAMENTE//INÍCIO.
    O mewlhor seria escrever: SURGEM OS MOVIMENTOS...//OS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS TAIS COMO:...// AS ANGÚSTIAS// OS ARTISTAS EXPRESSIONISTAS PROCURAVAM// QUE EXPÔS SUA PINTURA EXPRESSIONISTA// PRECURSORES DA ARTE MODERNA// COMO SE FOSSEM CONES.
    Retire: ASSIM// ONDE REALIZOU UMA EXPOSIÇÃO.
    Beijinhos e Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir